Beleza Extraordinária

O sol aumenta a oleosidade da pele? Entenda por que o rosto fica mais oleoso no verão

  • Entenda por que a pele fica mais oleosa durante o tempo quente (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Entenda por que a pele fica mais oleosa durante o tempo quente (Foto: Shutterstock)

A sua pele está mais oleosa? O verão já chegou e com ele o calor, os dias mais longos e o clima de férias também já se instalaram e nesta época do ano, a pele tende a sofrer algumas alterações. O sol está mais forte, o que afeta a derme tanto pelos danos causados pela sua radiação ultravioleta quanto pelo calor. No início da exposição, parece que a pele fica mais bonita e sequinha, mas não demora a começar o efeito contrário e a oleosidade excessiva e a acne logo aparecem. Você sabe porque isto acontece? Descubra!

O calor aumenta a produção de suor e de sebo da pele

No verão, o calor faz com que as glândulas responsáveis por produzir a transpiração entrem em produção excessiva, para manter o corpo numa temperatura mais baixa. Ao mesmo tempo, as glândulas que produzem oleosidade e sebo também têm uma maior atividade com o calor, deixando a pele com uma sensação grudenta. O suor é composto por impurezas, óleos e sais que, aliados ao sebo produzido pela pele, ocluem os poros com resíduos, podendo causar os famosos comedões, como espinhas e cravos. 

Por isso, nesta época do ano é essencial ter uma atenção extra na hora de lavar o rosto, com produtos específicos para deixar a pele sequinha e livre de impurezas, além de não abrir mão do hidratante, que deve ser leve e com fórmula oil-free.

A radiação ultravioleta desregula o bom funcionamento celular da pele

Outro motivo pelo qual a pele fica mais oleosa é que a radiação ultravioleta faz com que as células que constituem o tecido da pele deixem de funcionar de modo adequado, desequilibrando a produção de proteínas e gorduras na derme. Assim, no início a pele fica muito seca; e logo depois muito oleosa. Por isso, é essencial aumentar o fator de proteção do seu filtro no verão, além de sempre reaplicar ao longo do dia.

Protetor solar com toque seco é essencial para manter a oleosidade sob controle

O truque para aproveitar o verão sem se preocupar com a oleosidade da pele ou os danos nocivos do sol é investir em um protetor solar facial de textura leve e toque seco. Procure fórmulas livres de óleo e que prometam controlar e reduzir o brilho do rosto ao longo do dia e, além disso, opte por um fator elevado, igual ou superior a 30, para garantir a proteção adequada para a sua pele. 

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Rugas na testa: conheça 5 hábitos que causam as linhas de expressão e descubra o melhor tratamento para a pele do rosto!
    Rugas na testa: conheça 5 hábitos que causam as...
  2. Flacidez do rosto aos 30, 40 ou 50 anos: saiba a idade ideal para começar a se preocupar com o problema
    Flacidez do rosto aos 30, 40 ou 50 anos: saiba...
  3. Pé de galinha: saiba o que é e como disfarçar a linha de expressão que surge na área dos olhos
    Pé de galinha: saiba o que é e como disfarçar a...
  4. Manchas claras ou escuras na pele? Confira 3 produtos e tratamentos para melhorar o aspecto da cútis
    Manchas claras ou escuras na pele? Confira 3...
  5. Descubra os benefícios do Revitalift Laser X3 Cicatri Correct: creme que promete renovação do rosto, rejuvenescimento, combate à flacidez e linhas de expressão
    Descubra os benefícios do Revitalift Laser X3...
  6. LHA: entenda a importância da substância no creme antiidade para a renovação celular e combate às linhas de expressão
    LHA: entenda a importância da substância no...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais