Beleza Extraordinária

Mito ou verdade: cabelo cacheado não pode usar shampoo? Entenda e descubra como escolher os melhores produtos para não ressecar os cachos

  • Saiba como escolher e usar shampoo nos cabelos cacheados e crespos (Foto: Instagram @thecurlybee)
  • A técnica pré-poo é uma das preferidas das cacheadas para manter a oleosidade natural nos fios mesmo após a lavagem (Foto: Instagram @santana_raissa)
  • Veja os cuidados com a lavagem dos cabelos cacheados e saiba como acertar no visual (Foto: Instagram @hermela)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como escolher e usar shampoo nos cabelos cacheados e crespos (Foto: Instagram @thecurlybee)
  • Saiba como escolher e usar shampoo nos cabelos cacheados e crespos (Foto: Instagram @thecurlybee)
  • A técnica pré-poo é uma das preferidas das cacheadas para manter a oleosidade natural nos fios mesmo após a lavagem (Foto: Instagram @santana_raissa)
  • Veja os cuidados com a lavagem dos cabelos cacheados e saiba como acertar no visual (Foto: Instagram @hermela)

É bem verdade que os cabelos cacheados e crespos precisam de cuidados especiais, mas isso também vale para a hora de lavar os fios? Há quem diga que o shampoo resseca ainda mais os cachos e, por isso, deveria ser retirado da rotina - mas não é bem assim não, viu?

O verdadeiro segredo não está em abolir o shampoo, mas escolher um que seja do tipo certo para os cachos. Veja aqui embaixo quais são os mais indicados e confira dicas com técnicas e cuidados para manter o cabelo cacheado sempre hidratado!

Shampoos hidratantes são os melhores aliados dos cabelos cacheados

Os agentes de limpeza presentes na maioria dos shampoos tendem a retirar não apenas as impurezas, mas também a oleosidade dos fios - o que compromete bastante o aspecto saudável e brilhoso dos cabelos cacheados. 

Maaas, limpar os cachos sem comprometer as madeixas é possível, sim, e o melhor caminho é procurar por shampoos hidratantes! Produtos desse tipo contém uma composição com água e nutrientes na medida certa para auxiliar na força e crescimento dos fios sem comprometer a textura e aparência do visual.

Prefira: shampoos que tenham óleo na composição, como o de coco, por exemplo. A presença dessa substância na composição garante uma hidratação ainda mais poderosa e eficiente para quem lida com o efeito ressecado nos cabelos cacheados.

E o que evitar? shampoos anti-resíduos, já que eles abrem as cutículas e deixam que os nutrientes saiam mais facilmente. Mas isso não significa que não possam ser usados, ok? Basta ter moderação e usá-los mais ou menos a cada 15 dias.

Pré-poo protege ainda mais os cabelos dos danos na lavagem

Na hora de lavar os fios sem culpa, uma boa estratégia de prevenção é apostar nos cuidados pré-lavagem com o pré-poo. A técnica é bastante simples e consiste em aplicar um condicionador ou óleo nas pontinhas dos fios antes de usar o shampoo - desse jeito, a lavagem não conseguirá retirar totalmente a hidratação e oleosidade natural das madeixas.

Quer ver o passo a passo completinho? Então clique aqui e faça você mesma!

Frequência da lavagem dos cachos é o que faz toda diferença na hidratação dos fios

Por fim, é sempre bom reforçar que o cabelo cacheado é, sim, naturalmente mais ressecado que o cabelo liso - e tudo por conta do aspecto espiralado do fio que dificulta a chegada da oleosidade natural da raiz até às pontinhas. 

Levando isso em consideração, na hora da lavagem, o ideal é espaçar um pouco mais e investir bastante nas técnicas de fitagem para um day after poderoso, além de continuar mantendo o leave-in como melhor amigo!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Cicatri Renov de Elseve

Conheça o leave-in de tratamento queridinho da Grazi