Máscara de tratamento para cabelos frágeis e finos: como e quando usar para não pesar nos fios

Quem possui cabelos muito finos sabe que é preciso ter moderação ao aplicar qualquer tipo de produto, mesmo aqueles que proporcionam mais volume. Quando este tipo de fio sofre também com a fragilidade, o cuidado deve ser ainda maior, já que as fórmulas hidratantes podem pesar no caimento das madeixas. Para fugir do problema, o ideal é recorrer a tratamentos específicos para estas características, sempre em condições adequadas.

Substâncias específicas favorecem cabelos finos e frágeis

"A melhor maneira de tratar os cabelos finos e danificados é reduzindo a ação de agentes externos que promovem agressões aos fios, além de fazer a reposição das substâncias que permitem a reconstrução da fibra capilar, tais como arginina, cisteína, ácido glutâmico, serina e prolina", sugere a dermatologista Gabriella Albuquerque, coordenadora da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro.

Uma ótima opção para melhorar o aspecto dos cabelos finos e frágeis é fazer uso de máscaras de tratamento que possuam essas substâncias em sua fórmula. "Para potencializar sua ação, faça a aplicação em fios limpos e úmidos, deixe agir por cinco a dez minutos e enxágue", recomenda Gabriella. É importante remover todos os resíduos para não pesar no caimento dos cabelos.

Máscara de tratamento deve ser usada uma vez por semana

Como a máscara de tratamento possui maior quantidade de aminoácidos que o condicionador em sua fórmula, ela não deve ser utilizada diariamente. "Caso contrário, serão fornecidos tantos nutrientes para o córtex capilar, que os fios ficarão pesados", explica Gabriella. "Manter o produto por horas nos cabelos também compromete o couro cabeludo", complementa a dermatologista Mônica Linhares, diretora do Espaço Saúde Rio.

Utilizar a máscara uma vez por semana já garante resultados satisfatórios. "Apesar de não existir uma regra específica sobre o melhor horário para usar o produto, sem dúvida nenhuma, é melhor fazer sua aplicação durante o dia e secar os fios, já que ir para a cama com os cabelos úmidos pode favorecer a proliferação de fungos e comprometer a saúde tanto das madeixas quanto da pele", finaliza Mônica.
{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/mascara-de-tratamento-para-cabelos-frageis-e-finos-como-e-quando-usar-para-nao-pesar-nos-fios" }
Matéria publicada em 5 de março de 2021, por Webedia.
{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/mascara-de-tratamento-para-cabelos-frageis-e-finos-como-e-quando-usar-para-nao-pesar-nos-fios" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/mascara-de-tratamento-para-cabelos-frageis-e-finos-como-e-quando-usar-para-nao-pesar-nos-fios", "name": "mascara-de-tratamento-para-cabelos-frageis-e-finos-como-e-quando-usar-para-nao-pesar-nos-fios" } } ] }