Beleza Extraordinária

Nutrição capilar: entenda o que é + 3 formas de fazer o tratamento em casa!

  • Quer saber mais sobre nutrição capilar? Confira a matéria! (Foto: Instagram @laurenlewiss_)
  • Cabelos com tendência a ressecamento são os mais beneficados pela nutrição, já que ela devolve a oleosidade natural dos fios (Foto: Instagram @africanmelaninnn)
  • A nutrição pode ser feita em cabelos de qualquer textura (Foto: Instagram @brittsully)
Tela cheia
Previous Next
Quer saber mais sobre nutrição capilar? Confira a matéria! (Foto: Instagram @laurenlewiss_)
  • Quer saber mais sobre nutrição capilar? Confira a matéria! (Foto: Instagram @laurenlewiss_)
  • Cabelos com tendência a ressecamento são os mais beneficados pela nutrição, já que ela devolve a oleosidade natural dos fios (Foto: Instagram @africanmelaninnn)
  • A nutrição pode ser feita em cabelos de qualquer textura (Foto: Instagram @brittsully)

Com a função de devolver os lipídios do cabelo, a nutrição capilar é um dos tratamentos mais importantes para combater o ressecamento. Ao lado da hidratação e da reconstrução, esse passo do cronograma capilar é feito com óleos vegetais - como o queridinho óleo de coco - ou com máscaras nutritivas que contem com essa substância na fórmula. Quer saber mais sobre a nutrição e adicioná-la à rotina capilar? Vem saber mais detalhes!

Nutrição capilar elimina o ressecamento dos cabelos e sela a hidratação 

Depois da hidratação, a nutrição é o tratamento que mais aparece no cronograma capilar. Para começar, é importante entender que ela é indicada para todos os tipos de fios, mas traz ainda mais benefícios para os que tendem a ressecar com facilidade - como é o caso dos cacheados e crespos - por repor os lipídios e, assim, devolver a oleosidade natural.

E não é só isso: por criar uma barreira lipídica ao redor da fibra capilar, também é responsável por reter a água da hidratação e ajudar a selar as cutículas. O resultado é um cabelo livre de pontas ressecadas, sedoso e com muito mais brilho e movimento - isso sem falar na diminuição do frizz. 

Como adicionar o tratamento à rotina de cuidados? 

Se você não segue o cronograma capilar, a recomendação é reservar, ao menos, um dia da semana para a nutrição e intensificar a frequência do tratamento sempre que perceber que o cabelo está ressecado e opaco. Veja 3 maneiras de inserir esse cuidado à sua rotina capilar: 

1 - Umectação

Sempre que você estiver precisando de uma nutrição potente, a umectação é o tratamento mais indicado! Nessa técnica, usada pelas indianas há muitos anos, o segredo é aplicar óleo - como o de coco, por exemplo - diretamente no cabelo, da raiz às pontas e com massagem no couro cabeludo. Depois, é só deixar o ingrediente agindo nos fios por, no mínimo, duas horas e retirar tudo através do Método UCPE: umectar, condicionar, pausar e esperar - nessa matéria aqui você vê todos os detalhes

Nos cabelos muito ressecados, a umectação pode ser feita uma vez por semana; mas, para quem sofre com oleosidade e só recorre ao tratamento para garantir maciez e brilho, o ideal é aumentar esse intervalo para 15 em 15 dias. 

2 - Máscara nutritiva

Para alternar com a umectação, a dica é apostar em uma máscara nutritiva - ou seja, aquelas que contam com óleos ou manteigas em sua composição. Aplicadas de maneira mais detalhada  - com o cabelo dividido por seções e mais tempo de ação - ou de forma rapidinha, no próprio banho, elas tratam a fibra capilar e ajudam a evitar o ressecamento. 

3 - Máscara de hidratação + óleo capilar 

Na falta de uma máscara específica de nutrição, você também pode fazer misturinhas para tratar o cabelo. O truque é adicionar um pouco de óleo capilar em um creme de hidratação com fórmula mais leve - para que, assim, ela ganhe esse efeito extra e também consiga devolver a oleosidade natural das madeixas. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Cabelos renovados

Saiba como usar leave-in nos fios