Cabelo poroso: como criar um cronograma capilar para esse fio?

 

Quando o cabelo é submetido a muitos procedimentos químicos e alta exposição a fontes de calor, eles podem apresentar aspectos de ressecamento, fios quebradiços e aspecto áspero. Esse é um dos sinais de que o seu cabelo está poroso, além de não conseguir absorver nenhum nutriente que os tratamentos capilares proporcionam.

Para saber como tratar o cabelo poroso, o blog de Beleza Extraordinária separou algumas dicas que irão te ajudar na recuperação dos fios e voltar a ter cabelos lindos e saudáveis.

O que é cabelo poroso?

O cabelo poroso é um tipo de cabelo com cutículas abertas. Essa situação ocorre por conta das agressões em que o fio é colocado, como os alisamentos, descoloração, coloração dos fios e exposição solar excessiva. O cabelo poroso tem uma textura mais áspera, sem elasticidade, sem brilho e com alta tendência de formação de frizz.

Ele é divido em três graus de porosidade, que variam entre as escalas baixa, média e alta:

● Cabelo com porosidade baixa: possui as cutículas mais fechadas, dificultando que água seja absorvida pelo fio ou que absorva outros tratamentos.

● Cabelo com porosidade média: possui fios com a cutícula entreaberta, ou seja, consegue absorver mas não o suficiente para manter os fios saudáveis.

● Cabelo com porosidade alta: possui cutículas abertas, porém os fios são mais fragilizados e ressecados, possibilitando que absorva os nutrientes, mas sem rete-los por muito tempo, perdendo-os com rapidez.

O que causa a porosidade?

Para que o cabelo chegue a esse estado, ele é condicionado a agressões químicas e a falta de cuidados para manter os fios saudáveis. O cabelo poroso é resultado dos procedimentos químicos feitos em excesso, da descoloração dos fios e também do excesso de coloração nos fios. Esses procedimentos podem ser feitos e ainda sim manter os fios mais saudáveis, porém tudo em excesso causa problemas e no caso do cabelo poroso, ele fica sobrecarregado e não consegue se manter saudável.

Como saber se o meu cabelo é poroso?

Os cabelos porosos vão além do ressecado. Os fios sofrem com o estado áspero e ressecado, ficando quebradiços e sem elasticidade. Isso acontece porque os fios começam a perder cimento intercelular, responsável pela coesão da fibra capilar.

Para identificar se os cabelos estão porosos, você pode fazer um teste simples para verificar a condição do fio, basta segurar os cabelos e esticar. Com o polegar e o indicador em formato de pinça, passe os dedos pelos fios. Se encontrar nós ou até mesmo uma areiazinha, é sinal que as cutículas estão abertas. Outros sinais de que o cabelo está poroso são a presença de pontas duplas, mudança de textura dos fios e alta formação de frizz.

Como cabelos porosos não absorvem substâncias, já que as escamas estão abertas permanentemente, os fios ficam espigados e opacos, além da coloração não conseguir se fixar corretamente no fio, durando menos tempo e até ficando alterada pela saturação do pigmento.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-poroso" }
Cabelo poroso: o que é e como tratar?

Qual a diferença do cabelo poroso, ressecado e danificado?

Eles podem parecer a mesma coisa, mas os cabelos porosos, ressecados e danificados necessitam de cuidados diferentes, já que as suas necessidades de tratamento com nutrientes não são iguais. O cabelo poroso apresenta aspecto ressecado, quebradiços e sem elasticidade, onde as cutículas não conseguem absorver corretamente a água e nutrientes que os tratamentos capilares proporcionam.

O cabelo ressecado nada mais é que os fios secos do comprimento. Ele apresenta leve aspereza, apresentando pouco desgaste nos fios. Já o cabelo danificado é resultado do excesso de procedimentos químicos, que comprometem a estrutura do fio deixando-os sem elasticidade, fazendo com que se partam com facilidade.

O que fazer quando o cabelo fica poroso?

Para resolver a porosidade, é preciso repor a massa dos fios , através do tratamento com produtos que proporcionam a reconstrução dos fios. Para cada tipo de porosidade há um tratamento adequado. Cabelos com baixa porosidade não conseguem absorver a hidratação, por isso aposte em produtos que sejam altamente hidratantes, para que possam agir profundamente na cutícula capilar e repor a água dos fios.

Cabelos que possuem média porosidade necessitam até conseguem absorver os nutrientes, mas não o suficiente para manter os fios saudáveis, por isso aposte em produtos que contenham alto teor de nutrição, para que possam acabar com o ressecamento dos fios e devolva o brilho e nutrição que os fios precisam.

Os cabelos que possuem alta porosidade tem dificuldade de reter tudo que é absorvido, por isso a reconstrução capilar é indicada para recuperação do cabelo poroso. Ela ajuda a repor massa nos fios e assim, reconstruir a fibra capilar.

Em todos os casos adote o cronograma capilar na sua rotina de acordo com a necessidade dos seus fios, desta forma você consegue tratar os fios em todos os aspectos e recuperá-lo.

Quanto tempo leva para recuperar um cabelo poroso?

O tempo de recuperação do cabelo poroso pode variar de acordo com o estado do fio e o grau de porosidade que ele apresenta. Em geral, a média de recuperação do cabelo poroso pode variar entre 30 até 90 dias, seguindo certinho as recomendações de cuidados com os fios, suprindo as suas necessidades e adaptando o cronograma capilar para ter maiores resultados.

Como evitar com que o cabelo fique poroso?

Alguns cuidados diários podem ajudar a evitar que seu cabelo fique poroso. O primeiro passo é optar sempre por usar um produto que proteja o seu cabelo do calor emitidos por secadores, chapinha e modelador de cachos, assim como também dos raios solares, evitando a sensibilização da fibra ao criar uma película protetora em volta do fio.

O Sérum Elixir Prolongador de Gloss pode ser seu aliado no dia a dia e proteger seus fios. Ele conta com o pH ácido e Ácido Glicólico em sua fórmula, ajudando a combater a porosidade dos fios e promovendo maior selagem da fibra, entregando um efeito gloss sem igual. Com proteção térmica e filtro solar seu cabelo também fica protegido dos danos causados por fontes de calor e raios solares.

Além disso, é muito importante criar uma rotina de cronograma capilar para poder repor os nutrientes necessários que irão atuar na revitalização do fio e fortalecimento da fibra capilar.

Como criar um cronograma capilar para cabelo poroso?

Quando se tem o cabelo poroso, o cronograma capilar se torna essencial para ajudar na revitalização do cabelo. O cronograma capilar consiste numa rotina de cuidados com os fios que intercala os tratamentos voltados para nutrição, reconstrução e hidratação, dessa forma os lipídios, proteínas e massa são repostas nos fios, ajudando também a melhorar a retenção de água no cabelo.

Está na dúvida de como criar o cronograma capilar para tratar o seu cabelo poroso? Confira algumas dicas abaixo:

Hidratação

Para resolver a porosidade, é preciso repor a massa dos fios através do tratamento com produtos que proporcionam a reconstrução do cabelo. Para cada tipo de porosidade há um tratamento adequado. Cabelos com baixa porosidade não conseguem absorver a hidratação, por isso aposte em produtos que sejam altamente hidratantes, para que possam agir profundamente na cutícula capilar e repor a água dos fios.

Nesse caso, você pode optar por cuidados diários com produtos que ofereçam o equilíbrio do pH dos fios em conjunto com a hidratação do cabelo. Inclua na sua rotina de cuidados com o cabelo, o Shampoo Gloss Ácido e o Condicionador Sela Gloss que atuarão em conjunto na limpeza profunda e na selagem dos fios, preenchendo as falhas de fibra e alinhando-os, fazendo com que a porosidade seja amenizada e seu cabelo volte a ficar brilhante e equilibrado.

Cabelos que possuem média porosidade até conseguem absorver os nutrientes, mas não o suficiente para manter os fios saudáveis, por isso aposte em produtos que contenham alto teor de nutrição, para que possam acabar com o ressecamento dos fios e devolva o brilho e nutrição que os fios precisam. Além disso, é importante usar produtos de tratamento para dar um boost nos cuidados com os fios. O Creme de Tratamento Antiporosidade deve fazer parte dos cuidados capilares de cabelos que tem média porosidade, pois ele contém ácido glicólico e pH ácido, além de tratar profundamente os fios você ainda garante que eles fiquem selados e com muito brilho.

