Raiz oleosa e pontas secas: aprenda a cuidar dos cabelos mistos

Quem tem os cabelos mistos sabe o dilema que é conseguir manter a raiz do cabelo sempre livre de oleosidade na mesma proporção que as pontas do cabelo sem ressecamento. O cabelo misto atinge uma grande parcela da população brasileira, ainda mais porque vivemos em um clima tropical, onde os cabelos tem uma variedade de comportamento devido a fatores climáticos.

Outros comportamentos favorecem para que a oleosidade da raiz do cabelo seja excessiva, como uso de fontes de calor, exposição solar e uso de produtos químicos. O blog de Beleza Extraordinária separou algumas dicas de cuidados com cabelos mistos para que você os mantenha sempre belos, hidratados e livres de oleosidade.

O que deixa a raiz do cabelo oleosa?

A raiz do cabelo fica oleosa devido ao excesso de sebo que as glândulas sebáceas produzem. Esse sebo é responsável pela lubrificação da pele, para evitar que percamos água ou que haja ressecamento da pele e dos fios.

Acontece, que em algumas pessoas essa produção ocorre em excesso, deixando assim a raiz do cabelo oleosa em um curto período, necessitando estar sempre higienizando o couro cabeludo para retirar o excesso dessa oleosidade. A causa do excesso de oleosidade na raiz do cabelo, pode estar ligado a fatores genéticos ou hormonais.

O que deixa as pontas do cabelo ressecadas?

Que o cabelo é um tecido morto, não é novidade para ninguém. Por esse motivo, o comprimento do cabelo tem dificuldades de absorver a oleosidade da raiz do cabelo, levando ao ressecamento do fio. Em cabelos de curvatura, o óleo natural é ainda mais difícil de percorrer pelo fio, deixando-os com o aspecto seco. Outros fatores como uso excessivo de fontes de calor e a falta de tratamento adequado, podem deixar as pontas ressecadas.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/raiz-oleosa-e-pontas-secas" }
Cuidados com cabelos mistos

Como cuidar do cabelo misto?

Para evitar o cabelo oleoso na raiz e as pontas ressecadas, o ideal é tomar alguns cuidados diários para manter os seus fios sempre deslumbrantes e protegidos. Ao cuidar do cabelo misto, é importante ter uma rotina que contenha hidratação e nutrição do fio, além de fatores como alimentação e ingestão de água para conter a oleosidade excessiva e desnutrição dos fios.

1 - Cuidado ao usar fontes de calor

O ideal é ficar longe das fontes de calor para não causar danos, mas sabemos que na correria do dia a dia, não sobra tempo para o cabelo secar naturalmente ou abrir mão da finalização dos fios. Minimizar os danos nessa hora ajudará a evitar que o seu cabelo fique ressecado nas pontas e a raiz do cabelo com excesso de oleosidade. Quando for usar secador, chapinha ou babyliss sempre opte por usar proteção térmica para evitar a deposição de água nos fios.

2 - Evite lavar o cabelo com água quente

Como bem sabemos, a oleosidade da raiz do cabelo ocorre por conta do excesso de sebo liberado pelas glândulas sebáceas. A água quente retira toda a oleosidade natural do cabelo, deixando as pontas com aspecto ressecado. No couro cabeludo, as glândulas sebáceas entenderão que falta lubrificação e acaba liberando mais oleosidade, dessa forma o banho quente estimula a oleosidade na raiz do cabelo. Procure lavar os fios com água morna ou gelada, evitando danos no seu cabelo.

3 - Aposte nos tratamentos de nutrição e hidratação

Fios ressecados precisam ficar bem nutridos e hidratados, por isso aposte no cronograma capilar para manter o equilíbrio de nutrientes no seu cabelo e evitar o ressecamento das pontas. Produtos que contém ácido hialurônico, queratina e óleo de rícino são mais do que bem-vindos na sua rotina de cuidados capilar, ajudando a ficar mais nutridos, graças aos aminoácidos e vitaminas presentes nesses componentes, permitindo também que o fio retenha água, evitando a desidratação. Para os cabelos oleosos, produtos com ácido salicílico são boas opções para controlar o excesso de oleosidade dos fios.

4 - Escolha produtos que sejam indicados para seu cabelo

Ao escolher o shampoo e condicionador para usar diariamente, opte por aquele que seja indicado para o seu tipo de cabelo. O shampoo deve ser transparente, pois esse tipo de textura limpa o couro cabeludo de forma mais profunda, removendo toda sujidade acumulada raiz do cabelo. Lembrando que o shampoo transparente não deve ser anti resíduos, pois o esse segundo tem uma funcionalidade diferente do shampoo de uso diário.

O condicionador ideal para cabelo misto tem que conter fórmula hidratante, para poder reparar o fio e evitar a deposição de água no comprimento do cabelo. O óleo nutritivo para cabelo também é um aliado para quem tem cabelos mistos, ajudando a nutrir o cabelo e promover brilho no comprimento do fio, evitando o ressecamento. Porém, é importante não aplicar o óleo nutritivo na raiz dos fios para evitar o entupir os folículos capilares e aumentar a oleosidade da região.

5 - Fique de olho na alimentação e ingestão de água

A alimentação também é um dos fatores que podem acabar estimulando a produção de oleosidade excessiva. Aposte em uma alimentação rica em nutrientes, como ferro, zinco, ômega 3 e vitaminas, para que seus cabelos possam ficar fortes e resistentes. Além disso, a ingestão de água também ajuda na hidratação dos fios e absorção de vitaminas e minerais, sendo o 1,5 o mínimo recomendado para ingestão diária.

6- Mantenha uma rotina de skincare

Cuidar da pele também é essencial para evitar a oleosidade excessiva da raiz do cabelo. Isso porque um rosto com oleosidade excessiva pode refletir no aumento da oleosidade da raiz do cabelo. Por isso, manter uma rotina de skincare com limpeza facial, hidratação e proteção solar com produtos próprios para pele oleosa também evita o aumento da oleosidade da raiz do cabelo.

Conheça a linha Elseve Pure Hialurônico

Pensando na necessidade de quem sofre com a raiz do cabelo oleosa e as pontas ressecadas, a L’Oréal Paris desenvolveu uma linha de cuidados capilares especial para quem tem cabelo misto. A linha de Elseve Pure Hialurônico contém importantes ativos em sua fórmula, que ajudam a manter a raiz limpinha e os fios bem hidratados.

O ativo de Ácido Salicílico ajuda no controle da oleosidade, limpando o couro cabeludo e garantindo a raiz do cabelo purificada. Já o Ácido Hialurônico é responsável por garantir a hidratação dos fios por até 72H, ajudando na formação de uma película protetora ao redor da fibra capilar. A linha de Pure Hialurônico é completa e possui shampoo, shampoo micelar, condicionador e máscara de tratamento.

Zero oleosidade na raiz do cabelo

O Shampoo Hidra Purificante contém textura transparente e dupla ação de ativos, ideal para limpar os couro cabeludo com maior eficiência, purificando a raiz do cabelo, sem estimular a oleosidade. O Shampoo Micelar Antioleosidade foi desenvolvido para garantir 2X mais limpeza, substituindo o shampoo tradicional 2X por semana.

Por conter a fórmula líquida, ele possui um aplicador que permite ser aplicado diretamente na raiz do cabelo. Para o tratamento completo, sempre combine o Shampoo Micelar com a Máscara de Tratamento Reequilibrante, que hidrata os fios por até 72 horas!

Hidratação do comprimento às pontas

Para garantir que o comprimento do cabelo não sofra com ressecamento, o Condicionador Reidratante atua na selagem dos fios, devolvendo a hidratação necessária para o cabelo, mantendo-os leves, soltos e purificados. Para turbinar a hidratação dos fios, a Máscara de Tratamento Reequilibrante hidrata os fios por até 72 horas, sem deixá-los com aspecto pesado, promovendo cabelos saudáveis e com movimento.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/raiz-oleosa-e-pontas-secas" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/como-tirar-oleosidade-do-cabelo", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"como tirar oleosidade do cabelo", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/valesca/morena-hidratanto-cabelos.jpg?rev=882d70e1caf647968106954ea8373f45", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-01-15T19:00:10+00:00", "dateModified": "2024-01-15T19:00:36+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/acido-salicilico-para-cabelo", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"acido-salicilico-para-cabelo", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/cabelos-2022/acido-salicilico-para-cabelo.jpg?rev=5c021b5a23c84a2b81fb4dc711634822", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-12-15T19:09:13+00:00", "dateModified": "2023-12-15T19:09:30+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 3, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/entenda-os-beneficios-do-acido-hialuronico-no-cabelo", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"entenda-os-beneficios-do-acido-hialuronico-no-cabelo", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/keila/entenda-os-beneficios-do-acido-hialuronico-no-cabelo/cobrir-cabelo-branco.jpg?rev=cca6394ade1d47e2b6fa31611cb93a9a", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-05-05T18:37:41+00:00", "dateModified": "2023-05-05T18:45:31+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 4, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-oleoso-entenda-as-causas-e-como-tirar-oleosidade-dos-fios", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-oleoso-entenda-as-causas-e-como-tirar-oleosidade-dos-fios", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/keila/cabelo-oleoso-entenda-as-causas-e-como-tirar-oleosidade-dos-fios/cabelo-oleoso.jpg?rev=aff5c99481bb4df7a4ffe5ccf37db0f1", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-01-09T17:51:32+00:00", "dateModified": "2024-01-09T17:52:03+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 5, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cronograma-capilar-o-que-e-para-que-serve-e-como-montar-o-seu", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cronograma-capilar-o-que-e-para-que-serve-e-como-montar-o-seu", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/keila/cronograma-capilar-o-que-e-para-que-serve-e-como-montar-o-seu/cronograma-capilar-o-que-e.jpg?rev=b0517be32d594de983929964f2a9bb5a", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-04-25T21:15:33+00:00", "dateModified": "2023-04-25T22:02:01+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/raiz-oleosa-e-pontas-secas", "name": "raiz-oleosa-e-pontas-secas" } } ] }