Beleza Extraordinária

Proteção solar: saiba o que é o PPD do filtro solar e como descobrir o mais indicado para a sua pele!

  • Descubra qual o PPD mais indicado para proteger a sua pele dos raios solares!
Tela cheia
Previous Next
Descubra qual o PPD mais indicado para proteger a sua pele dos raios solares!

Que a proteção solar é indispensável durante todo o ano já não é novidade para ninguém, mas é com a chegada do verão que a maioria dos brasileiros corre para as farmácias na busca da fórmula ideal. Na hora de escolher o protetor solar, muitas pessoas atentam somente ao seu fator de proteção, o FPS, investindo na numeração mais adequada para a sua pele. No entanto, o símbolo de "+" que fica na frente da nomenclatura também deve ser levado em conta, já que designa o PPD - "Persistent Pigmented Darkening". Você sabe a importância da substância e qual é o mais adequado para você? Descubra!

PPD protege a pele dos raios ultravioleta A, que são os que deixam a pele manchada

Enquanto o FPS determina o fator de proteção contra os raios ultravioleta B (UVB), que protege a pele contra as queimaduras solares, o PPD é designado para proteger contra a radiação UVA, que é responsável pelo fotoenvelhecimento. Assim, quem usa o protetor solar diariamente para combater os sinais da idade, como manchas, rugas e flacidez, deve sempre ficar atenta ao PPD, que é representado através do símbolo de "+" e uma numeração.

"É a pigmentação que persiste após a exposição solar, seja ela mais escura ou avermelhada, que determina o fotoenvelhecimento", contou a dermatologista Gabriella Corrêa de Albuquerque. "Essa pigmentação é causada pelos raios UVA, que em alguns indivíduos ela vai logo embora, ficando um bronzeado por apenas algumas horas a um dia, outros por semanas; e outros nem se bronzeiam, só ficam vermelhos. O PPD aumenta essa tolerância, graduando o UVA para que a pessoa possa se expor ao sol com menor risco de pigmentação". 

Saiba como escolher o PPD mais adequado para a sua pele

Quanto mais protegida estiver a pele, melhor. No entanto, a maioria das mulheres gosta de apresentar aquela cor bronzeada de verão e para isso, é importante saber escolher um PPD adequado e seguro. "Um protetor solar com fotoproteção UVA adequada tem um PPD equivalente a pelo menos um terço de FPS", explicou a dermatologista. "Ele é medido pela quantidade de símbolos de '+', que aparecem da frente da numeração do FPS. Uma fórmula com '+++' tem um PPD aproximado de 10, que é o ideal em um FPS 30."

A pele que tem alta concentração de melanina, pode apostar no PPD '++' ou '+++', que já oferece a proteção necessária. As mais branquinhas também podem investir no PPD '+++' com FPS 30, reaplicando com a frequência adequada. No entanto, quem tem tendência a formar manchas e melasmas na pele, deve optar por uma combinação de FPS com PPD mais elevada, muitas vezes sobre prescrição médica.

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Cronograma facial: descubra os cuidados com a pele do rosto ideais para exibir uma pele perfeita em cada dia da semana
    Cronograma facial: descubra os cuidados com a...
  2. Cravos: entenda o que são e o que causa as imperfeições na pele
    Cravos: entenda o que são e o que causa as...
    Cravos: entenda o que são e o que causa as imperfeições na pele

    Os cravos na pele são um problema para...

    Leia mais
  3. O frio pode fazer bem para a pele? Descubra!
    O frio pode fazer bem para a pele? Descubra!
    O frio pode fazer bem para a pele? Descubra!

    Com o tempo frio instalado, é inevitável...

    Leia mais
  4. A espinha na fase adulta é diferente da adolescência? Descubra e saiba quais os melhores cuidados com a pele para eliminar o problema
    A espinha na fase adulta é diferente da...
  5. Menopausa: dermatologista dá dicas de como cuidar da pele depois dos 50 anos sem perder o brilho e viço
    Menopausa: dermatologista dá dicas de como...
  6. Tratamento para a pele após os 40 anos: creme anti-idade, clareador da pele e hidratante são essenciais nos cuidados de beleza
    Tratamento para a pele após os 40 anos: creme...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais