Manchas roxas no corpo: o que significam? Descubra o que pode estar causando as marcas na pele

Manchas roxas que surgem de repente no corpo podem ter diversas explicações: caso a região esteja dolorida, por exemplo, a primeira possibilidade é de que alguma pancada tenha sensibilizado a pele - mas se nenhum esbarrão foi o culpado, vale a pena investigar as outras possíveis causas do problema.

Chamadas de equimoses ou púrpuras, essas manchinhas também podem indicar infecções, deficiência de vitaminas e até alergias - por isso, nada mais justo do que manter um olhar atento às marcas do seu corpo. Continue lendo a matéria e saiba como tratar a situação!

Como descobrir de onde vieram as manchas roxas no corpo?

Nem sempre é possível saber - ou lembrar - exatamente como e quando as manchinhas roxas surgiram na pele, né? Nessas horas, se você não encontrar uma possível justificativa para a região fragilizada, é importante observar quanto tempo ela vai demorar para sumir e se outras iguais à ela surgirão pelo corpo.

O motivo é porque elas podem ser um sinal de alterações nas plaquetas ou problemas na coagulação do sangue - sintomas que indicam provável infecção como dengue ou zika, e até mesmo doenças auto-imunes, problemas no fígado ou na medula óssea, e outros relacionados à fatores genéticos como a hemofilia.

Manchas roxas também podem significar fragilidade nos vasos sanguíneos

Por outro lado, é realmente possível que a mancha roxinha tenha sido causada por uma ruptura espontânea dos capilares sanguíneos - e nesses casos, a boa notícia é que ela não tem qualquer relação com doenças ou problemas graves de saúde. Aqui, as marcas seriam indicadores de fragilidade capilar, geralmente causadas por fatores como envelhecimento, deficiência de vitamina C (bastante importante para a saúde da pele) e até mesmo predisposição genética (mais comum no público feminino).

Como tratar as manchinhas roxas em cada caso? Entenda a melhor maneira de acordo com a situação

A melhor maneira de cuidar e amenizar a situação vai depender do tipo de mancha na pele. Diferentemente das manchas brancas ou escuras (que podem ser tratadas com cremes clareadores na rotina de beleza diária), as roxas conseguem ser diminuídas com a ajuda de cremes para hematomas, compressas de água morna e o reforço de vitamina C na alimentação - mas apenas quando causadas pela fragilidade nos capilares.

Se o motivo do problema for doenças e infecções mais sérias, o melhor caminho é tratar o problema em si, e sempre com a ajuda de médicos especialistas no assunto. Com o tratamento correto para o problema, as manchas roxas consequentemente irão sumir em pouquíssimo tempo - ou seja, logo que o organismo se recuperar.

 

Matéria publicada em 9 de Março 2021, por Webedia.
{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/manchas-roxas-no-corpo-o-que-significam-descubra-o-que-pode-estar-causando-as-marcas-na-pele" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/manchas-roxas-no-corpo-o-que-significam-descubra-o-que-pode-estar-causando-as-marcas-na-pele", "name": "manchas-roxas-no-corpo-o-que-significam-descubra-o-que-pode-estar-causando-as-marcas-na-pele" } } ] }