Beleza Extraordinária

Máscara de argila verde também pode ser usada em pele seca? Entenda!

  • A máscara de argila verde é mais indicada para peles oleosas (Foto: Instagram @leayerevanian)
  • A argila verde absorve a oleosidade excessiva da pele (Foto: Instagram @the.reynolds.family)
Tela cheia
Previous Next
A máscara de argila verde é mais indicada para peles oleosas (Foto: Instagram @leayerevanian)
  • A máscara de argila verde é mais indicada para peles oleosas (Foto: Instagram @leayerevanian)
  • A argila verde absorve a oleosidade excessiva da pele (Foto: Instagram @the.reynolds.family)

As máscaras de argila nunca estiveram tão em alta! Embora o mineral exista em várias cores, é o verde que mais faz sucesso entre as antenadas no mundo da beleza, principalmente as donas de peles oleosas. Mas e as peles secas, também podem usar a máscara facial? Conhecida por diminuir a oleosidade, secar espinhas e evitar o aparecimento de cravos, a argila verde também tem outros benefícios que não são tão específicos para peles oleosas e mistas, como amaciar e suavizar a derme e até promover a renovação celular. Descubra se a argila também é benéfica para a pele seca!

Máscara de argila verde não é a mais indicada para a pele seca

Embora precise de água - e não óleo - para se manter hidratada, a pele possui uma barreira protetora que é feita principalmente de gordura e que, quando comprometida, causa perda de água e, consequentemente, ressecamento e descamação. Por ter afinidade com óleo, a argila verde absorve a oleosidade excessiva da pele e, no caso da seca, como não existe este excesso, ela pode acabar absorvendo a gordura da barreira de proteção.

Isto é válido para o tratamento com o pó puro misturado com água - hoje em dia, muitas máscaras de argila verde já prontas possuem outros componentes que evitam esse problema, no entanto, existem alternativas, como a preta e vermelha, que podem beneficiar ainda mais a pele seca. 

Argila vermelha entrega mais benefícios para o ressecamento da pele

Se a ideia é melhorar a hidratação e elasticidade da pele - pontos fracos da seca - a argila vermelha pode ser a melhor opção. Isso porque por ser rica em óxido de ferro e cobre e hematite, ela incentiva a oxigenação celular e consequente renovação, o que melhora a qualidade da pele num todo. Ela fica mais elástica, mais firme, mais luminosa... Além disso, algumas máscaras de argila vermelha já prontas também possuem ação esfoliante, o que é ainda mais vantajoso para a pele seca, que tende a descamar. 

Cravos e espinhas pontuais podem ser resolvidos com multimasking

No entanto, você pode ter pele seca na maioria das regiões do rosto e possuir alguns pontos mais oleosos, ou até sofrer com cravos ou espinhas pontuais na testa, queixo ou nariz. Nesse caso, o ideal é apostar no multimasking - técnica que combina vários tipos de máscaras na face para combater localizadamente cada problema. Dá para usar a máscara de argila verde diretamente em cima das espinhas ou nas regiões com cravos para fazer um "detox"; e aplicar a vermelha nas restantes áreas do rosto. 

Redação: Leonor Militão

Temas relacionados
Cachos definidos

Saiba como ter um day after impecável