Beleza Extraordinária

Protetores solares para o rosto podem causar espinha? Saiba como escolher a fórmula ideal para a pele acneica

  • O filtro solar ideal para não piorar as acnes da pele oleosa é a versão livre de óleos e acabamento seco (Foto: Shutterstock)
  • O filtro solar para o rosto só pode piorar a situação das espinhas se não for específico para peles oleosas (Foto: Shutterstock)
  • Para o dia a dia, a versão de protetor solar com cor é ideal para não acumular produtos como base ou BB Cream no rosto (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
O filtro solar ideal para não piorar as acnes da pele oleosa é a versão livre de óleos e acabamento seco (Foto: Shutterstock)
  • O filtro solar ideal para não piorar as acnes da pele oleosa é a versão livre de óleos e acabamento seco (Foto: Shutterstock)
  • O filtro solar para o rosto só pode piorar a situação das espinhas se não for específico para peles oleosas (Foto: Shutterstock)
  • Para o dia a dia, a versão de protetor solar com cor é ideal para não acumular produtos como base ou BB Cream no rosto (Foto: Shutterstock)

Se você tem a pele com acne e já se pegou perguntando se o protetor solar causa ainda mais espinhas, saiba que você não é a única: a dúvida é frequente entre as mulheres de pele oleosa, e muitas ainda deixam de usar o produto por achar que o filtro vai entupir os poros e piorar as inflamações no rosto. A verdade é que o filtro previne as inflamações, porque o sol também pode causar espinhas, além de piorar a cicatrização das acnes. Porém, existem alguns fatores relacionados ao item que podem, sim, piorar a situação das espinhas no rosto. Confira os detalhes! 

Filtro solar para o rosto só pode causar espinha se não for próprio para pele oleosa

As fórmulas faciais de protetor solar não tendem a causar espinha porque foram feitas de substâncias que combinam com a pele da face, que é mais sensível e fina, mesmo que oleosa. No entanto, se o protetor para o rosto conter óleos ou tiver uma textura cremosa - como os filtros para todo tipo de pele ou versões antirrugas, por exemplo - pode haver risco de entupimento de poros e criação de algumas espinhas. Por isso, o protetor solar para o rosto só não vai piorar a acne quando for próprio para a pele oleosa: sem óleos, com uma textura menos cremosa e que tenha acabamento matte e sequinho.

Não remover o filtro solar do rosto pode causar as espinhas

Para quem já costuma usar um protetor solar próprio para o rosto e ainda assim tem a impressão de que ele causa espinhas, pode ser que a remoção do produto esteja sendo feita da maneira errada. Assim como a maquiagem, o filtro solar foi elaborado para fixar na pele, por cima dos poros, mas também para ser removido, seja após a praia ou todas as noites. Ao invés de remover o produto apenas no banho, com o sabonete para o rosto, tente remover com um demaquilante ou soluções mais leves, como a água micelar.

É que os poros da pele acneia têm maior facilidade de ficarem entupidos, já que eles são mais dilatados. O ideal, portanto, é remover o item com um sabonete, mas caprichar na retirada com produtos próprios para limpeza profunda. 

Saiba mais dicas para escolher a fórmula de protetor solar para a pele com acne:

- Escolha fórmulas que tenham toque seco ou toque limpo, que garantem um acabamento matte e bem sequinho na pele, evitando o aumento da oleosidade;

- Para o dia a dia, aposte na versão com cor. Isso vai evitar o acúmulo de produtos, como base ou BB Cream na pele e, consequentemente, o entupimento dos poros;

- Você também pode escolher fórmulas com textura gel-creme, que controlam o brilho e hidratam a pele na medida certa, sem pesar;

- Verifique sempre se a fórmula é "oil-free", para evitar que a pele fique com a sensação pegajosa e, os poros, mais entupidos. 

Redação: Beatriz Doblas

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Dormi de maquiagem, e agora? Saiba o que fazer no dia seguinte para remover as impurezas e evitar problemas de pele
    Dormi de maquiagem, e agora? Saiba o que fazer...
  2. Argila marroquina: pra que serve e como usar o ingrediente para o rosto?
    Argila marroquina: pra que serve e como usar o...
    Argila marroquina: pra que serve e como usar o ingrediente para o rosto?

    Em tempos onde a máscara facial virou um must...

    Leia mais
  3. Repelente em creme ou spray: saiba as diferenças entre os dois produtos e escolha a melhor opção
    Repelente em creme ou spray: saiba as...
  4. Preciso remover a água micelar bifásica da pele? Descubra como limpar a pele do rosto sem ocupar muito tempo dos seus cuidados
    Preciso remover a água micelar bifásica da...
  5. Lipocavitação: saiba o que é o tratamento que ajuda a perder barriga e reduzir medidas sem cirurgia!
    Lipocavitação: saiba o que é o tratamento que...
  6. Qual a diferença entre o demaquilante bifásico e a água micelar bifásica? Descubra quando apostar em cada produto para a limpeza facial
    Qual a diferença entre o demaquilante bifásico...

Ver mais

Temas relacionados
Pele linda:

Veja os melhores alimentos para evitar a oleosidade do rosto

últimas matérias

Ver mais