Beleza Extraordinária

Negros com cabelos loiros naturais: a variação genética dos habitantes da Melanésia

  • 10% da população nativa de pele negra da Melanésia, região da Oceania, tem cabelos loiros naturais
  • Pesquisadores e cientistas identificaram o gene TYRP1, conhecido por influenciar a pigmentação nos humanos, e sua variante encontrada nos fios loiros dos habitantes das Ilhas Salomão, é exclusiva aos melanésios.
Tela cheia
10% da população nativa de pele negra da Melanésia, região da Oceania, tem cabelos loiros naturais
  • 10% da população nativa de pele negra da Melanésia, região da Oceania, tem cabelos loiros naturais
  • Pesquisadores e cientistas identificaram o gene TYRP1, conhecido por influenciar a pigmentação nos humanos, e sua variante encontrada nos fios loiros dos habitantes das Ilhas Salomão, é exclusiva aos melanésios.

Cabelos loiros são mais comuns em pessoas de pele clara, assim como os negros têm tendência a nascerem com os cabelos escuros e crespos. Apesar dos fatos serem os mais comuns, em uma região da Oceania é possível encontrar negros com cabelos naturalmente loiros. O visual incomum chamou a atenção de pesquisadores das Universidades de Stanford, de Bristol, da UC San Francisco e do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária, que levaram aproximadamente quatro anos de planejamento e estudo para descobrir o porque de muitos habitantes negros da Melanésia, região da Oceania, terem cabelos claros. Os resultados atraíram a curiosidade de diversos membros da comunidade acadêmica e então, o geneticista Carlos Bustamante decidiu publicar a pesquisa na revista "Science".

10% da população nativa de pele negra tem cabelos loiros naturais

Antes da série de estudos, os cientistas acreditavam que tal fenômeno dava-se por fatores externos, como exposição ao sol ou uma dieta rica em peixe - alimento muito consumido na região. Outra explicação seria a herança genética de ancestrais distantes - mercadores europeus que passaram pelos arquipélagos.

A equipe do geneticista Carlos Bustamante, recolheu saliva e pigmentação do cabelo de 1000 moradores das Ilhas Salomão - com atenção especial para um subconjunto, formado por 43 loiros e 42 pessoas de cabelos escuros. Com a quantidade significativa de material, conseguiram rapidamente identificar um gene responsável pela variação de cor, chamado por TYRP1. Esse gene é conhecido por influenciar a pigmentação nos humanos e sua variante encontrada nos fios loiros dos habitantes da Ilha, é exclusiva aos melanésios.

Em um texto publicado em seu próprio site, o professor da Dalhousie University frisou: "cabelos loiros, portanto, surgiram pelo menos duas vezes durante a evolução humana: uma vez nos ancestrais europeus e outra vez no extremo oposto da terra, nos ancestrais melanésios. Isso representa um fascinante exemplo de evolução convergente: quando o mesmo resultado (cabelo loiro) é realizado por diferentes meios (variantes genéticas independentes)".

Bons resultados para a medicina no futuro

Ainda de acordo Myles, em um texto publicado no blog do pesquisador, a descoberta expande a área de atuação da pesquisa genômica médica - que, segundo ele, concentra-se quase que exclusivamente sobre as populações de origem européia: "gastamos bilhões de dólares em busca de genes subjacentes a determinadas doenças em uma pequena fração da diversidade humana, que se concentra em países ricos. Variações, como a encontrada na Melanésia, provavelmente existem em todo mundo, em populações sub-representadas. E isso não afeta apenas a pigmentação do cabelo, mas também em traços relacionados a doenças. Num futuro da medicina personalizada, onde os médicos irão analisar as sequências genéticas dos pacientes para criar drogas sob medida, os indivíduos de origem europeia seriam mais beneficiados" acredita o pesquisador.

vídeos Recomendados
Veja como colorir os cabelos da maneira correta em casa

Ver mais

  1. Bronde ou mechas no contorno do rosto? Conheça as diferenças entre as técnicas e escolha a ideal para iluminar seus fios!
    Bronde ou mechas no contorno do rosto? Conheça...
  2. Como saber qual o melhor tom de loiro para você? Inspire-se em 12 celebridades e escolha o seu!
    Como saber qual o melhor tom de loiro para...
    Como saber qual o melhor tom de loiro para você? Inspire-se em 12 celebridades e escolha o seu!

    Apostar nos cabelos loiros é o desejo de muitas...

    Leia mais
  3. Luzes com papel alumínio ou touca? Conheça a diferença entre as técnicas e descubra qual o melhor método para os seus fios
    Luzes com papel alumínio ou touca? Conheça a...
  4. Os cabelos da cantora Halsey: 23 fotos dos cortes e cores de cabelo da americana
    Os cabelos da cantora Halsey: 23 fotos dos...
    Os cabelos da cantora Halsey: 23 fotos dos cortes e cores de cabelo da americana

    Com apenas 21 anos, Ashley Nicolette Frangipane, mais...

    Leia mais
  5. Ceramida, Pró-Keratina e Ionene G: conheça 3 componentes indispensáveis para o tratamento pós coloração de cabelos tingidos
    Ceramida, Pró-Keratina e Ionene G: conheça 3...
  6. Tempo de pausa: entenda porque é importante respeitar o indicado na embalagem e saiba  porque deixar a coloração agindo mais tempo no cabelo não vai fazê-­lo ficar mais claro
    Tempo de pausa: entenda porque é importante...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Cortes de cabelo feminino

60 estilos do pixie ao repicado para se inspirar

últimas matérias

Ver mais