Beleza Extraordinária

Saiba como conseguir o efeito bronde em casa

  • Confira as dicas da cabeleireira Viviane Siqueita para conseguir a coloração bronde em casa
Tela cheia
Previous Next
Confira as dicas da cabeleireira Viviane Siqueita para conseguir a coloração bronde em casa

Quando a ideia é renovar o visual iluminando dos cabelos, a coloração "bronde", que garante reflexos mais claros nos fios castanhos, está entre as opções favoritas - principalmente das morenas que querem apostar em mechas loiras sem abandonar de vez o tom escuro. Para quem gosta do efeito nas madeixas, aderir à transformação ficou ainda mais fácil: com uma coloração que combina pigmentos acinzentados e chocolate, é possível conseguir o look em casa seguindo 4 passos essenciais. Confira!

Passo 1: faça o teste da mecha

 

Segundo a colorista Viviane Siqueira, para começar o processo é importante fazer um teste de toque para evitar possíveis alergias: "para fazer o teste, é só aplicar uma pequena quantidade de produto na parte de trás da orelha e deixar agir por 30 minutos para ver se haverá alguma reação", explica. Para quem faz químicas de alisamento ou relaxamento, também é importante fazer um teste de mecha para verificar se não há incompatibilidade entre os dois produtos. Nesse caso, é necessário aplicar a coloração em uma mecha próxima à nuca, deixar agindo pelo tempo indicado na caixinha e, depois da retirada, observar se o cabelo continua com a mesma textura e aparência. 

Passo 2: entenda como a coloração pode agir em cada cor de cabelo

O revelador presente na fórmula é o grande responsável por mudar o tom das madeixas. Por aparecer em valor mais alto em colorações permanentes, ele consegue clarear sem danificar o folículo capilar, mas é preciso ter em mente que o resultado final dependerá da cor natural do cabelo: "para clarear fios escuros, pode-se usar uma coloração ou partir logo para uma descoloração, tudo dependerá do tom que se deseja atingir. Mas existem, hoje, produtos que permitem um maior clareamento sem descolorir, como é o caso dessas que possuem propriedades clareadoras", esclarece a especialista. Segundo ela, os possíveis resultados para cada tom de cabelo são os seguintes: 

Cabelos loiros - Para as loiras, que já possuem as mechas mais claras do que as desejadas, o efeito será um castanho bem claro. 

Cabelos castanhos - Nos mais claros, o bronde abrirá um marrom claro dourado, enquanto, nos escuros, o tom revelado será um marrom na altura do castanho claro. "O castanho escuro terá um fundo de clareamento acobreado vermelho, daí a necessidade do pigmento acinzentado para neutralizá-lo e revelar um marrom mais natural", afirma Viviane. 

Cabelos ruivos - Nos fios ruivos, a cor pode abrir puxada para o laranja ou amarelo, mas os pigmentos acinzentados permitem que se chegue a um loiro claro dourado: "o reflexo acinzentado neutraliza esses tons porque são pigmentos opostos. Quando os dois se fundem, um neutraliza o outro", explica. 

Cabelos pretos - Quem tem cabelos pretos precisa considerar que o clareamento sem descoloração é bem mais sutil. Com o bronde, é possível chegar a um tom de marrom escuro.

Cabelos coloridos - Quem já passou por outros processos de coloração precisa descolorir os fios para conseguir um bom resultado: "coloração não clareia coloração. Se o cabelo já tiver passado por ela, é necessário descolorir para limpar o pigmento antes de colocar outro", adverte Viviane. 

Passo 3: aplique a coloração

Na hora da aplicação em si - que pode ser feita tanto com pincel quanto com aplicador, com as madeixas bem divididas em seções - , ela dá recomendações diferentes de acordo com o tom natural dos cabelos: "nos escuros, já que a coloração terá função clareadora, o processo deve começar da nuca para a frente; já nos loiros, que ficarão mais escuros com o bronde, o correto é começar do topo e, depois, partir para o comprimento e pontas", explica. Também vale lembrar que, nos dois casos, é muito importante respeitar o tempo de pausa indicado pela coloração

Passo 4: intensifique a rotina de hidratação

Toda vez que o cabelo é submetido a um processo de coloração é necessário investir em alguns cuidados extras. Além de priorizar colorações que já contenham componentes para tratar e proteger os fios durante a transformação, é importante apostar em um cronograma capilar - rotina de tratamento que combina hidratação, nutrição e reconstrução - e em alguns produtos diários específicos para proteger a nova cor. "O ideal é usar produtos para cabelos coloridos, de preferência com filtro solar, e aplicar sérum de proteção diariamente", recomenda Viviane Siqueira

vídeos Recomendados
Veja como colorir os cabelos da maneira correta em casa
  1. Como ficar loira: aprenda o passo a passo para fazer a transição do cabelo escuro para o claro
    Como ficar loira: aprenda o passo a passo para...
  2. Como pintar o cabelo de preto: 6 coisas que você precisa saber antes de investir na cor!
    Como pintar o cabelo de preto: 6 coisas que...
    Como pintar o cabelo de preto: 6 coisas que você precisa saber antes de investir na cor!

    Pintar o cabelo de preto é, com certeza, uma...

    Leia mais
  3. As cores de cabelo de cada signo: veja qual coloração é a mais indicada para você de acordo com o horóscopo!
    As cores de cabelo de cada signo: veja qual...
  4. Cabelo branco platinado: 15 fotos da coloração que é tendência no inverno 2017
    Cabelo branco platinado: 15 fotos da coloração...
    Cabelo branco platinado: 15 fotos da coloração que é tendência no inverno 2017

    O cabelo branco platinado está em alta! Depois...

    Leia mais
  5. Pintar o cabelo sujo ou limpo? Descubra a melhor forma de aplicar a coloração permanente ou o tonalizante nos fios!
    Pintar o cabelo sujo ou limpo? Descubra a...
  6. 6 tendências de cor de cabelo para antecipar a primavera: do loiro nude ao castanho iluminado, veja os tons que já estão bombando!
    6 tendências de cor de cabelo para antecipar a...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais