Beleza Extraordinária

Óleo de coco para cabelo: veja 5 maneiras de usar e descubra os benefícios para a nutrição e umectação dos fios

  • Você sabia que o óleo de coco pode ser usado de várias maneiras para dar brilho e tirar o frizz do cabelo? Confira 5 delas! (Foto: Instagram @stylefeen)
  • O óleo de coco pode ser usado até mesmo nos cabelos lisos e alisados com escova progressiva, para nutrir e hidratar as pontas (Foto: Instagram @sayriajade)
  • O óleo de coco pode ser usado em misturinhas com creme de tratamento e creme para pentear, além de ser vantajoso na técnica do pré-poo (Foto: Instagram @lovetaegan)
Tela cheia
Previous Next
Você sabia que o óleo de coco pode ser usado de várias maneiras para dar brilho e tirar o frizz do cabelo? Confira 5 delas! (Foto: Instagram @stylefeen)
  • Você sabia que o óleo de coco pode ser usado de várias maneiras para dar brilho e tirar o frizz do cabelo? Confira 5 delas! (Foto: Instagram @stylefeen)
  • O óleo de coco pode ser usado até mesmo nos cabelos lisos e alisados com escova progressiva, para nutrir e hidratar as pontas (Foto: Instagram @sayriajade)
  • O óleo de coco pode ser usado em misturinhas com creme de tratamento e creme para pentear, além de ser vantajoso na técnica do pré-poo (Foto: Instagram @lovetaegan)

O óleo de coco está no topo da lista de cuidados quando o assunto é cabelo! E não é para menos: o ingrediente ajuda a nutrir, a dar brilho e maciez, e ainda a driblar o frizz de  qualquer tipo de fio, tanto os cacheados e crespos, quanto os lisos, alisados com escova progressiva e até cabelos com coloração. O óleo pode ser encontrado tanto na versão pura quanto na composição de shampoos, condicionadores e cremes, que potencializam o efeito do produto e ainda deixam a rotina capilar mais prática. Para te ajudar a tirar proveito máximo do óleo, o Beleza Extraordinária listou 5 maneiras diferentes de usar o produto. Confira! 

1. Na umectação: óleo de coco puro ajuda a nutrir o cabelo ressecado

Para quem nunca ouviu falar na umectação, a técnica nada mais é do que deixar um óleo capilar agindo nos fios por, no mínimo, 2 horas, ou durante a noite inteira. O óleo de coco virou favorito nesse tratamento por causa do alto poder de nutrição e absorção dos lipídeos do produto pela fibra capilar, que ajudam a devolver o brilho e a maciez dos cabelos secos, principalmente nas pontas.

Como fazer: com os cabelos secos, aplique o óleo de coco da raiz as pontas, enluvando mecha por mecha. Se você tem cabelo liso ou fino, aplique só no comprimento para evitar oleosidade. Deixe o óleo agir pelo tempo que preferir e depois lave normalmente com shampoo ou fazendo a técnica UCPE, que você pode aprender aqui!

2. Misturado ao creme de hidratação: óleo de coco potencializa o efeito

O óleo de coco também ajuda - e muito! - a potencializar o efeito da sua máscara de hidratação favorita e ainda deixar a textura dela mais emoliente: basta depositar gotinhas do óleo no pote do creme de tratamento ou em um recipiente à parte, misturar com uma espátula e aplicar nos cabelos. Qualquer que sejam os ativos do seu creme de hidratação, o óleo ajuda a reforçar o brilho e fazer com que o efeito dure mais tempo. 

3. No creme para pentear: óleo de coco hidrata e protege as pontas

Outra maneira de usar o óleo de coco para fugir do aspecto seco e sem brilho dos cabelos é misturar o produto no creme para pentear ou no leave-in. A combinação é mega vantajosa por vários motivos: ela ajuda a revitalizar os cachos no day after, ajuda a definir o cabelo em transição capilar e ainda consegue dar brilho e hidratar pontinhas ressecadas dos cabelos lisos e ondulados. 

4. Na fórmula dos shampoos e condicionadores: óleo de coco já hidrata os cabelos na lavagem

Atualmente, existem linhas completas de shampoo, condicionador e cremes para pentear e de tratamento com o óleo de coco na composição, o que é prático para quem precisa hidratar e nutrir o cabelo seco já na lavagem. Outra vantagem dos shampoos e condicionadores com óleo de coco é que os produtos são práticos para quem tem fios muito oleosos na raiz e ainda têm receio de apostar na versão pura do óleo. 

5. Antes do shampoo: óleo de coco protege o cabelo do ressecamento

Usar shampoo é fundamental para limpar o couro cabeludo, mas o produto pode ressecar cabelos cacheados e crespos, e ainda abrir espaço para pontas duplas e secas nos cabelos lisos ou ondulados. Para fugir desse problema, experimente aplicar o óleo de coco nos fios, antes da lavagem: o item vai selar o cabelo, evitando que os agentes do shampoo retirem a oleosidade natural e o brilho das madeixas. O bônus é que logo após o banho o cabelo ficará desembaraçado e secará mais brilhoso e com caimento natural. 

Redação: Beatriz Doblas

Produtos favoritos
Temas relacionados
Tem o dia corrido?

Essa rotina de cuidados é perfeita pra você!