Beleza Extraordinária

Para acabar de vez com o frizz: 10 dicas definitivas

  • Confira o guia definitivo com 10 dicas para acabar de vez com o frizz nos cabelos!
Tela cheia
Confira o guia definitivo com 10 dicas para acabar de vez com o frizz nos cabelos!

Saber como domar o frizz próximo à raiz que insiste em ficar arrepiado é uma missão para a maioria das mulheres. Uma das principais causas do fenômeno é a umidade do ar, e a questão é simples: quando os fios estão secos e entram em contato com essa umidade, os fios acabam se repelindo. Mas nada de desespero! O fios mais rebeldes podem, sim, ser disfarçados com a ajuda de alguns produtos, truques e hábitos certos. Para amenizar de vez o problema, confira 10 dicas simples e definitivas para acabar com os fios arrepiados!

1 - Cabelo hidratado não forma frizz

A primeira dica é apostar em shampoos e condicionadores que prometem hidratar os cabelos e mantê-los sempre saudáveis - já que a falta de água, óleo ou queratina também pode acarretar no frizz. A questão é simples: a fibra capilar age como uma esponja, e se ela está ressecada, acaba absorvendo a umidade do ambiente, deixando os cabelo arrepiado. Além disso, tenha em mãos um leave-in próprio para o seu tipo de cabelo: mais leves para madeixas finas ou do tipo modeladores para cabelos cacheados. 

2 - Tente ao máximo não passar a mão no cabelo

Não passar a mão nos fios pode ser complicado de vez em quando, já que as mulheres estão sempre de olho no visual e como as madeixas estão se comportando ao longo do dia. No entanto, alisar o cabelo com as mãos toda hora também cria um atrito, o que aumenta ainda mais o aparecimento dos fios arrepiados.

3 - Pentes de madeira controlam eletricidade dos fios

Diferente do plástico ou outros materiais, a madeira é capaz de neutralizar a estática, o que ajuda a evitar os indesejáveis fios para o alto. Portanto, o truque é usar sempre pentes de madeira, que vão amenizar o frizz dos cabelos. A dica para as cacheadas é usar um pente de dentes largos, enquanto as donas de fios ondulados e lisos podem carregar o de dentes mais juntinhos. 

4 - Evite esfregar a tolha nos cabelos

Esfregar a toalha nos cabelos após a lavagem, principalmente nas pontas, pode até ser um hábito de muitas mulheres, mas o atrito pode danificar os fios. O ideal é deixar as madeixas secarem naturalmente, e antes de sair de casa, vale aplicar um pouco de leave-in nos fios. No entanto, se você prefere sair com os cabelos já secos, opte pelo secador na opção de ar frio. Outra dica de ouro é trocar a toalha comum por toalhas de microfibra ou tecidos macios de algodão. 

5 - Durma de cabelo preso

Os cuidados com o frizz devem acontecer até mesmo durante o sono. Ao invés de dormir de cabelos soltos, aposte em coques ou tranças para amenizar o frizz no comprimento. Isso vai evitar o atrito com a fronha, lençol e até mesmo com a roupa de dormir. Também vale apostar em roupas de cama de algodão, ao invés de sintéticas, que ajudam a criar eletricidade estática.

6 - Não abra mão dos produtos térmicos antes da escova

Se você é do tipo de mulher que não vive sem escova, é essencial ter em mãos um protetor térmico, que vai proteger seus fios do calor do secador ou da chapinha. O produto é capaz de formar uma película que impede o cabelo de quebrar e ficar ressacado - e, consequentemente, fios arrepiados.

7 - Sérum capilar também ajuda a amenizar o frizz

O sérum é um finalizador diferente dos tradicionais. Com uma textura fluida e não-gordurosa, ele concentra uma grande quantidade óleos, silicones e vitaminas que deixam os fios nutridos, sem pontas duplas e sem frizz. Apenas uma gota do produto já é o suficiente para o cabelo inteiro, até mesmo para os mais compridos.

8 - Evite cortar o cabelo em camadas

Se você quer uma solução mais radical para evitar o frizz, a dica é evitar o corte em camadas. Por deixar o cabelo com mais leveza, esse tipo de corte é o mais afetado por problemas de eletricidade estática. A dica é apostar em cortes retos e que deixem as madeixas mais espessas.

9 -  Último enxague do banho deve ser com água gelada

Por mais que você goste de lavar os cabelos com água quente ou morna, é superimportante terminar o banho com um jato de água gelada nos fios. Enquanto a temperatura quente abre as cutículas do cabelo, a água gelada tem o poder de fechá-las, o que deixará seus fios mais protegidos e longe do frizz.  

10 - Esconda o frizz ao invés de arrancar os fios rebeldes

Se a produção é de última hora e você precisa esconder o frizz, a dica é: não arranque os fios arrepiados, já que o frizz nada mais é do que fios inteiros que quebraram. Portanto, as chances de nascer outro fio rebelde é muito maior. Há duas dicas na hora de fazer penteados: você pode aplicar spray fixador e depois pentear o cabelo, ou também pode apostar em gel e creme para pentear enquanto fizer o penteado. 

vídeos Recomendados
Tutorial em vídeo mostra como criar cachos com secador de forma rápida!
  1. Ampola capilar realmente funciona? Descubra como usar o produto!
    Ampola capilar realmente funciona? Descubra...
    Ampola capilar realmente funciona? Descubra como usar o produto!

    Para quem tem uma rotina corrida, as ampolas de...

    Leia mais
  2. Vai tingir os cabelos pela primeira vez? Confira 5 coisas que você precisa saber antes da coloração!
    Vai tingir os cabelos pela primeira vez?...
  3. Cronograma capilar para cabelos lisos: saiba como combinar hidratação, nutrição e reconstrução na sua rotina de cuidados!
    Cronograma capilar para cabelos lisos: saiba...
  4. Loucas por Cabelo: conheça Bruna Araujo, a jovem modelo que é apaixonada por transformações capilares!
    Loucas por Cabelo: conheça Bruna Araujo, a...
  5. Método LOC: descubra o que é a técnica de finalização para cabelos cacheados e crespos
    Método LOC: descubra o que é a técnica de...
  6. Queratina: substância pode ser usada em todos os tipos de cabelo? Descubra!
    Queratina: substância pode ser usada em todos...
    Queratina: substância pode ser usada em todos os tipos de cabelo? Descubra!

    Cuidar dos cabelos é mais que fazer...

    Leia mais

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos