Beleza Extraordinária

Negros com cabelos loiros naturais: a variação genética dos habitantes da Melanésia

  • 10% da população nativa de pele negra da Melanésia, região da Oceania, tem cabelos loiros naturais
  • Pesquisadores e cientistas identificaram o gene TYRP1, conhecido por influenciar a pigmentação nos humanos, e sua variante encontrada nos fios loiros dos habitantes das Ilhas Salomão, é exclusiva aos melanésios.
Tela cheia
10% da população nativa de pele negra da Melanésia, região da Oceania, tem cabelos loiros naturais
  • 10% da população nativa de pele negra da Melanésia, região da Oceania, tem cabelos loiros naturais
  • Pesquisadores e cientistas identificaram o gene TYRP1, conhecido por influenciar a pigmentação nos humanos, e sua variante encontrada nos fios loiros dos habitantes das Ilhas Salomão, é exclusiva aos melanésios.

Cabelos loiros são mais comuns em pessoas de pele clara, assim como os negros têm tendência a nascerem com os cabelos escuros e crespos. Apesar dos fatos serem os mais comuns, em uma região da Oceania é possível encontrar negros com cabelos naturalmente loiros. O visual incomum chamou a atenção de pesquisadores das Universidades de Stanford, de Bristol, da UC San Francisco e do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária, que levaram aproximadamente quatro anos de planejamento e estudo para descobrir o porque de muitos habitantes negros da Melanésia, região da Oceania, terem cabelos claros. Os resultados atraíram a curiosidade de diversos membros da comunidade acadêmica e então, o geneticista Carlos Bustamante decidiu publicar a pesquisa na revista "Science".

10% da população nativa de pele negra tem cabelos loiros naturais

Antes da série de estudos, os cientistas acreditavam que tal fenômeno dava-se por fatores externos, como exposição ao sol ou uma dieta rica em peixe - alimento muito consumido na região. Outra explicação seria a herança genética de ancestrais distantes - mercadores europeus que passaram pelos arquipélagos.

A equipe do geneticista Carlos Bustamante, recolheu saliva e pigmentação do cabelo de 1000 moradores das Ilhas Salomão - com atenção especial para um subconjunto, formado por 43 loiros e 42 pessoas de cabelos escuros. Com a quantidade significativa de material, conseguiram rapidamente identificar um gene responsável pela variação de cor, chamado por TYRP1. Esse gene é conhecido por influenciar a pigmentação nos humanos e sua variante encontrada nos fios loiros dos habitantes da Ilha, é exclusiva aos melanésios.

Em um texto publicado em seu próprio site, o professor da Dalhousie University frisou: "cabelos loiros, portanto, surgiram pelo menos duas vezes durante a evolução humana: uma vez nos ancestrais europeus e outra vez no extremo oposto da terra, nos ancestrais melanésios. Isso representa um fascinante exemplo de evolução convergente: quando o mesmo resultado (cabelo loiro) é realizado por diferentes meios (variantes genéticas independentes)".

Bons resultados para a medicina no futuro

Ainda de acordo Myles, em um texto publicado no blog do pesquisador, a descoberta expande a área de atuação da pesquisa genômica médica - que, segundo ele, concentra-se quase que exclusivamente sobre as populações de origem européia: "gastamos bilhões de dólares em busca de genes subjacentes a determinadas doenças em uma pequena fração da diversidade humana, que se concentra em países ricos. Variações, como a encontrada na Melanésia, provavelmente existem em todo mundo, em populações sub-representadas. E isso não afeta apenas a pigmentação do cabelo, mas também em traços relacionados a doenças. Num futuro da medicina personalizada, onde os médicos irão analisar as sequências genéticas dos pacientes para criar drogas sob medida, os indivíduos de origem europeia seriam mais beneficiados" acredita o pesquisador.

vídeos Recomendados
Como fazer mechas californianas em casa por Marcos Proença

Ver mais

  1. Cabelo de noiva: saiba como garantir a coloração ideal para o dia do casamento
    Cabelo de noiva: saiba como garantir a...
  2. Quer escurecer o cabelo no inverno? Aposte nos tonalizantes e, se enjoar, recupere a cor anterior no final da estação
    Quer escurecer o cabelo no inverno? Aposte nos...
  3. Ruiva por mais tempo: confira cuidados para o cabelo vermelho não desbotar
    Ruiva por mais tempo: confira cuidados para o...
    Ruiva por mais tempo: confira cuidados para o cabelo vermelho não desbotar
    Colorir o cabelo de cores vibrantes, como o vermelho, é...
    Leia mais
  4. Jennifer Morrison fica mais bonita com o cabelo loiro ou ruivo?
    VS
    Jennifer Morrison fica mais bonita com o cabelo loiro ou ruivo?
    Jennifer Morrison fica mais bonita com o cabelo loiro ou ruivo?
    Jennifer Morrison fica mais bonita com o cabelo...
    Jennifer Morrison fica mais bonita com o cabelo loiro ou ruivo?
    Em "Once Upon a Time", Jennifer Morrison conquistou o...
    Leia mais
  5. Entenda porque alguns cabelos descolorem mais rápido do que outros
    Entenda porque alguns cabelos descolorem mais...
    Entenda porque alguns cabelos descolorem mais rápido do que outros
    Cabelos loiros são a chave para ganhar uma beleza super...
    Leia mais
  6. Confira quais tons de cabelo serão tendência para a temporada outono-inverno 2015 de acordo com as passarelas
    Confira quais tons de cabelo serão tendência...

Ver mais

Vídeos
Isabeli Fontana é a nova porta-voz internacional de L'Oréal Paris

Ver mais

COLORAÇÃO E QUÍMICA

SAIBA COMO TONALIZAR OS FIOS ALISADOS OU COM OUTROS TIPOS DE TRATAMENTO