Beleza Extraordinária

Saiba como cuidar dos cabelos antes, durante e depois de exercícios físicos

  • Os fios precisam de atenção durante a atividade física
Tela cheia
Previous Next
Os fios precisam de atenção durante a atividade física

A atividade física tem muitos benefícios, mas também pode ser um tormento para seu cabelo. O uso de elásticos e prendedores, suor e cloro podem prejudicar a saúde dos fios, assim como a falta de tratamento pós-exercício.

Prenda os cabelos

Cabelos soltos não combinam com a academia, porque podem atrapalhar o exercício e até prender em algum aparelho. Prenda os fios em coques, tranças ou rabo de cavalos folgados, porque a pressão pode causar queda e até alopécia : "Prender o cabelo com elásticos e tiaras leva a um processo muitas vezes irreversível de queda, chamado de alopécia, que é a cosmética de tração, pois provoca o arrancamento dos fios", explicou o Médico e tricologista Luciano Barsanti, autor do livro "Dr. Cabelo" em entrevista ao Jornal "Folha de São Paulo".

Não prenda o cabelo molhado, porque assim como é prejudicial pentear os cabelos no banho, os fios estão mais frágeis e fáceis de quebrar. Quem tem extensões no cabelo precisa ter alguns cuidados a mais e evitar que o suor entre em contato com as mechas e mantê-las o mais secas possíveis.

O suor pode ser outro grande vilão porque o sal produzido, associado à oleosidade natural do couro cabeludo prejudica o aspecto sedoso e brilhante dos cabelos e deixa os fios opacos, sem brilho e quebradiços.

Além da academia

Para quem pratica esporte ao ar livre, o ideal é usar bonés ou chapéus para proteger os fios dos raios solares . Os acessórios precisam ser feitos de material leve porque o excesso de suor, estimulado pelo abafamento da região, pode causar dermatite seborreica, que gera coceira e descamação do couro cabeludo. Para previnir, use shampoo anticaspa duas vezes por semana, que potencializa a limpeza da área.

Nas piscinas, o problema maior é o cloro que, assim como o suor, além de ressecar, desbota os fios. Antes da atividade física, aplique silicone que forma uma película protetora diminuindo a ação da substância e umedeça os cabelos com água doce antes e depois de nadar para diminuir efeitos posteriores.

Cuidado pós-atividade física

É importante cuidar dos cabelos depois de qualquer exercício porque o suor e o cloro são absorvidos pela fibra capilar. Lave o cabelo depois de qualquer atividade e hidrate com frequência para repor os nutrientes perdidos pelo suor e o cloro.

Laila Sena faz musculação e natação e conta que o que para aliar as duas atividades precisou investir em hidratação: "Todo dia passo shampoo, condicionador e máscara de hidratação profunda e uma vez ao mês faço um tratamento mais poderoso. Apesar de suar horrores, me incomodo mais com o cloro porque deixa o cabelo parecendo papel celofane", disse.

Temas relacionados
Cachos definidos

Saiba como ter um day after impecável