Beleza Extraordinária

Ondas sem babyliss, secador ou chapinha: 6 formas de fazer cachos perfeitos nas férias sem as ferramentas!

  • Quer evitar o calor do babyliss e ter mais espaço na mala de viagem? Aprenda algumas técnicas que garantem o efeito ondulado sem o aparelho (Foto: Pixelformula)
  • Tranças, coques e truques com materiais inusitados - como papel higiênico e meia calça - podem garantir o ondulado nas madeixas (Foto: Instagram @sofiajamora)
Tela cheia
Previous Next
Quer evitar o calor do babyliss e ter mais espaço na mala de viagem? Aprenda algumas técnicas que garantem o efeito ondulado sem o aparelho (Foto: Pixelformula)
  • Quer evitar o calor do babyliss e ter mais espaço na mala de viagem? Aprenda algumas técnicas que garantem o efeito ondulado sem o aparelho (Foto: Pixelformula)
  • Tranças, coques e truques com materiais inusitados - como papel higiênico e meia calça - podem garantir o ondulado nas madeixas (Foto: Instagram @sofiajamora)

Quando se fala em fazer cachos no cabelo liso, o babyliss, a chapinha e o secador logo vem à cabeça. Mas, apesar das ferramentas de calor serem grandes aliadas, nem sempre é tão prático carregá-las na mala de viagem. Porém, para a alegria de quem faz parte do grupo que não dispensa esse efeito ondulado, existem várias outras técnicas que garantirão ondas perfeitas sem ocupar espaço na bagagem, usando itens bem peculiares, como meia-calça ou papel higiênico. Confira quais são elas!

1 - Truque do coque frouxo

Uma das maneiras mais práticas de criar ondas no cabelo e, ainda, seguir a finalização messy que continua em alta é recorrer ao truque do coque frouxo. Super prática, essa técnica é ideal para as menos habilidosas ou que não têm paciência de passar muito tempo em frente ao espelho. 

O processo, super simples, é o seguinte: depois de lavar o cabelo, aplique o leave-in de sua preferência em todo o comprimento do cabelo e deixe-o solto por alguns minutos; depois, com os fios ainda levemente úmidos, faça um coque bem frouxo com a ajuda de um elástico ou de grampinhos. Feito isso, é só continuar com o penteado por um certo tempo - enquanto faz a maquiagem e decide a roupa ou durante o trajeto para seu compromisso, por exemplo - e só desfazê-lo quando perceber que as madeixas estão completamente secas. O resultado são cachos largos e volumosos, bem no estilo mais despojado que continua como tendência.

2 -  Truque da trança

Agora, se a sua ideia é fazer cachos mais frisados, o ideal é trocar o truque do coque pelo da trança, uma técnica que você provavelmente já fez quando criança sem perceber. Lembra quando sua mãe trançava seu cabelo e, quando soltava, o deixava com uma textura diferente? Então, essa é justamente a dica para criar as ondulações sem usar nenhuma fonte de calor: trançar os fios com uma única trança grossa ou com várias fininhas e só soltá-lo depois de algumas horas. 

Embora essa opção também funcione nas madeixas secas, trançá-las ainda úmidas garante ondas mais marcadas e de uma maneira mais prática. A única questão é saber se você quer os "cachos frisados" mais largos ou mais finos para escolher entre o truque com uma única trança ou com várias fininhas. 

3 - Pontas amassadas com leave-in

Para quem já tem os cabelos levemente ondulados e não quer ter que esperar a hora de soltar o cabelo para ver o efeito da técnica, o ideal é apostar no truque das pontas amassadas com leave-in. O passo a passo para fazê-la é ainda mais simples: primeiro, divida as madeixas em várias seções e aplique um creme finalizador de consistência mais grossa em cada uma delas; depois, amasse bem as pontas de baixo para cima, em direção a raiz, até que se forme a ondulação que você deseja.

Nessa opção de texturização, a dica para conseguir um visual mais natural é não esquecer de quebrar a película protetora do creme - que causa aquele aspecto mais durinho - assim que o cabelo estiver completamente seco. Com isso, você exibirá uma ondulação "podrinha" nas pontas com muito mais volume e leveza. 

4 - Os tradicionais 'bobes'

Além dessas três opções super práticas, uma ótima opção para criar cachos mais definidos é recorrer aos bons e velhos bobes - aqueles rolinhos de cabelo que a maioria das avós já teve em casa. Para ter sucesso nessa produção, antes de mais nada, você precisa decidir se quer ondas mais largas ou menores para escolher os rolinhos do tamanho certo; feito isso, basta prendê-los nas mechas e só tirá-los quando o cabelo estiver completamente seco. 

Para agilizar o processo, a maioria das mulheres costuma fazer a secagem com a ajuda do secador. Mas, como a ideia é evitar o jato quente dos aparelhos e liberar espaço na mala de viagem, o ideal é deixar os fios secarem ao natural antes de retirar os bobes. 

5- Meia-calça

Outra dica infalível para ondular as pontas do cabelo é recorrer à meia calça! Embora pareça inusitado, esse procedimento também é bem simples: primeiro, você precisa cortar o cós elástico da meia para criar uma espécie de headband; depois, é só colocá-lo ao redor da cabeça e ir enrolando mechas de, aproximadamente, dois dedos de largura ao redor do acessório. 

Para garantir que as ondas se fixem no cabelo, o ideal é deixar as mechas enroladas durante o tempo em que você está dormindo e só soltá-las pela manhã. Mas, se precisar do resultado para o mesmo dia, a dica é fazer a técnica com boas horas de antecedência para que as madeixas tenham tempo de pegar o formato ondulado. 

6 - Papel higiênico

Além da meia calça, outra maneira inusitada de enrolar os cabelos sem babyliss é contar com a ajudinha do papel higiênico. Assim como as outras, essa técnica também garante um bom resultado, mas seu processo exige um pouco mais de paciência e tempo. 

Aprenda: Pegue um pedaço de papel higiênico e dobre-o no formato de um rolinho; depois, com as madeixas divididas em seções, reserve uma mecha e enrole-a no papel das pontas até a raiz. Quando o fio estiver todo enrolado, finalize fazendo um nó com o próprio papel higiênico. Repita o procedimento em todo o cabelo e só solte pela manhã ou depois de algumas horas. 

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Loucas por cabelo: inspire-se com as pontas onduladas e o ombré hair da jornalista Bruna Melo
    Loucas por cabelo: inspire-se com as pontas...
  2. Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4 dicas para adotar nesta idade
    Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4...
    Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4 dicas para adotar nesta idade

    À medida que envelhecemos, assim como a pele,...

    Leia mais
  3. Cabelo com baixa porosidade: como tratar o problema e recuperar a saúde dos fios
    Cabelo com baixa porosidade: como tratar o...
    Cabelo com baixa porosidade: como tratar o problema e recuperar a saúde dos fios

    Você sabe o que é porosidade capilar?...

    Leia mais
  4. Creme de pentear em cabelo 4A, 4B e 4C: saiba qual a melhor opção de produto e confira dicas para a finalização!
    Creme de pentear em cabelo 4A, 4B e 4C: saiba...
  5. 13 fotos da trajetória capilar de Ana Furtado: do loiro ao preto, atriz conta como mudou o cabelo ao longo dos anos
    13 fotos da trajetória capilar de Ana Furtado:...
  6. Emoliente, umectante e hidrante: saiba a diferença entre as propriedades dos cremes de cabelo e descubra qual o resultado de cada uma
    Emoliente, umectante e hidrante: saiba a...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais