Beleza Extraordinária

Pele oleosa: 10 dicas para tratar e prevenir a oleosidade excessiva da pele

  • Sofre com a pele oleosa? Veja 10 dicas para combater a oleosidade excessiva do rosto (Foto: Instagram @sararobert)
  • A pele oleosa pede alguns cuidados especiais. Saiba como escolher os produtos adequados para a sua pele (Foto: Instagram @kimdollxo)
Tela cheia
Previous Next
Sofre com a pele oleosa? Veja 10 dicas para combater a oleosidade excessiva do rosto (Foto: Instagram @sararobert)
  • Sofre com a pele oleosa? Veja 10 dicas para combater a oleosidade excessiva do rosto (Foto: Instagram @sararobert)
  • A pele oleosa pede alguns cuidados especiais. Saiba como escolher os produtos adequados para a sua pele (Foto: Instagram @kimdollxo)

Cravos, espinhas, poros dilatados, brilho excessivo... Esses - e alguns outros - são problemas comuns em quem sofre com a pele oleosa. Mas, apesar dos incômodos, dá pra driblar a oleosidade excessiva e garantir uma pele linda e saudável todos os dias.

Pra te ajudar nessa missão, separamos 10 dicas simples para acertar nos cuidados com a pele oleosa.

1. Aposte em produtos com ácido salicílico

A pele oleosa costuma vir acompanhada de cravos e espinhas. E para tratar todos os problemas de uma só vez, a dica é investir em produtos com ácido salicílico, ativo que reduz a produção de óleo nas glândulas sebáceas e combate o aparecimento da acne. 

Quer saber onde encontrar? Vários cremes específicos para tratamento da acne ou até mesmo filtros solares contam com o ativo na fórmula. A dica é conversar com o seu dermatologista.

2. Prefira as soluções de limpeza sem álcool

A hora de limpar o rosto também exige um cuidado especial das donas de pele oleosa. Aqui, a dica é abrir mão do demaquilante com álcool e preferir fórmulas mais leves, que vão remover a maquiagem e os resíduos de sujeira sem aumentar a produção de sebo.

A água micelar, tanto a regular quanto a bifásica, são ótimas opções para remover as sujeiras e manter a pele sequinha.

3. Use um primer antes da make

Maquiagem está liberado para quem tem pele oleosa, ok? O truque é preparar bem o rosto antes de entrar em contato com a base ou corretivo. E quem cumpre essa função é o primer de maquiagem, que vai criar uma camada fina em todo o rosto, que além de uniformizar a pele, ainda vai evitar que os poros fiquem entupidos. 

4. Invista em maquiagens oil free

A escolha da maquiagem ideal também merece uma atenção extra. Para a base, corretivo e BB Cream, o ideal é dar preferência para aqueles que tenham a expressão oil free na embalagem. Como eles não contêm óleos na fórmula, evitam a absorção da gordura pela pele. 

5. Finalize a make com um pó compacto na zona T

Se o seu incômodo é o brilho excessivo que surge no decorrer do dia, mesmo depois de apostar em maquiagens oil free, o pó compacto pode ser o seu melhor amigo. Ele ajuda a finalizar a make, manter os produtos por mais tempo na pele e ainda evita o aspecto brilhoso no rosto. Mas nada de exagerar, ok? Aplique apenas na zona T, para evitar que os poros fiquem ainda mais entupidos.

6. Não abra mão do hidratante

Quem disse que pele oleosa não pode usar hidratante? A verdade é que quem tem oleosidade não só pode como deve investir no hidratante. O que acontece é que apesar da sua pele ter excesso de óleo, ela pode ter falta de água, que o creme hidratante vai ser o responsável por repor para manter o rosto saudável.

7. Use máscaras de argila verde 1x por semana

A argila também pode ser uma aliada e tanto no combate à oleosidade da pele. Para um efeito ainda mais potente, vale apostar na argila verde, que une o caolin (também conhecido como argila branca), que ajuda a absorver o excesso de sebo e impurezas, com o extrato de eucalipto, que possui propriedades purificantes que são o desejo de consumo de toda dona de pele oleosa.

8. Mantenha a esfoliação em dia

Já faz esfoliação na pele do rosto? O procedimento também é essencial para quem quer combater a oleosidade da pele. Ao remover as células mortas, o rosto fica mais lisinho, fresco e pronto para receber os outros produtos, como a máscara, o hidratante e o ácido salicílico.

9. Filtro solar também é seu melhor amigo

Nada de deixar o protetor solar de lado também não, viu? A radiação ultravioleta podem prejudicar o funcionamento adequado das células que formam o tecido da pele, desequilibrando também a produção de oleosidade. É aí que o filtro solar entra: ele vai proteger a pele da ação dos raios UV e garantir uma aparência mais sequinha a longo prazo. 

10. Atenção com a alimentação

Por fim, vale lembrar que uma alimentação balanceada também é uma ótima amiga da pele saudável, né? Para evitar que a oleosidade fique ainda mais intensa. Quer saber mais? Nessa matéria aqui separamos alguns alimentos que podem aumentar a oleosidade e influenciar o aparecimento de cravos e espinhas.

Redação: Marina Nardino

Inspire-se!
Temas relacionados
Cachos definidos

Saiba como ter um day after impecável