Beleza Extraordinária

Mechas e luzes: quais as diferenças?

  • Luzes ou mechas? Aprenda a diferenciar as técnicas iluminadoras
Tela cheia
Previous Next
Luzes ou mechas? Aprenda a diferenciar as técnicas iluminadoras

Antes das variações com mechas californianas, ombrés e outras colorações, dois tipos de iluminações nos cabelos reinavam na preferência das mulheres: as luzes e as mechas. Apesar de ambas clarearem as madeixas, os dois procedimentos têm resultados diferentes e dividem a preferência dos profissionais e clientes, tanto em casa como nos salões. "Para mim continua no meio a meio, tem sempre mulheres que querem o estilo marcado enquanto outras preferem uma versão natural, depende da cliente", contou a colorista Vera Oliveira.

Diferenças entre mechas e luzes no cabelo

Os dois estilos têm resultados diferentes, mas são feitos do mesmo modo, com papel ou à mão livre, usando descolorante. As luzes são fininhas, mais discretas e proporcionam um resultado natural, como se as mechas tivessem sido clareadas pelo sol. Como são mais delicadas que outras técnicas de clareamento, as luzes ficaram populares principalmente para quem quer ficar loira aos poucos, mas Vera alerta que é preciso de acompanhamento, pois fazer um procedimento em cima do outro pode ressecar os fios.

Já as mechas são mais marcadas, podem ter diversas espessuras e ser feitas em diversos pontos da cabeça, se destacando da cor de base das madeixas. Apesar da diferença, as duas técnicas podem ser tonalizadas depois do processo de descoloração para criar versões diferentes de cada estilo, como o clareamento em degradê com as luzes e as mechas 3D, que misturam diversos tons de coloração para dar impressão de profundidade ao cabelo.

Procura pelas técnicas continua "meio a meio"

Segundo Vera Oliveira, cada técnica tem seu público e ambas continuam em alta mesmo com a concorrência de outros procedimentos que têm se tornado os queridinhos de famosas e anônimas. Para a colorista, o segredo é a diferença marcante entre as técnicas:"muita gente ainda confunde ombré e californianas, mas a maioria das clientes consegue ver a diferença entre luzes e mechas. Uma é mais marcada e outra com uma cara de "nasci assim". Elas já chegam no salão sabendo como vão sair", contou a profissional.

vídeos Recomendados
"Esse Brilho é Meu" é a música tema da parceria entre a cantora Iza e Casting Creme Gloss de L'Oréal Paris. Confira mais na matéria! (Foto: Juliana Coutinho)
  1. De castanho a loiro: 10 antes e depois de mulheres que clarearam os cabelos cacheados ou crespos
    De castanho a loiro: 10 antes e depois de...
  2. Cabelo preto azulado em negras: 10 fotos para se inspirar + dicas para arrasar com a cor na pele escura
    Cabelo preto azulado em negras: 10 fotos para...
  3. 10 segredos que toda nova loira deveria saber: das hidratações profundas ao corte regular!
    10 segredos que toda nova loira deveria saber:...
    10 segredos que toda nova loira deveria saber: das hidratações profundas ao corte regular!

    Quem entra para o time das loiras precisa ficar por...

    Leia mais
  4. Ultra Violet é a cor Pantone de 2018! Veja como apostar no tom tendência para o cabelo, roupas e acessórios
    Ultra Violet é a cor Pantone de 2018! Veja como...
  5. Como dividir os cabelos para aplicar coloração: confira o passo a passo para evitar que a cor fique marcada
    Como dividir os cabelos para aplicar coloração:...
  6. Tragédias da descoloração: veja as histórias de 5 mulheres reais + dicas para evitar problemas como cabelo elástico, poroso e ressecado
    Tragédias da descoloração: veja as histórias de...

Ver mais

Vídeos
"Esse Brilho é Meu" é a música tema da parceria entre a cantora Iza e Casting Creme Gloss de L'Oréal Paris. Confira mais na matéria! (Foto: Juliana Coutinho)

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais