Beleza Extraordinária

O cabelo pode mudar de textura ao longo da vida: tricologista explica os motivos!

  • Alterações hormonais e tratamentos químicos podem alterar estrutura e aparência das madeixas
Tela cheia
Previous Next
Alterações hormonais e tratamentos químicos podem alterar estrutura e aparência das madeixas

Não é somente na gravidez que os cabelos podem mudar de textura. Ao longo da vida, é natural que os fios modifiquem sua beleza e passem a ter um aspecto mais fino ou mais grosso, mais cacheado ou mais liso. Se você lembra de ter um cabelo mais rebelde durante a adolescência ou não reconheceu suas madeixas ao olhar uma foto de quando era bebê, acredite: isso acontece com a maioria das mulheres e em qualquer idade. De acordo com o médico tricologista Valcinir Bedin, as alterações hormonais são as principais causas da mudança capilar, mas outros fatores também podem influenciar na transformação. Confira abaixo!

Fio tornar-se mais fino e quebradiço é a alteração mais comum

Não importa qual seja a textura do seu cabelo - lisa, cacheada, ondulada ou crespa - as madeixas costumam ser mais brilhantes e saudáveis na infância. Já na adolescência, a turbulência hormonal faz com que os fios tornem-se volumosos e rebeldes, e na fase adulta, mais finos e quebradiços. Porém, de acordo com o tricologista, não há uma idade específica para que os fios comecem a alterar sua forma, já que o fato também depende de como a mulher cuida das madeixas durante a vida. "A mudança vai depender muito do que ela usou nos cabelos e da forma como ela trata os seus fios, mas pode ocorrer desde a adolescência. A primeira é a mudança da textura para mais fino e quebradiço. Pode haver mudança de forma, de liso para encaracolado ou vice-versa", explicou o especialista Bedin.

Queda de cabelo também pode acontecer com as mulheres 

Não são apenas os homens que sofrem com queda de cabelo na fase adulta. O excesso de cortisol no organismo é um dos fatores que podem ocasionar dermatite seborreica e consequentemente, queda dos fios, porém, de um jeito sutil nas mulheres. O tricologista afirma que o problema - que também pode ser causado por outros fatores - pode ser revertido. "O primeiro ponto é descobrir a causa da queda, que pode ser de origem hormonal, metabólica ou genética. Depois de descoberta a causa deve-se tentar reverter o processo como tratamentos tópicos ou medicamentos orais quando for necessário", recomendou. 

Além dos hormônios, excesso de tratamentos químicos pode alterar a textura dos cabelos

Os picos hormonais na adolescência e a quebra brusca de hormônios na menopausa são episódios conhecidos pelas mulheres. Mas além dessas fases, de acordo com o tricologista Valcinir Bedin, o excesso de tratamentos químicos, como descolorações e alisamentos também pode alterar a estrutura dos cabelos de um modo negativo, já que os produtos usados podem causar ressecamento, quebra e opacidade a longo prazo. Além disso, a densidade dos fios também pode diminuir, fazendo com que os cabelos fiquem sem balanço ou movimento. Para evitar que isso aconteça, a dica é tentar diminuir o uso desses produtos e investir em hidratações capilares - até mesmo caseiras.

vídeos Recomendados
  1. Belezas reais: long bob loiro platinado é o estilo da blogueira Lau Lopes
    Belezas reais: long bob loiro platinado é o...
    Belezas reais: long bob loiro platinado é o estilo da blogueira Lau Lopes

    Difícil saber se é o loiro platinado ou...

    Leia mais
  2. Técnica LOC para os cabelos: 4 vantagens de apostar no método que mistura líquido, óleo e creme
    Técnica LOC para os cabelos: 4 vantagens de...
  3. Corte bordado no cabelo cacheado: saiba como fazer a técnica que tira o frizz e as pontas duplas
    Corte bordado no cabelo cacheado: saiba como...
  4. Como tirar química de relaxamento do cabelo? Saiba voltar aos cachos naturais
    Como tirar química de relaxamento do cabelo?...
    Como tirar química de relaxamento do cabelo? Saiba voltar aos cachos naturais

    Quem decide parar de fazer relaxamento e ter o volume...

    Leia mais
  5. Teste: responda as perguntas e descubra qual a melhor linha de shampoo, condicionador e creme de tratamento para o seu cabelo!
    Teste: responda as perguntas e descubra qual a...
  6. Como arrumar a franja cacheada? Veja o passo a passo da fitagem nos cabelos mais curtos
    Como arrumar a franja cacheada? Veja o passo a...

Ver mais

Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos