Progressiva estraga o cabelo? Veja 4 mitos e verdades sobre o alisamento e entenda o que acontece nos fios

As mulheres que estão pensando em fazer uma escova progressiva nos cabelos pela primeira vez podem ter algumas perguntas em mente - e quando se trata da saúde dos fios, é mais do que recomendado questionar até onde a química pode ajudar e atrapalhar o visual. Afinal de contas, será que o alisamento danifica os fios para sempre? Os cabelos nunca mais voltarão ao natural?

Chegou a hora de esclarecer essas dúvidas de uma vez por todas! Para te ajudar nessa missão, o Beleza Extraordinária separou 4 mitos e verdades a respeito do assunto e você pode conferir o resultado logo abaixo:

1. Progressiva pode mudar a estrutura do cabelo: VERDADE!

Por conta da missão de alisar os fios ondulados, cacheados e crespos, a química usada pelas progressivas consegue, sim, modificar a estrutura do fio - tirando o efeito espiralado, seja na intensidade que for. O que acontece é que, para que o resultado seja resistente e duradouro, os ativos usados pela maioria das escovas alisadoras remodela o cabelo abrindo a estrutura capilar e modificando-a drasticamente para o efeito chapado. Porém, vale lembrar, que a escova alisadora não consegue mudar a estrutura do cabelo que ainda não nasceu, apenas dos fios que tiverem contato direto com a química.

2. A progressiva sai completamente do cabelo com as lavagens: MITO! 

Uma vez modificada a estrutura do fio (e uma vez que o produto é inserido tão profundamente nas madeixas), a água e lavagens constantes não são capazes de remover a química sozinha. Isso fica bem perceptível na prática, por sinal: ainda que as madeixas fiquem menos lisas conforme os cabelos são lavados, elas não voltam exatamente para o estado original antes da progressiva. 

3. A escova progressiva estraga o cabelo: DEPENDE!

Tudo depende de cada tipo de fio, do tipo de escova feita e de outras variantes que fazem a situação não ter uma regra definida. Os danos da química nos cabelos (como queda, quebra e outros) podem variar de pessoa para pessoa e não necessariamente atingirá todas as adeptas do procedimento.

Mesmo não usando o formol na composição, algumas escovas progressivas podem se valer de outros tipos de substâncias - como carbocisteína para remodelar o fio, tioglicolato de amônia para retirar o volume dos cabelos, entre outros ativos - e elas também podem causar algumas reações no fios. Tudo vai depender se o cabelo estiver saudável, forte e preparado para passar pelo procedimento.

4. O cabelo nunca mais volta ao que era antes da progressiva: MITO! 

No entanto, mesmo que a água não retire a progressiva do cabelo - e que os fios sejam remodelados momentaneamente - é possível voltar ao visual de antes da química! O caminho é iniciando a transição capilar ou, então, partir para medidas mais drásticas como o big chop e deixar que os fios novos cresçam e resgatem as madeixas naturais. Ainda que a escova mude a estrutura, ela não é capaz de mudar a raiz dos fios - logo, nada é permanente. Pode se arriscar sem medo!

 

Matéria publicada em 10 de Março 2021, por Webedia.
{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/progressiva-estraga-o-cabelo-veja-4-mitos-e-verdades-sobre-o-alisamento-e-entenda-o-que-acontece-nos-fios" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/progressiva-estraga-o-cabelo-veja-4-mitos-e-verdades-sobre-o-alisamento-e-entenda-o-que-acontece-nos-fios", "name": "progressiva-estraga-o-cabelo-veja-4-mitos-e-verdades-sobre-o-alisamento-e-entenda-o-que-acontece-nos-fios" } } ] }