Quem está amamentando pode pintar o cabelo? Descubra como colorir os fios no período!

Durante o período de gravidez e logo após o nascimento do bebê, toda mulher precisa tomar cuidados específicos para preservar sua saúde e a da criança - e, dentre eles, também está o de evitar o uso de químicas no cabelo. Para aquelas que recorrem à colorações, seja para transformar o visual ou esconder o branco, uma dúvida muito comum é sobre a aplicação de tintas durante a amamentação, já que certas substâncias pesadas também podem ser prejudiciais durante essa primeira fase. Será que tem problema apostar nas versões permanentes para manter o look em dia ou é preciso usar uma coloração menos agressiva - como as semipermanentes e os sprays temporários - para que o recém-nascido não seja prejudicado? Confira!

Colorações com chumbo e amônia na fórmula devem ser evitadas durante a amamentação

Não é novidade para ninguém a informação de que, durante a gravidez, o ideal é ficar longe de procedimentos químicos para não prejudicar o bebê. No entanto, evitar colorações por muito tempo nem sempre é uma tarefa fácil - já que, por mais que existam cortes e penteados que ajudem a disfarçar o look, a raiz crescida logo denuncia o grisalho ou a coloração antiga. Por isso, por mais que exista a recomendação de não pintar os fios até passar o período de amamentação, fica a dúvida: é realmente necessário passar mais esse tempo sem a coloração ou já está liberado renovar o look depois do nascimento do bebê?

De acordo com o tricologista Valcinir Bedin, o ideal é evitar os produtos que contam com chumbo em sua fórmula. A amônia, por sua vez, presente na maioria das colorações permanentes, também deve ser evitada porque pode trazer efeitos colaterais para o bebê. Para alguns, o uso do produto não oferece riscos se ele não for aplicado na raiz; mas, para o tricologista, é preciso ter cautela: "não dá para ter certeza que o produto não vai chegar na raiz, pois a cada lavada isso pode ocorrer", esclarece. 

Tintas semipermanentes podem ser a solução para o período de amamentação 

Como o chumbo e a amônia apresentam mais riscos, uma boa solução durante o período de amamentação é apostar em colorações semipermanentes que sejam livres desses componentes agressivos.

Por atuar apenas entre as escamas da fibra capilar em vez de abrir as cutículas, esse tipo de produto tem uma ação mais suave na cor e desbota mais rápido ao longo das lavagens. Mas, como o objetivo principal é não oferecer nenhum risco para o bebê, é só tomar o cuidado de seguir a frequência correta de retoques para manter o look em dia. 

Spray temporário também esconde as raízes brancas do cabelo sem oferecer riscos 

Além das tinturas semipermanentes, outra opção para disfarçar a raiz aparente sem prejudicar o bebê é investir em sprays temporários. Com aplicação rápida e fórmula livre de químicas, ele funciona como uma maquiagem para cabelo - já que sai instantaneamente com água e shampoo - e pode ser usado todos os dias! Quer entender melhor sobre como usar o produto? É só conferir essa matéria aqui!

 

Matéria publicada em 10 de Março 2021, por Webedia.
{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/quem-esta-amamentando-pode-pintar-o-cabelo-descubra-como-colorir-os-fios-no-periodo" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/quem-esta-amamentando-pode-pintar-o-cabelo-descubra-como-colorir-os-fios-no-periodo", "name": "quem-esta-amamentando-pode-pintar-o-cabelo-descubra-como-colorir-os-fios-no-periodo" } } ] }