Beleza Extraordinária

Poder nos fios escuros: preto azulado ou natural?

A tonalidade é vista como problemática e poucas podem se jogar na cor sem ter um pé atrás sobre o resultado final

A tonalidade preta pode ser desafiadora para as mulheres que gostam dos fios escuros. Poucas podem se jogar na cor sem ficar com um pé atrás sobre o resultado final. Para as agraciadas com a possibilidade de ter um tom tão marcante nos fios, existem duas opções: o preto natural ou a versão azulada. Apesar do nome, o segredo dessa tonalidade é o reflexo cinza, que segundo a númeração das colorações, é representado pelo número "1" depois do ponto, como na coloração 2.10 (preto azulado). Essa nunce ajuda ao fio a refletir mais luz e dar a impressão de ser mais brilhoso e sedoso, principalmente no sol.

Para o visagista Philip Hallawell, o tom deve ser analisado com cautela pelas mulheres que querem adotar os fios negros. "O preto é uma cor muito densa, que dá um ar de peso, segurança e sobriedade ao visual. Antes de pintar o cabelo, a mulher precisa saber o que ela pretende expressar por meio de sua imagem. É preciso pensar em como esta mudança de cor vai mudar seu senso de identidade. Se ela tiver um estilo de vida bem leve e alegre, por exemplo, o preto não irá combinar", lembrou. É por conta deste estilo sério que muitas mulheres acreditam que cabelo preto "envelhece".

Preto x preto azulado: como escolher

Tanto a cor natural como a com reflexo precisam de cuidados porque o grande destaque das cores escuras é o brilho que fica nos fios, e que é difícil de reproduzir se o cabelo estiver danificado. Com lavagens, os fios pretos também ficam opacos e precisam de shampoos e condicionadores que potencializem o efeito espelhado. Cabelos brilhosos parecem mais saudáveis e com mais vida.

A principal diferença entre o preto natural e o azulado é o reflexo dos fios. O preto azulado tem nuances acinzentadas, o que deixa a cor fria, enquanto no preto natural, os fios têm os reflexos naturais de sua dona. Isso significa que cabelos que costumavam desbotar para tons vermelhos, por exemplo, com o preto natural ficarão avermelhados com o passar das semanas, enquanto que com o azulado, o reflexo cinza tenderá a anular o vermelho e manterá a cor por mais algum tempo.

Também é preciso conhecer um pouco sobre a númeração das tintas e levar em conta que quem tem fios brancos precisa ser cautelosa com a escolha do preto azulado, já que colorações com nuances não funcionam bem em cabelos grisalhos. Neste caso, é preciso misturá-las com tintas bases terminadas em "0", como o 2.0, do preto natural. A proporção de tinta e coloração dependerá do número de fios, quando mais grisalhos, mais perto de 50% e 50% essa mistura deve ser.

Cabelos pretos são inspiração para as celebridades

Apesar da cor difícil, ela também é uma das preferidas das celebridades. A tonalidade foi a escohida de celebridades do passado como Elizabeth Taylor e Louise Brooks e também ganhou adeptas atuais como a cantora Katy Perry, Dita Von Teese e Megan Fox. A cor realça os traços além de mostrar controle e poder e pode potencializar a beleza dos seus fios.

vídeos Recomendados
Fernanda Paes Leme apostou no preto, Mica Rocha no bronde e Mari Sampaio no vermelho com reflexos violetas. Confira o resultado!
  1. 50 tons mais escuros: fotos de cabelos pretos e castanhos para você se inspirar
    50 tons mais escuros: fotos de cabelos pretos e...
    50 tons mais escuros: fotos de cabelos pretos e castanhos para você se inspirar

    Cada vez mais, os cabelos escuros estão fazendo...

    Leia mais
  2. Cabelos crespos e volumosos de Janelle Monáe chamam atenção em editorial de moda da Revista Cosmopolitan
    Cabelos crespos e volumosos de Janelle Monáe...
  3. Chanel Iman posa com boxer braids em editorial da revista Emirates Woman: confira os cliques
    Chanel Iman posa com boxer braids em editorial...
  4. Como dar brilho aos cabelos pretos: 6 dicas para aumentar a luminosidade
    Como dar brilho aos cabelos pretos: 6 dicas...
    Como dar brilho aos cabelos pretos: 6 dicas para aumentar a luminosidade

    Segundo o colorista Adriano Liziario, cabelos pretos...

    Leia mais
  5. Cabelo preto para o verão 2017: guia dos melhores penteados, acessórios e maquiagens para a estação
    Cabelo preto para o verão 2017: guia dos...
  6. Veja as maquiagens usadas por Fê Paes Leme no PFW para destacar os cabelos pretos arroxeados
    Veja as maquiagens usadas por Fê Paes Leme no...
    Veja as maquiagens usadas por Fê Paes Leme no PFW para destacar os cabelos pretos arroxeados

    O cabelo preto de Fernanda Paes Leme tem chamado a...

    Leia mais

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos