Beleza Extraordinária

O que é DEET Repelente? Confira os detalhes sobre o ativo que afasta os mosquitos da pele

  • Você sabe o que é o ativo DEET no repelente? Leia a matéria e confira! (Foto Instagram @syanafromparis)
  • O DEET repelente é um ativo que impede que os insetos de se aproximarem da pele (Foto: Instagram @belle_lucia)
  • O DEET não tem cheiro forte e pode aparecer em concentrações de 5% a 15% nos repelentes (Foto: Instagram @montanalower)
Tela cheia
Previous Next
Você sabe o que é o ativo DEET no repelente? Leia a matéria e confira! (Foto Instagram @syanafromparis)
  • Você sabe o que é o ativo DEET no repelente? Leia a matéria e confira! (Foto Instagram @syanafromparis)
  • O DEET repelente é um ativo que impede que os insetos de se aproximarem da pele (Foto: Instagram @belle_lucia)
  • O DEET não tem cheiro forte e pode aparecer em concentrações de 5% a 15% nos repelentes (Foto: Instagram @montanalower)

Quem procura por repelentes, geralmente, acaba esbarrando em uma substância comum: o DEET Repelente. O ativo está em quase todos os repelentes do mercado e é um dos mais potentes para proteger a pele das alergias e coceiras dos mosquitos,como o temido Aedes aegypti, que pode transmitir o vírus Zika e Chikungunya. Criado em 1946 pelos Estados Unidos, o ativo era utilizado pelo exército americano e, depois, tornou-se um repelente mega seguro para uso pessoal. Saiba todos os detalhes do ativo e confira como o DEET repelente age na pele.

Como atua o DEET nos repelentes?

O DEET, assim como qualquer outro ativo composto nos repelentes, não mata os mosquitos: ele age afastando os insetos e impedindo-os de picar a superfície do nosso corpo ao criar uma camada protetora na pele. O que acontece é que as antenas dos insetos são atraídas pelo odor que a pele exala naturalmente, como o gás de dióxido de carbono, por exemplo, ou até mesmo por perfumes. Assim, o DEET confunde os neurônios e receptores presentes nas antenas e também na boca dos insetos, dificultando que eles reconheçam esse odor da nossa pele e, consequentemente, se aproximem dela.

Como descobrir a eficácia dos repelentes com DEET? 

Se você está procurando por repelentes, já deve ter visto que o DEET pode aparecer em várias concentrações: a mais comum fica entre 5% e 15%. Esse nível de DEET determina a duração da proteção, e não o nível de afastamento dos mosquitos: ou seja, quanto maior a concentração de DEET, por mais tempo a pele ficará protegida. Com 5% de concentração, o DEET já consegue proteger 100% a pele durante 2 horas, e para mantê-la protegida de modo seguro, o ideal é sempre reaplicar o repelente em todas as áreas expostas - exceto no rosto.

Os repelentes com DEET têm cheiro forte?

Uma das maiores preocupações de quem aposta no produto, principalmente durante o verão, é em relação ao cheiro do repelente, e são exatamente os ativos que vão determinar o odor do produto. A boa notícia é que o DEET é uma substância leve e, por isso, não tem cheiro forte. Assim, está permitido aplicar o produto por até 3 vezes ao dia, que é o tempo médio indicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para evitar intoxicação, ou para quem tem a pele supersensível, apostar nas versões de protetor solar com DEET repelente.

Para quem quer se proteger especificamente do Aedes aegypti, a dica é investir na aplicação e reaplicação do repelente com DEET nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, que são os momentos onde o mosquito mais costuma atacar.

Redação: Beatriz Doblas

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Quantos litros de água devemos beber por dia? Descubra se você ingere a quantidade de líquido ideal e 4 formas de inserir o hábito na rotina
    Quantos litros de água devemos beber por dia?...
  2. Como cuidar da pele depois de uma sessão de laser: 7 passos para proteger o rosto após o procedimento com os produtos certos
    Como cuidar da pele depois de uma sessão de...
  3. TPM: o que é tensão pré-menstrual? Conheça os sintomas que podem aparecer antes da menstruação e como contornar o problema
    TPM: o que é tensão pré-menstrual? Conheça os...
  4. O seu tipo de pele pode mudar? Descubra e saiba se a sua pele é mesmo oleosa, mista, seca ou normal
    O seu tipo de pele pode mudar? Descubra e saiba...
  5. Saiba quais são os cuidados com a pele de Helena Bordon para os dias de festa, gravações e outros eventos importantes
    Saiba quais são os cuidados com a pele de...
  6. Como cuidar da pele na primavera e no verão: 5 hábitos indispensáveis que toda mulher vaidosa deve seguir
    Como cuidar da pele na primavera e no verão: 5...

Ver mais

Vídeos
"Esse Brilho é Meu" é a música tema da parceria entre a cantora Iza e Casting Creme Gloss de L'Oréal Paris. Confira mais na matéria! (Foto: Juliana Coutinho)

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais