Mitos e verdades sobre a caspa: saiba tudo sobre a descamação do couro cabeludo

A caspa é um dos maiores incômodos na rotina de beleza das mulheres: depois de tantos cuidados lavando, hidratando e finalizando, pode ser muito irritante se deparar com os temidos floquinhos brancos. Na hora de tentar eliminar o problema, muitas ainda têm algumas dúvidas e alguns mitos muito comuns ainda rondam, dificultando o tratamento. Confira os 4 mais comuns e esclareça as suas dúvidas!

Mito #1: A caspa é causada pelo ressecamento do couro cabeludo

 

Um erro bastante comum é confundir a descamação de um couro cabeludo seco com a caspa, mas não necessariamente um é a causa do outro. Embora os floquinhos brancos possam ser causados pela falta de hidratação na raiz dos cabelos, existem outros fatores que também podem estar criando o problema, como fungos e desiquilíbrios hormonais. Uma boa dica para os distinguir é notar o tamanho dos flocos: na caspa, eles são maiores e não caem com tanta facilidade quanto a pele seca da região do couro cabeludo. 

Mito #2: Shampoos comuns podem eliminar a caspa

 

Os shampoos comuns podem limpar o couro cabeludo, no entanto apenas "camuflam" temporariamente o problema da caspa, ao invés de o tratarem. Por isso, é muito importante investir em uma boa linha de tratamento anti-caspa, adequadamente formulada para atacar o problema ao mesmo tempo que limpa e hidrata os cabelos em profundidade.

Mito #3: Lavar os cabelos todos os dias provoca caspa

 

A confusão entre caspa e couro cabeludo seco pode levar a um outro mito: algumas pessoas acreditam que lavar a cabeça com muita frequência pode agravar o problema dos floquinhos brancos. No entanto, o hábito, aliado a uma linha específica, contribui para a saúde dos cabelos e ajuda a eliminar o problema. O ideal é não usar água muito quente e, se possível, lavar os fios em dias alternados, para evitar o ressecamento da pele. 

Mito #4: Todos os shampoos anti-caspa ressecam os fios

 

Alguns shampoos anti-caspa são tão agressivos no combate ao problema que acabam deixando os cabelos ressecados por conta de ativos responsáveis pelo tratamento. No entanto, hoje em dia existem fórmulas enriquecidas com agentes hidratantes que não prejudicam a saúde dos fios, deixando-os saudáveis, brilhosos, e livres de caspa.

Matéria publicada em 11 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/mitos-e-verdades-sobre-a-caspa-saiba-tudo-sobre-a-descamacao-do-couro-cabeludo" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/mitos-e-verdades-sobre-a-caspa-saiba-tudo-sobre-a-descamacao-do-couro-cabeludo", "name": "mitos-e-verdades-sobre-a-caspa-saiba-tudo-sobre-a-descamacao-do-couro-cabeludo" } } ] }