Beleza Extraordinária

Posso descolorir meu cabelo? Desvende mitos e verdades sobre a despigmentação

  • .
Tela cheia
Previous Next
.

Ter que descolorir os cabelos para fazer mechas, luzes ou mudar toda a cabeleira para tons mais claros ainda assusta muitas mulheres. Temendo um ressecamento excessivo ou até danos mais drásticos como fios elásticos e mechas inteiras quebradas, muita gente passa longe do pó descolorante. A verdade é que, quando usado sobre cabelos saudáveis e previamente preparados para receber a química, o processo não causa grandes danos.

A ajuda de um bom profissional é essencial

Antes de tudo, é importante ressaltar que a descoloração - mesmo quando feita em pequenas partes do cabelo - deve ser feita por um cabeleireiro qualificado. A aplicação, que pode parecer simples e semelhante à coloração, requer muita prática para um resultado uniforme. Em conjunto com a amônia ou água oxigenada, o pó descolorante tem ação super rápida; o que requer uma aplicação precisa e turbinada para que os fios não fiquem manchados, com tons desiguais. O profissional também irá avaliar a reação do cabelo ao produto por meio de um teste de mecha.

O cabeleireiro poderá afirmar se as madeixas estão prontas para receber o produto, mas já é possível perceber em casa se os cabelos estão saudáveis o suficiente para aguentar a descoloração. Se houver uma queda capilar além do normal, será necessário fazer um tratamento antes da mudança de cor, mesmo que o descolorante só seja aplicado nas pontas dos fios. Outra possibilidade é testar a elasticidade do cabelo. Quando molhados, puxe alguns fios até que estiquem ao máximo. Se a fibra estiver quebradiça ou elástica, expandindo-se mais que os outros fios,será preciso fazer hidratações e cuidar da nutrição capilar antes de se submeter à despigmentação.

Para não correr riscos, cuidado com a interferência de outros produtos

Os sais inorgânicos que estão presentes nos pós descolorantes agridem mais o couro cabeludo que os cabelos. Para reduzir o risco de irritação na pele, é recomendado que a descoloração seja feita em cabelos que não foram recém-lavados. A oleosidade de um ou dois dias sem shampoo ajudará a proteger o couro cabeludo. Na última lavagem pré-descoloração evite usar produtos como condicionadores, leave-in e óleos, pois eles fecham a cutícula do cabelo e dificultam o processo de despigmentação.

Quem teve contato com produtos químicos mais fortes, como os usados para o relaxamento deve ter cuidado redobrado. Uma pausa de pelo menos um mês entre o alisamento e a descoloração é recomendada. No caso de outros processos que alisam os fios como as escovas inteligentes, que são menos agressivos, a descoloração é permitida, mas deve ser feita antes que os cabelos passem pela escova; já que o pó descolorante pode anular o efeito do alisamento.

Agora chegou a hora!

Sem química pesada anterior e com cabelos saudáveis e sem tintura, é possível clarear os fios em até oito tons em uma única aplicação do produto. Se uma aplicação não for suficiente para atingir o tom ideal, vale dar pelo menos uma semana de intervalo entre uma descoloração e outra, enquanto o cabelo é reidratado e restaurado.

vídeos Recomendados
Aprenda com a blogueira Michelle Almendra como neutralizar os cabelos loiros em casa sem se preocupar com a química dos fios
  1. Cabelo loiro com mechas: descubra as principais tendências para o verão 2018
    Cabelo loiro com mechas: descubra as principais...
    Cabelo loiro com mechas: descubra as principais tendências para o verão 2018

    Loiro natural, loiro platinado, loiro dourado.. quer...

    Leia mais
  2. Loiro amarelado também pode ser bonito: veja os principais tons e saiba como usar a cor
    Loiro amarelado também pode ser bonito: veja os...
    Loiro amarelado também pode ser bonito: veja os principais tons e saiba como usar a cor

    Entre as brasileiras, o loiro amarelado não...

    Leia mais
  3. Qual a melhor cor de vestido de madrinha para loiras, morenas ou ruivas? Saiba como combinar o look com cada tonalidade de cabelo!
    Qual a melhor cor de vestido de madrinha para...
  4. Loiro acobreado: confira dicas de como conseguir a cor e inspire-se com 10 fotos!
    Loiro acobreado: confira dicas de como...
    Loiro acobreado: confira dicas de como conseguir a cor e inspire-se com 10 fotos!

    No meio do caminho entre o loiro e o vermelho, o loiro...

    Leia mais
  5. Sombré hair: como fazer a tendência de mechas que ilumina os cabelos castanhos
    Sombré hair: como fazer a tendência de mechas...
    Sombré hair: como fazer a tendência de mechas que ilumina os cabelos castanhos

    O sombré hair chegou de mansinho alguns anos...

    Leia mais
  6. Morena para loira: passo a passo definitivo para preparar os fios e ter cabelo claro e saudável
    Morena para loira: passo a passo definitivo...
    Morena para loira: passo a passo definitivo para preparar os fios e ter cabelo claro e saudável

    Morenas que desejam um visual iluminado geralmente...

    Leia mais

Ver mais

Vídeos
"Esse Brilho é Meu" é a música tema da parceria entre a cantora Iza e Casting Creme Gloss de L'Oréal Paris. Confira mais na matéria! (Foto: Juliana Coutinho)

Ver mais

Temas relacionados
Pele linda:

Veja os melhores alimentos para evitar a oleosidade do rosto