Beleza Extraordinária

Posso guardar meus produtos de beleza na geladeira? Descubra se o protetor solar, hidratante, base e outros itens devem ficar refrigerados

  • Produtos à base de óleo não devem ser reservados na geladeira (Foto: Juliana Coutinho)
  • Saiba quais produtos podem ou não ser refrigerados (Foto: Juliana Coutinho)
Tela cheia
Previous Next
Produtos à base de óleo não devem ser reservados na geladeira (Foto: Juliana Coutinho)
  • Produtos à base de óleo não devem ser reservados na geladeira (Foto: Juliana Coutinho)
  • Saiba quais produtos podem ou não ser refrigerados (Foto: Juliana Coutinho)

Você já pensou em refrigerar seus produtos de beleza? Com as temperaturas altas do verão, é comum se deparar com algumas surpresinhas desagradáveis na nécessaire: a base desintegrou, o batom derreteu, o esmalte engrossou... Nessas horas, pode até passar pela cabeça colocar as fórmulas dentro da geladeira, mas nem sempre essa é a melhor solução. Saiba quais produtos podem ou não ser refrigerados!

Batom, base, protetor solar e produtos à base de óleo não devem ser armazenados na geladeira

Embora possa parecer resolver o problema, colocar este tipo de produtos dentro da geladeira não é a melhor opção. O batom, por exemplo, se for deixado durante muito tempo na baixa temperatura começa a formar gotículas na superfície, mostrando que a fórmula pode estar desestabilizando. A base, o BB Cream, o hidratante e o protetor solar também podem cristalizar e se desintegrar, assim como vários outros produtos que contenham óleo como base. 

Dica: se o seu batom está derretendo, tente colocá-lo na geladeira apenas por algumas horas, somente até endurecer. Depois, procure reservá-lo em local seco e fresco.

Roll-on anti-olheiras, esmalte, creme antiacne e loção pós-solar devem ser colocados no frio

No entanto, outros produtos podem - e devem! - ser armazenados no frio! A maioria das fórmulas para olhos, por exemplo, têm uma maior durabilidade quando guardadas na geladeira, assim como muitos cosméticos manipulados. O creme antiacne, por exemplo, também tem essa característica - os seus ingredientes duram mais com temperaturas bem baixas. A loção pós-solar pode ser reservada na geladeira - e também entrega uma sensação de alívio depois de um dia inteiro no sol. Os esmaltes também podem - dessa forma, eles não engrossam e ficam fáceis de aplicar por mais tempo.

Dica: para evitar cheiros desagradáveis nos cosméticos ou contaminação dos seus alimentos, é muito importante guardar os produtos em potes ou sacos herméticos devidamente vedados, tomando sempre cuidado para tampar os próprios cosméticos muito bem. 

Dispensas frescas, à sombra e a menos de 30ºC são ideais para armazenar a maioria dos cosméticos

Para não esperar para ver se seus produtos derretem no calor, uma boa ideia é armazená-los sempre em gavetas ou armários que não recebam luz direta do sol ou que fiquem na maior parte do tempo em ambientes refrigerados com ar condicionado. A maioria dos produtos "sobrevive" a temperaturas iguais ou inferiores que 30ºC, por isso, a sua dispensa de alimentos também pode servir como local de armazenamento.

Redação: Leonor Militão

Temas relacionados
Cachos definidos

Saiba como ter um day after impecável