O que acontece com a pele durante o tratamento do câncer de mama e como cuidar? Especialista tira as dúvidas sobre o assunto

Logo após o diagnóstico do câncer de mama, o primeiro passo é combater o problema com a ajuda do tratamento adequado. Nessa fase, se o caminho indicado pelo especialista for a quimioterapia, pode ser que os cuidados com a saúde da pele precisem ser redobrados.

O motivo, segundo a oncologista Alice Garcia, é que o ressecamento e a desidratação da derme costumam ser efeitos colaterais esperados no tratamento com medicamentos que combatem as células cancerosas. "Ainda assim, nem todos os pacientes sofrem com essas reações", explica a médica. Agora, para aprender a lidar com a situação da melhor maneira possível, continue lendo a matéria e saiba mais sobre o assunto.

Falta de hidratação na pele pode ser reflexo da quimioterapia em alguns casos

Em geral, o câncer de mama pode afetar o dia a dia do paciente de várias formas, dependendo sempre do estágio da doença, do organismo de cada pessoa e de qual tipo de tratamento for escolhido para o caso. Com a quimioterapia, por exemplo, por causa do uso de medicamentos orais ou intravenosos mais fortes, a especialista alerta que a desidratação da derme e o aspecto de pele ressecada e irritada no rosto e corpo já são reações esperadas nos pacientes. "Há muitos tipos diferentes de quimioterapia e alguns podem causar até mesmo bolhas nos pés e mãos, mas não é a regra", acrescenta Alice.

É preciso parar um tratamento estético durante o tratamento do câncer de mama?

No entanto, ainda que a pele fique mais sensível durante o combate ao problema, a médica garante que não é necessário abandonar os tratamentos estéticos iniciados no rosto ou no corpo antes do diagnóstico - ainda que, por precaução, seja importante tomar certos cuidados. "Não é necessário parar com o procedimento desde que o tratamento estético não cause descamação ou prurido, ou facilite infecção da pele", explica. Sendo assim, por via das dúvidas, vale conversar com o médico oncologista e pedir uma orientação específica sobre o que fazer a respeito do seu caso.

Criar uma rotina de hidratação da pele e manter hábitos saudáveis ameniza os efeitos da terapia 

Por fim, em geral, o conselho da oncologista para quem começou a sentir a pele mais seca, escamosa e fragilizada durante o tratamento do câncer é mantê-la sempre limpa e hidratada. Para isso, vale investir no ritual diário com o sabonete adequado para o rosto e apostar no uso de cremes hidratantes sem álcool todas as manhãs, à noite - antes de dormir - e até mesmo depois do banho. "No caso da síndrome mão/pé citada acima, é preciso usar sapatos macios, e, às vezes, usar cremes a base de corticosteróides para reepitelização da pele", reforça a especialista.

Além disso, a última recomendação de Alice é manter sempre uma boa alimentação, uma rotina de exercícios físicos em dia e, com o acompanhamento do médico, começar também a fazer uso de medicamentos que minimizem os impactos do tratamento no organismo. Tudo em nome de uma rotina mais tranquila e leve durante esse período.

 

Matéria publicada em 04 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/o-que-acontece-com-a-pele-durante-o-tratamento-do-cancer-de-mama-e-como-cuidar-especialista-tira-as-duvidas-sobre-o-assunto" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/o-que-acontece-com-a-pele-durante-o-tratamento-do-cancer-de-mama-e-como-cuidar-especialista-tira-as-duvidas-sobre-o-assunto", "name": "o-que-acontece-com-a-pele-durante-o-tratamento-do-cancer-de-mama-e-como-cuidar-especialista-tira-as-duvidas-sobre-o-assunto" } } ] }