Qual é o seu fototipo? Entenda o conceito que define a forma como cada pele reage ao sol

Você sabia que além dos tons de pele claro, moreno e negro, cada um deles tem um fototipo diferente? Isso quer dizer que cada cor de pele reage ao sol de uma forma diferente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologista, existe uma escala - criada pelo médico norte-americano Thomas B. Fitzpatrick - onde são classificados 6 fototipos de pele: essa escala mostra o nível de sensibilidade e bronzeamento da pele após tomar sol. Na prática, descobrir qual é o seu fototipo é importante para saber a maneira certa de proteger-se do sol e, consequentemente, do câncer de pele, queimaduras e manchas solares. Confira! 

Fototipos são classificados pela quantidade de melanina no organismo

Os 6 fototipos de pele foram medidos de acordo com a quantidade de melanina no organismo, já que é essa proteína que dá a pigmentação da pele. Confira a tabela: 

Fototipo 1. Pele branca: sempre queima, nunca bronzeia e é muito sensível ao sol;

Fototipo 2. Pele branca: sempre queima, bronzeia muito pouco e é sensível ao sol;

Fototipo 3. Pele morena clara: queima moderadamente, bronzeia moderadamente e tem sensibilidade normal ao sol;

Fototipo 4. Pele morena moderada: queima pouco, sempre bronzeia e tem sensibilidade normal ao sol;

Fototipo 5. Pele morena escura: queima raramente, sempre bronzeia e é pouco sensível ao sol;

Fototipo 6. Pele negra: nunca queima, é totalmente pigmentada e é insensível ao sol.

Dessa forma, quem tem a pele clara tem menos melanina no organismo e, consequentemente, é mais sensível ao sol e as queimaduras. Já quem tem a pele negra tem bastante melanina e quase não é sensível ao sol. 

Saiba como se proteger do sol de acordo com o seu fototipo

Depois de observar a tabela, é fácil perceber que quanto menor o fototipo, maiores devem ser os cuidados com o sol. É que a radiação ultra-violeta pode causar câncer de pele a longo prazo e, a curto prazo, pode causar queimaduras e vermelhidão - sem contar com as chances de flacidez e rugas por causa da quebra das fibras de colágeno. Para cada fototipo de pele, há uma proteção indicada:

Pele branca: pessoas com este fototipo têm sensibilidade ao sol e por isso devem usar filtro solar com FPS alto. Os dermatologistas indicam, no mínimo, produtos com FPS 30 ou 50, além de proteger-se com chapéu, óculos de sol e barracas.

Pele morena clara e moderada: esse tipo tem sensibilidade normal ao sol e o protetor solar não deve ser deixado de lado. A pele é um pouco mais resistente à exposição, mas o indicado ainda é o FPS com fator 30. 

Pele morena escura e negra: são as peles mais resistentes ao sol, mas nem por isso devem deixar o protetor solar de lado, mas está liberado apostar no FPS 15.

 

Matéria publicada em 08 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/qual-e-o-seu-fototipo-entenda-o-conceito-que-define-a-forma-como-cada-pele-reage-ao-sol" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/qual-e-o-seu-fototipo-entenda-o-conceito-que-define-a-forma-como-cada-pele-reage-ao-sol", "name": "qual-e-o-seu-fototipo-entenda-o-conceito-que-define-a-forma-como-cada-pele-reage-ao-sol" } } ] }