Mãos, pés, rosto, pescoço: quais as diferenças dos hidratantes para cada região do corpo?

A hidratação é parte importante da conquista de uma pele bonita, mas existem tantos tipos específicos de cremes para áreas do corpo, que fica difícil diferenciar para quê cada coisa serve. Cada região do corpo tem necessidades específicas que precisam ser atendidas com o produto certo.

A dermatologista Thaise Soares explica podem ocorrer efeitos colaterais ao usar produtos para outras áreas do corpo: "É preciso levar em conta a situação da pele para usar o creme hidratante. Cada área do corpo tem características diferentes e usar produtos específicos para outras regiões do corpo pode dar efeitos indesejáveis como reações alérgicas e até queimaduras", disse.

O creme hidratante ajuda a pele a não perder água para o ambiente a partir do uso de substâncias umectantes ou emolientes que reestabelecem a umidade natural da pele sempre que está seca. Para potencializar a hidratação, invista em esfoliações pelo menos duas vezes por semana , que retiram as células mortas e aceleram a renovação da pele.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/maos-pes-rosto-pescoco-quais-as-diferencas-dos-hidratantes-para-cada-regiao-do-corpo" }

Saiba qual a rotina de cuidados ideal para a sua pele

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/maos-pes-rosto-pescoco-quais-as-diferencas-dos-hidratantes-para-cada-regiao-do-corpo" }

Tratamento para o rosto

Dizem que o rosto é o cartão de visitas. Bons cremes se adaptam à pele mais fina desta área do corpo e combatem acne, flacidez e sinais de expressão, além de hidratar camadas cutâneas mais profundas e estimular a renovação das células, deixando o rosto com pele de bebê .

Quem tem a pele oleosa também deve usar esses produtos porque apesar da película formada pela oleosidade, a hidratação fica concentrada na zona T (testa, nariz e queixo) e não fica além da superfície. O ideal é investir em produtos "oil free", que absorvem o excesso de brilho e mantém a pele com aspecto sequinho.

Já a pele seca precisa de cremes mais concentrados e com mais componentes de hidratação, como vitaminas E, A e C, que são antioxidantes. Além da hidratação para o rosto, algumas áreas como ao redor dos olhos e boca precisam receber atenção especial porque são as áreas mais sensíveis da face.

O creme antiidade também pode ajudar na busca por uma pele linda, porque ajuda a atenuar sinais da idade, mas é preciso ter alguns cuidados no uso. A dermatologista Thaise Soares explica: "o tratamento com antiidade precisa ser acompanhado por um profissional que irá fazer a indicação do produto para o seu tipo de pele. Além do uso do creme, acho que para prevenção do envelhecimento, há um somatório de cuidados com a pele, desde alimentação, ingesto de líquido, uso diário de protetor solar", disse.

Mãos, pescoço, colo e pés

A pele das mãos é mais grossa e resseca facilmente porque as lavamos com sabonete - desengordurante - várias vezes ao dia. Como estão expostas ao clima, são as primeiras a demonstrar manchas e sinais de envelhecimento. O produto usado nessa região é mais consistente para manter a área hidratada e contém fórmula não oleosa, para evitar a sensação de "mão melecada" depois da aplicação.

O pescoço e o colo também merecem um produtinho específico porque também estão expostos ao clima que gera o ressecamento e envelhecimento precoce. Junto aos hidratantes, nas regiões expostas ao sol, é necessário usar protetor solar para combater manchas e sinais da idade.

Os pés também precisam de atenção porque são expostos todos os dias a fricções de sapatos e outros agentes externos. Os cremes específicos dessa região costumam ser ainda mais densos para ajudar a combater o ressecamento, as rachaduras e até o aparecimento de calos.

Dê atenção ao corpo

Além das áreas específicas, é bom investir em um creme de hidratação para o corpo. Mudanças bruscas de temperatura e excessos de exposição ao sol e calor tornam a pele enrugada, áspera e opaca. O uso de produtos hidratantes evita o aparecimento de marcas como estrias e manchas.

Matéria publicada em 10 de fevereiro 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/maos-pes-rosto-pescoco-quais-as-diferencas-dos-hidratantes-para-cada-regiao-do-corpo" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/pele-macia-em-todas-as-estacoes-prepare-se-para-o-inverno", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"pele-macia-em-todas-as-estacoes-prepare-se-para-o-inverno", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/530-552/543/trio-de-modelos-de-diferentes-etnias.jpg?rev=7e11d6c6d2d34d119878f5c1760b093d", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-11-13T12:48:54+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:08:29+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/quer-voltar-a-ter-pele-de-bebe-descubra-como-o-bb-cream-e-outros-cuidados-podem-ajudar", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"quer-voltar-a-ter-pele-de-bebe-descubra-como-o-bb-cream-e-outros-cuidados-podem-ajudar", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/613-632/628/textura.jpg?rev=1b7266e9411746069a0a26a1b1d32b35", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-11-16T12:46:20+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:22:19+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/maos-pes-rosto-pescoco-quais-as-diferencas-dos-hidratantes-para-cada-regiao-do-corpo", "name": "maos-pes-rosto-pescoco-quais-as-diferencas-dos-hidratantes-para-cada-regiao-do-corpo" } } ] }