Beleza Extraordinária

O que causa a falta de vitamina D? Saiba como manter os níveis da substância na pele sem abrir mão da proteção

  • A vitamina D é estimulada pelo sol, e é importante para a saúde dos ossos e melhora da pele (Foto: Shutterstock)
  • Para estimular a produção de vitamina D no organismo, uma dica é expor-se ao sol com protetor solar por cerca de 5 a 20 minutos (Foto: Shutterstock)
  • O uso do protetor solar é importante porque os raios ultravioletas podem causar envelhecimento precoce da pele, queimaduras e até mesmo o câncer de pele (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
A vitamina D é estimulada pelo sol, e é importante para a saúde dos ossos e melhora da pele (Foto: Shutterstock)
  • A vitamina D é estimulada pelo sol, e é importante para a saúde dos ossos e melhora da pele (Foto: Shutterstock)
  • Para estimular a produção de vitamina D no organismo, uma dica é expor-se ao sol com protetor solar por cerca de 5 a 20 minutos (Foto: Shutterstock)
  • O uso do protetor solar é importante porque os raios ultravioletas podem causar envelhecimento precoce da pele, queimaduras e até mesmo o câncer de pele (Foto: Shutterstock)

A vitamina D é fundamental para a saúde da pele e do organismo. Produzida pelo próprio corpo, ela ajuda a fortalecer os ossos e também a prevenir o envelhecimento da pele, porque fortalece a barreira da derme. A produção da vitamina é estimulada com a exposição ao sol, e quem vive em lugares mais frios ou muito urbanos pode chegar a ter deficiência da vitamina D no organismo. Quando isso acontece, o corpo corre o risco de desenvolver alguns problemas, como osteoporose, doenças cardíacas e diabetes, além de rugas e linhas de expressão no rosto. Mas como se expor ao sol para produzir a vitamina e ao mesmo tempo proteger a pele dos raios UV? Descubra!  

O que causa a falta de vitamina D no organismo?

Se a vitamina D é estimulada quando o corpo é exposto ao sol, a carência do nutriente pode acontecer em épocas mais frias, como o inverno, ou para quem não costuma pegar sol regularmente. Além disso, quando o filtro solar do dia a dia tem um fator de proteção muito alto, a produção de vitamina D também pode diminuir, pois o produto com uma proteção muito alta impede que a radiação atinga o corpo. No entanto, no caso das cidades brasileiras, o índice de radiação solar é muito alto, o que não dispensa o uso do protetor na hora de estimular a vitamina D no organismo. 

Qual é o jeito certo de tomar sol para estimular a produção de vitamina D?

A gente sabe que é preciso ativar a vitamina D no organismo através da exposição solar. Mas sabemos também que a exposição excessiva aos raios ultravioletas pode causar uma série de problemas ao corpo, desde queimaduras solares e envelhecimento precoce até ao câncer de pele. Por isso, para manter os níveis de vitamina D equilibrados, é preciso dosar a exposição, sem esquecer o filtro solar específico para cada tipo de pele.

- Expor-se durante um curto período de tempo já é suficiente. Ou seja, nada de sair de casa sem o protetor solar facial, que vai proteger de manchas e queimaduras. Para quem tem a pele clara, que queima facilmente, 5 minutos por dia já é suficiente. Quem tem a pele negra ou morena pode reservar cerca de 20 minutos. 

- Como o organismo requer uma quantidade muito pequena de radiação, cerca de três vezes por semana já é suficiente. 

- Não existe uma parte do corpo que absorve melhor a vitamina D. A dica é deixar apenas braços e pernas expostos durante o tempo necessário, enquanto no rosto é importante aplicar o protetor solar facial.

- É fundamental que a exposição ao sol seja feita somente antes das 10h e depois as 15h, porque são horários em que a incidência da radiação solar é mais fraca.

Alimentação também ajuda a manter os níveis de vitamina D no organismo

Outra forma de manter o nível de vitamina D equilibrado é através da alimentação. Um dos principais alimentos é o leite, que junto com seus derivados, como o queijo e a manteiga, melhoram a concentração do nutriente no organismo. Peixes como salmão, sardinha e o atum enlatado também são boas opções, além de carregarem, também, o ômega 3. O ovo também ajuda a concentrar a vitamina D no organismo, principalmente a parte da gema, assim como o fígado do boi e da galinha, que são ricos em nutrientes benéficos para os ossos.

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Cuidados com a pele na primavera: o que muda na estação, como a temperatura afeta a pele e que produtos começar a usar
    Cuidados com a pele na primavera: o que muda na...
  2. 5 preocupações com a pele que surgem aos 20 e poucos anos: manchas, proteção solar e mais!
    5 preocupações com a pele que surgem aos 20 e...
  3. 3 coisas que podem acontecer com a sua pele ao esfregar o rosto na hora de limpar: confira os problemas que o atrito pode causar
    3 coisas que podem acontecer com a sua pele ao...
  4. Detox da pele: 4 dicas de como cuidar do rosto depois de shows ou festas
    Detox da pele: 4 dicas de como cuidar do rosto...
    Detox da pele: 4 dicas de como cuidar do rosto depois de shows ou festas

    Aproveitar um festival, show ou festa até o fim...

    Leia mais
  5. Posso usar ácido salicílico no sol? Saiba como usar a substância sem causar danos para a pele
    Posso usar ácido salicílico no sol? Saiba como...
  6. Como remover os cravos do nariz em poucos minutos: 3 dicas para tirar os pontinhos pretos da pele em casa
    Como remover os cravos do nariz em poucos...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais