Beleza Extraordinária

Pele ressecada ao redor da boca? Saiba como evitar e tratar o problema

  • A pele ao redor da boca é mais sensível e por isso tem tendência a ficar mais ressecada. Saiba como evitar (Foto: Shutterstock)
  • Descubra os cuidados indispensáveis com a pele ao redor da boca (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
A pele ao redor da boca é mais sensível e por isso tem tendência a ficar mais ressecada. Saiba como evitar (Foto: Shutterstock)
  • A pele ao redor da boca é mais sensível e por isso tem tendência a ficar mais ressecada. Saiba como evitar (Foto: Shutterstock)
  • Descubra os cuidados indispensáveis com a pele ao redor da boca (Foto: Shutterstock)

A pele ao redor da sua boca costuma ficar ressecada com facilidade? Esse é um problema bastante comum - principalmente no inverno -, mas a boa notícia é que você pode tomar algumas atitudes bem simples para evitar o ressecamento da pele.

Se você faz parte do grupo que sofre com a pele ressecada, vem descobrir o que pode estar causando o problema e o que fazer para tratá-lo.

Conheça algumas causas desse problema:

O ressecamento pode ter várias causas que, geralmente, incluem a falta de hidratação da pele. Por isso ele é mais comum no inverno, quando o tempo fica mais seco. Mas alguns hábitos do dia a dia também podem influenciar nos danos à pele.

Como a pele ao redor dos lábios é mais fina e sensível, ela fica ressecada com mais facilidade. Isso faz com que seja preciso redobrar a atenção aos cuidados com essa parte do rosto. Sabe o que você deve evitar?

1. Tomar banhos quentes: é verdade que um banho bem quentinho no inverno é uma delícia, mas essa prática pode fazer mal para a sua pele. Isso porque a água quente remove a oleosidade, que funciona como uma camada de proteção, e deixa sua pele mais suscetível ao ressecamento;

2. Umedecer os lábios com a saliva: muita gente faz isso sem nem perceber e pode ser que você esteja nesse grupo. Mas passar a língua sobre os lábios também pode contribuir para deixar a pele ao redor da boca ressecada, por causa da acidez da saliva. Que tal substituir esse costume por um hidratante labial?

3. Utilizar produtos com álcool: o álcool é um inimigo da hidratação, e pode ser ainda pior para pessoas com pele sensível. O melhor é optar por produtos sem esse ingrediente.

4. Contato com produtos como pasta de dente e loções: a dermatite também pode ser um dos motivos do ressecamento. Isso pode ser causado por reações alérgicas à pasta de dente ou outros produtos, como perfumes. Nesses casos, é comum que a pele também fique mais sensível e avermelhada. 

O que fazer para tratar e evitar o ressecamento da pele?

Embora não seja um problema grave, a pele ressecada pode causar incômodos. Além disso, uma pele saudável e hidratada é muito mais bonita, né? O bom que isso não é muito difícil de conseguir, basta mudar alguns hábitos.

1. Use protetor solar diariamente: ele é muito importante para proteger sua pele contra as ações nocivas do sol. O ideal é utilizar um produto com fator de proteção 30 ou superior e aplicá-lo em todas as áreas expostas. Para proteger os lábios, vale a pena optar por um hidratante labial com proteção solar;

2. Inclua a boca na rotina de cuidados: a região ao redor da boca pode acabar ficando esquecida na hora de cuidar da pele. Por isso, esfoliar e hidratar essa parte do rosto - incluindo os lábios - é essencial para evitar o ressecamento. Lembre-se que existem produtos feitos especialmente para essa pele fina e sensível;

3. Beba 2 litros de água por dia: a hidratação também vem do interior do corpo, então não se esqueça de beber pelo menos 2 litros de água todos os dias. Além de ser ótimo para a sua saúde, essa prática vai deixar sua pele mais linda e hidratada.

4. Troque seus produtos em pó ou gel por versões cremosas: as opções em creme costumam ter propriedades hidratantes e, por isso, são indicadas para quem tem a pele ressecada. Isso vale para as maquiagens - como BB cream e base -, protetor soler e até sabonete. 

Redação: Gabrielle Nunes

Produtos favoritos
Temas relacionados
Cabelos renovados

Saiba como usar leave-in nos fios