Prender o cabelo molhado faz mal? Descubra os riscos da prática e a melhor maneira de arrumar os fios ainda úmidos

No inverno, um dos maiores problemas no dia de lavar os cabelos é a demora para secar. E como nem sempre queremos recorrer às fontes de calor dos secadores e difusores para finalizar os fios, na hora da pressa, prender as madeixas ainda úmidas parece ser a melhor opção. Mas será que faz mal apostar em penteados antes do cabelo estar completamente seco? Confira!

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/prender-o-cabelo-molhado-faz-mal-descubra-os-riscos-da-pratica-e-a-melhor-maneira-de-arrumar-os-fios-ainda-umidos" }

Fungos no cabelo? Mito!

Muitas pessoas afirmam que o maior problema em prender o cabelo molhado é a proliferação de fungos no couro cabeludo; mas, de acordo com o tricologista Dr. Valcinin Bedin, essa história não passa de mais um mito beleza - a não ser que haja algum outro problema por trás disso: "Fungos não podem aparecer em cabelos de adultos. Se isto ocorrer, é porque a pessoa pode ter algum problema de deficiência imunológica", explica.

Prender os cabelos molhados pode causar queda

Embora o aparecimento de fungos não passe de um mito, para quem tem o costume de prender os fios úmidos, péssima notícia: a prática pode causar alguns danos nas madeixas, inclusive a temida queda. Segundo Dr. Valcinin Bedin, o que acontece é que, molhados, os fios tendem a ser mais sensíveis - o que piora com o atrito que ocorre nos penteados. "Cabelos molhados ficam frágeis e podem quebrar mais facilmente, por isso não se deve prendê-los nessas circunstâncias", esclarece.

Além da quebra e queda, outro malefício causado pelo costume de investir em penteados logo após a lavagem é a incômoda descamação no couro cabeludo e as terríveis caspas, principalmente para aquelas que já sofrem com o problema: "Prender o cabelo molhado pode piorar um quadro de caspa já instalado, aumentando sua intensidade", esclarece o especialista.

Jamais passe chapinha no cabelo molhado

Para quem gosta do liso bem chapado, a chapinha é a melhor amiga, mas é preciso tomar os cuidados devidos para que ela não acabe se tornando uma inimiga dos seus fios. Da mesma maneira que é prejudicial prender os cabelos úmidos, apostar nela sem que eles estejam completamente secos é um dos maiores erros que você pode cometer na hora da pressa, já que o aparelho acaba "fritando" as madeixas, deixando-as completamente desidratadas.

Aposte em detalhes com grampos ou 'efeito wet' para sair com os cabelos molhados sem precisar prender

Já que prender os fios molhados é prejudicial, o que fazer para que os cabelos fiquem com um aspecto mais arrumado na hora de sair nos dias de pressa? A dica principal é chacoalhar bastante a raiz para que ela fique bem soltinha e distante do indesejado efeito chapado no couro cabeludo, ajudando a garantir volume mesmo com a umidade. Outra boa maneira de garantir um look bonito é prender algumas mechinhas com grampos e presilhas - criando um topete discreto ou um semi-preso básico, por exemplo.

Para combinar com roupas formais, você também pode aproveitar o molhado natural dos cabelos para investir no moderno "efeito wet", estilizando as madeixas com gel e deixando-as com um acabamento polido.

Matéria publicada em 26 de fevereiro 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/prender-o-cabelo-molhado-faz-mal-descubra-os-riscos-da-pratica-e-a-melhor-maneira-de-arrumar-os-fios-ainda-umidos" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/pesquisa-revela-que-estresse-faz-as-mulheres-terem-queda-de-cabelo-mais-cedo", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"pesquisa-revela-que-estresse-faz-as-mulheres-terem-queda-de-cabelo-mais-cedo", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/573-592/590/mulher-tirando-pedacos-de-cabelo-da-sua-escova.jpg?rev=d7f0680c50cf4d318b431d7541276a5d", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-11-18T14:37:17+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:04:10+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/caspa-saiba-o-que-causa-o-problema-e-como-tratar", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"caspa-saiba-o-que-causa-o-problema-e-como-tratar", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/tayna/cuidados-com-cabelo/3326-hidratacao-express-mascara-cabelo.jpg?rev=4c75bec4488b4b4e99e507e58562ae0f", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-12-08T12:06:05+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:14:15+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/prender-o-cabelo-molhado-faz-mal-descubra-os-riscos-da-pratica-e-a-melhor-maneira-de-arrumar-os-fios-ainda-umidos", "name": "prender-o-cabelo-molhado-faz-mal-descubra-os-riscos-da-pratica-e-a-melhor-maneira-de-arrumar-os-fios-ainda-umidos" } } ] }