Os cabelos que possuem alta porosidade tem dificuldade de reter tudo que é absorvido, por isso a reconstrução capilar é indicada para recuperação do cabelo poroso. Ela ajuda a repor massa nos fios e assim, reconstruir a fibra capilar. Junto com o tratamento de reconstrução capilar, você pode impulsionar a revitalização do fio usando o Acidificante Ultra Gloss, que conta com pH ácido e ácido glicólico para neutralizar o pH dos cabelos e consequentemente melhorar a sua qualidade. Desta forma, o fio conseguirá absorver melhor os nutrientes das reconstrução capilar e se recuperar com maior vigor.

Em todos os casos adote o cronograma capilar na sua rotina de acordo com a necessidade dos seus fios, desta forma você consegue tratar os fios em todos os aspectos e recuperá-lo.

Conheça a linha Glycolic Gloss

A linha de Elseve Glycolic Gloss foi desenvolvida para garantir que seu cabelo tenha mais brilho e ainda possa ser tratado contra os danos causados por ações externas. Com Ácido Glicólico e fórmula rica em pH ácido, os produtos da linha de Glycolic Gloss agem no combate à porosidade do cabelo, na selagem das cutículas e na reparação de danos, deixando-os brilhantes e fortalecidos.

O Shampoo Gloss Ácido irá realizar a limpeza profunda do seu cabelo, removendo toda a sujidade presente no couro cabeludo ao mesmo tempo que já age no combate à porosidade do fio. Para completar o tratamento do seu cabelo o Condicionador Sela Gloss irá atuar na selagem da cutícula, promovendo desembaraço instantâneo os fios, e deixando-os alinhados, garantindo o efeito ultra gloss.

Para os dias em que você for fazer um tratamento mais profundo no cabelo, o Creme de Tratamento Antiporosidade tratará profundamente o cabelo, promovendo brilho, maciez, restaurando os fios e preenchendo as falhas presentes na fibra, desta forma seu cabelo ficará incrivelmente selado e com brilho ultra gloss radiante.

Para finalizar os fios, o Creme de Pentear Super Gloss é perfeito para que seu cabelo possa continuar com o brilho ultra gloss, ao mesmo tempo que alinha os fios e permite que seu cabelo permaneça bem tratado. Com filtro solar e proteção térmica em sua composição, você pode usá-lo diariamente para finalizar o seu cabelo e ainda garante proteção extra aos fios contra os danos externos.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-poroso" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/banho-de-brilho-no-cabelo", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"banho-de-brilho-no-cabelo", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2024/cabelo/hair-care/banho-de-brilho-no-cabelo/banho-de-brilho-no-cabelo.jpg?rev=4503248361a94887b882cf7101e8e3d9", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-01-15T18:59:52+00:00", "dateModified": "2024-01-15T19:11:58+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/como-fazer-acidificacao-no-cabelo", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"como-fazer-acidificacao-no-cabelo", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2024/cabelo/hair-care/como-fazer-acidificacao-no-cabelo/como-fazer-acidificacao-no-cabelo.jpg?rev=ba320769b35a491ca83dd210e85cfde2", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-01-15T18:41:30+00:00", "dateModified": "2024-01-15T18:52:09+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 3, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cronograma-capilar", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cronograma-capilar", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2023/cabelo/cronograma-capilar/cronograma-capilar.jpg?rev=f6a447718d7548f48e88b314c6b426c4", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-02-14T13:12:25+00:00", "dateModified": "2024-02-14T18:33:56+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 4, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-poroso-cacheado", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelo-poroso-cacheado", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2024/cabelo/hair-care/cabelo-poroso-cacheado/cabelo-poroso-cacheado-.jpg?rev=782f539cf6194dbfa2043be159f378f8", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-01-15T18:02:28+00:00", "dateModified": "2024-01-15T18:29:39+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 5, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/como-deixar-o-cabelo-com-brilho", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"como-deixar-o-cabelo-com-brilho", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2024/cabelo/hair-care/como-deixar-o-cabelo-com-brilho/como-deixar-o-cabelo-com-brilho.jpg?rev=3db582ff9b324e16924c29437bd8f36a", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-02-14T20:20:24+00:00", "dateModified": "2024-02-14T20:42:25+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelo-poroso", "name": "cabelo-poroso" } } ] }