Beleza Extraordinária

Nutrição capilar: entenda o que é + 3 formas de fazer o tratamento em casa!

  • Quer saber mais sobre nutrição capilar? Confira a matéria! (Foto: Instagram @laurenlewiss_)
  • Cabelos com tendência a ressecamento são os mais beneficados pela nutrição, já que ela devolve a oleosidade natural dos fios (Foto: Instagram @africanmelaninnn)
  • A nutrição pode ser feita em cabelos de qualquer textura (Foto: Instagram @brittsully)
Tela cheia
Previous Next
Quer saber mais sobre nutrição capilar? Confira a matéria! (Foto: Instagram @laurenlewiss_)
  • Quer saber mais sobre nutrição capilar? Confira a matéria! (Foto: Instagram @laurenlewiss_)
  • Cabelos com tendência a ressecamento são os mais beneficados pela nutrição, já que ela devolve a oleosidade natural dos fios (Foto: Instagram @africanmelaninnn)
  • A nutrição pode ser feita em cabelos de qualquer textura (Foto: Instagram @brittsully)

Com a função de devolver os lipídios do cabelo, a nutrição capilar é um dos tratamentos mais importantes para combater o ressecamento. Ao lado da hidratação e da reconstrução, esse passo do cronograma capilar é feito com óleos vegetais - como o queridinho óleo de coco - ou com máscaras nutritivas que contem com essa substância na fórmula. Quer saber mais sobre a nutrição e adicioná-la à rotina capilar? Vem saber mais detalhes!

Nutrição capilar elimina o ressecamento dos cabelos e sela a hidratação 

Depois da hidratação, a nutrição é o tratamento que mais aparece no cronograma capilar. Para começar, é importante entender que ela é indicada para todos os tipos de fios, mas traz ainda mais benefícios para os que tendem a ressecar com facilidade - como é o caso dos cacheados e crespos - por repor os lipídios e, assim, devolver a oleosidade natural.

E não é só isso: por criar uma barreira lipídica ao redor da fibra capilar, também é responsável por reter a água da hidratação e ajudar a selar as cutículas. O resultado é um cabelo livre de pontas ressecadas, sedoso e com muito mais brilho e movimento - isso sem falar na diminuição do frizz. 

Como adicionar o tratamento à rotina de cuidados? 

Se você não segue o cronograma capilar, a recomendação é reservar, ao menos, um dia da semana para a nutrição e intensificar a frequência do tratamento sempre que perceber que o cabelo está ressecado e opaco. Veja 3 maneiras de inserir esse cuidado à sua rotina capilar: 

1 - Umectação

Sempre que você estiver precisando de uma nutrição potente, a umectação é o tratamento mais indicado! Nessa técnica, usada pelas indianas há muitos anos, o segredo é aplicar óleo - como o de coco, por exemplo - diretamente no cabelo, da raiz às pontas e com massagem no couro cabeludo. Depois, é só deixar o ingrediente agindo nos fios por, no mínimo, duas horas e retirar tudo através do Método UCPE: umectar, condicionar, pausar e esperar - nessa matéria aqui você vê todos os detalhes

Nos cabelos muito ressecados, a umectação pode ser feita uma vez por semana; mas, para quem sofre com oleosidade e só recorre ao tratamento para garantir maciez e brilho, o ideal é aumentar esse intervalo para 15 em 15 dias. 

2 - Máscara nutritiva

Para alternar com a umectação, a dica é apostar em uma máscara nutritiva - ou seja, aquelas que contam com óleos ou manteigas em sua composição. Aplicadas de maneira mais detalhada  - com o cabelo dividido por seções e mais tempo de ação - ou de forma rapidinha, no próprio banho, elas tratam a fibra capilar e ajudam a evitar o ressecamento. 

3 - Máscara de hidratação + óleo capilar 

Na falta de uma máscara específica de nutrição, você também pode fazer misturinhas para tratar o cabelo. O truque é adicionar um pouco de óleo capilar em um creme de hidratação com fórmula mais leve - para que, assim, ela ganhe esse efeito extra e também consiga devolver a oleosidade natural das madeixas. 

Redação: Nívia Passos

vídeos Recomendados
  1. Belezas reais: long bob loiro platinado é o estilo da blogueira Lau Lopes
    Belezas reais: long bob loiro platinado é o...
    Belezas reais: long bob loiro platinado é o estilo da blogueira Lau Lopes

    Difícil saber se é o loiro platinado ou...

    Leia mais
  2. Técnica LOC para os cabelos: 4 vantagens de apostar no método que mistura líquido, óleo e creme
    Técnica LOC para os cabelos: 4 vantagens de...
  3. Corte bordado no cabelo cacheado: saiba como fazer a técnica que tira o frizz e as pontas duplas
    Corte bordado no cabelo cacheado: saiba como...
  4. Como tirar química de relaxamento do cabelo? Saiba voltar aos cachos naturais
    Como tirar química de relaxamento do cabelo?...
    Como tirar química de relaxamento do cabelo? Saiba voltar aos cachos naturais

    Quem decide parar de fazer relaxamento e ter o volume...

    Leia mais
  5. Teste: responda as perguntas e descubra qual a melhor linha de shampoo, condicionador e creme de tratamento para o seu cabelo!
    Teste: responda as perguntas e descubra qual a...
  6. Como arrumar a franja cacheada? Veja o passo a passo da fitagem nos cabelos mais curtos
    Como arrumar a franja cacheada? Veja o passo a...

Ver mais

Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos