Beleza Extraordinária

Passo a passo do cabelo 'tiger eye': como fazer a técnica de coloração queridinha do momento para iluminar os fios!

  • A tendência é perfeita para aquelas que querem iluminar os fios castanhos sem ousar demais (Foto: Instagram @thriftsandthreads)
  • Entenda como é feito o procedimento para entrar na tendência da coloraçaõ "tiger eye" (Foto: Instagram @salonvim)
  • A balaiagem é a técnica que garante o efeito iluminado do "tiger eye" (Foto: Instagram @mzbiancarenee)
Tela cheia
Previous Next
A tendência é perfeita para aquelas que querem iluminar os fios castanhos sem ousar demais (Foto: Instagram @thriftsandthreads)
  • A tendência é perfeita para aquelas que querem iluminar os fios castanhos sem ousar demais (Foto: Instagram @thriftsandthreads)
  • Entenda como é feito o procedimento para entrar na tendência da coloraçaõ "tiger eye" (Foto: Instagram @salonvim)
  • A balaiagem é a técnica que garante o efeito iluminado do "tiger eye" (Foto: Instagram @mzbiancarenee)

As mechas "tiger eye" são uma das tendências de coloração mais quentes do momento! Destaque no Instagram e no Pinterest, o efeito chama atenção com a mistura de nuances douradas, bronze e amarronzadas, entregando um iluminado sutil perfeito para quem quer abandonar os fios escuros sem ousar demais. Quer aderir ao look? Descubra o passo a passo da técnica para já chegar ao salão de cabeleireiro sem dúvidas sobre o procedimento! 

Balaiagem entrega os reflexos iluminados da 'Tiger Eye'

A técnica de balaiagem é a responsável pelos reflexos que chamam atenção na tendência "tiger eye". Poupando a raiz e intercalando mechas grossas e finas, ela entrega um efeito supernatural nas madeixas com as nuances mais claras bem distribuídas em degradê, do meio para as pontas do cabelo. 

Nesse procedimento, diferentemente das luzes, o cabelo não é colorido - ou descolorido, dependendo da cor natural e do efeito que se deseja alcançar - com a ajuda de toucas ou papel alumínio. Em vez disso, as mechas são puxadas com um pente de dentes largos ou um pincel, de forma que apareçam bem espalhadas e fininhas em cada seção.

Raiz dividida em zigue-zague garante efeito em degradê

Um detalhe que diferencia as mechas tiger eye das demais é o caimento em degradê no comprimento dos fios. Para conseguir esse efeito que faz toda a diferença na tendência, um truque simples é deixar a raiz com divisão em zigue-zague antes de dividir o cabelo em seções. 

Dessa forma, além de facilitar o clareamento apenas nas mechas da transversal, os pontos de luz ficarão distribuídos de forma mais natural por todo o comprimento - sem um efeito marcado e com um acabamento mais leve. 

Confira o passo a passo do procedimento: 

1 - Com o cabelo seco, comece fazendo a divisão em zigue-zague na raiz; 

2 - Feito isso, divida os fios em quatro partes: duas laterais, uma no topo e outra na nuca; 

3 - Começando pela seção da nuca, separe mechas bem fininhas da transversal. Evite alguns centímetros da raiz e, com a ajuda de um pente ou pincel, aplique a coloração ou descoloração para fazer o primeiro efeito iluminado. Para saber qual dos dois é indicado para o seu caso, é preciso que o seu cabeleireiro avalie sua cor natural e até quantos tons ele é capaz de clarear. Mas, lembre-se: se ele não estiver mais virgem, como tinta não clareia tinta, só a descoloração é indicada.

4 - Depois de fazer esse procedimento em toda a nuca, parta para a segunda seção. Para fazer a mescla de cores do "tiger eye", separe mechas mais grossas e deixe a iluminação com um tom um mais escuro que o anterior; 

5 - Agora, na próxima e nas demais seções, vá intercalando a largura e tonalidade das mechas. Por exemplo: na terceira seção, volte para as mechinhas finas e bem claras; na quarta, separe as mais grossas e use um tom um pouco mais escuro. Faça isso até terminar todo o cabelo; 

6 - Ao finalizar o processo, deixe a coloração agindo pelo tempo determinado pelo fabricante; 

7 - Passado o tempo, enxague os fios abundantemente para que não sobre nenhum resíduo de produto; 

8 - Se o seu cabelo for de base escura e apresentar pigmentos avermelhados e acobreados, aplique um tonalizante com reflexos acinzentados para neutralizar a cor;

9 - Pronto! Suas madeixas já estão com o efeito iluminado do momento. Agora, é só seguir uma rotina de cuidados específicos na pós-coloração - como uma rotina intensa de hidratações, reconstruções e cremes de pentear com filtro solar para que a cor não desbote. 

Dica: o ideal sempre é procurar um profissional qualificado para garantir que as suas mechas "tiger eye" fiquem impecáveis e sem entregar qualquer dano aos fios. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Cicatri Renov de Elseve

Conheça o leave-in de tratamento queridinho da Grazi