Beleza Extraordinária

Mitos e verdades sobre hidratação e umectação para cabelos secos!

  •  Confira a lista e garanta um resultado mais eficaz na hora da hidratação dos cabelos secos 
 Crédito: Shutterstock
Tela cheia
Previous Next
Confira a lista e garanta um resultado mais eficaz na hora da hidratação dos cabelos secos Crédito: Shutterstock

Quem tem cabelo seco já sabe: reservar um tempo para tratamentos como hidratação e umectação dos fios é mais do que necessário para que eles fiquem bonitos e com aparência sedosa. Mas, para garantir um resultado realmente eficaz, é preciso ficar alerta para descobrir todos os mitos e verdades que fazem parte desse universo das madeixas secas. Pensando nisso, a hairstylist Lu Carrilho esclareceu 7 dúvidas sobre o assunto para facilitar a rotina de cuidados de quem sofre com o ressecamento. Confira!

1 - A quantidade de creme influencia no resultado da hidratação 

Mito. Segundo Lu Carrilho, a quantidade de creme não influencia o resultado da hidratação e nem turbina os cuidados contra ressecamento; só é preciso considerar o tamanho dos fios para que todas as mechas sejam beneficiadas pelo produto."É claro que a quantidade de creme deve ser medida pela quantidade de cabelo, pensando proporcionalmente, mas gastar mais creme que o necessário não significa que seus fios ficarão mais hidratados", esclarece a profissional. 

2 - A massagem capilar é quem estimula o crescimento dos fios na umectação

Verdade. Na hora da umectação - procedimento que nutre e hidrata profundamente os cabelos secos -, os óleos capilares são os responsáveis por fatores como diminuição do frizz, aumento do brilho e aspecto saudável; mas o crescimento dos fios - mais um dos benefícios da técnica - é garantido pela massagem. "O óleo apenas garante um 'plus'. O que realmente estimula o crescimento dos fios é a melhora da circulação sanguínea no couro cabeludo, obtida através da massagem capilar", afirma Lu Carrilho. 

3 - Quanto mais tempo o creme ficar no cabelo, melhor o efeito

Mito. Ao contrário do que muita gente acredita, aumentar o tempo de ação de um produto não aumenta a eficácia da hidratação nos fios ressecados e pode causar, inclusive, um efeito rebote. De acordo com a hairstylist, hoje em dia, a tecnologia avançada dos cosméticos permite que os cremes já sejam criados para atingir seu objetivo dentro do espaço de tempo recomendado na embalagem. "Pode parecer pouco, mas se o fabricante indica ação de 3 minutos, acredite: 3 minutos serão suficientes para que você consiga o máximo que aquele produto pode te dar. Extrapolar esse tempo, provavelmente, te dará um 'efeito rebote'", explica. 

4 - O óleo capilar turbina as máscaras de tratamento 

Verdade. Como os cabelos ressecados precisam repor a oleosidade que falta nos fios, enriquecer os produtos com óleos é uma maneira de garantir a hidratação e a nutrição que eles precisam para o efeito brilhoso e sedoso. "Cabelos ressecados precisam de óleo e algumas máscaras não o  têm em quantidade suficiente na composição. Nesse caso, adicioná-lo no produto aumenta, sim, o poder de tratamento do creme", afirma Lu Carrilho. 

5 - O creme de massagem não deve ser aplicado na raiz

Verdade. Segundo a cabeleireira, os cremes de tratamento só devem ser aplicados na raiz se esta for a orientação do fabricante! Caso contrário, por causa da composição que foi feita pensando apenas nas pontas secas, os fios podem acabar pesados, oleosos e com resíduos de produtos - o que pode facilitar o surgimento de problemas mais sérios, como as caspas.

6 -  Colocar a mão dentro do creme de pentear pode diminuir sua eficácia

Verdade. Embora muita gente não dê a devida atenção à recomendação de não pegar o creme com as mãos, ela não se trata de um mito: as mãos podem, sim, contaminar o produto e prejudicar o resultado nos fios! Lu Carrilho explica o motivo: "nossas mãos, mesmo depois de lavadas, estão cheias de bactérias e fungos, principalmente embaixo das unhas. Por isso, pegar o creme com elas 'contamina' o produto dentro da embalagem, causando a oxidação do creme e a redução de sua eficácia". Sendo assim, na hora de hidratar as madeixas, a dica é seguir a recomendação da profissional e sempre retirar o produto da embalagem com uma espátula. 

7 - Usar sempre a mesma máscara vicia os cabelos

Mito. De acordo com a profissional, nenhuma máscara perde seu efeito porque as madeixas se acostumaram com ela, mas, sim, porque elas estão precisando de cuidados que contem com outros ativos na composição. "Quando um cabelo não está respondendo mais ao tratamento, significa que suas necessidades mudaram e é hora de mudar de creme", afirma Lu Carrilho. 

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Cortes de cabelo para cada formato de rosto: do redondo ao quadrado, descubra a melhor opção para você
    Cortes de cabelo para cada formato de rosto: do...
  2. 4 benefícios do óleo extraordinário que vão além da hidratação das pontas do cabelo
    4 benefícios do óleo extraordinário que vão...
  3. Tipos de tratamentos capilares: da umectação à reconstrução, descubra de qual deles o seu cabelo mais precisa!
    Tipos de tratamentos capilares: da umectação à...
  4. Você é louca por tratamentos para o cabelo? Confira 5 coisas que só quem é viciada em cronograma capilar vai entender!
    Você é louca por tratamentos para o cabelo?...
  5. Cabelo ondulado: confira truques para definir e realçar as ondas na hora da finalização!
    Cabelo ondulado: confira truques para definir e...
  6. Como cuidar das box braids: confira dicas para manter o aplique de tranças, da lavagem à hora de dormir!
    Como cuidar das box braids: confira dicas para...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais