Beleza Extraordinária

Luzes ou balaiagem: o que é mais a cara da brasileira?

VS
Flavia Alessandra adotou uma mistura de dois tipos de loiro: platinado e dourado para as luzes, mantendo a raiz escura.
Vote
.
Vote
Flavia Alessandra adotou uma mistura de dois tipos de loiro: platinado e dourado para as luzes, mantendo a raiz escura.

Quando se trata de tintura, são diversos os nomes e tipos que são oferecidos em salões. Para quem quer clarear os cabelos, as técnicas mais conhecidas são as luzes e balaiagens, mas os nomes e as diferenças entre cada uma ainda confundem muita gente. A principal diferença entre ambas reside na forma de aplicação da tintura.

As luzes são feitas a partir de mechas finíssimas espalhadas por toda a cabeça para obter um clareamento sutil. Pequenas mechas são separadas e recebem a tintura para, em seguida, serem envoltas em papel laminado. Normalmente é usada uma touca plástica para separar as mechas. As luzes devem ser refeitas sempre que o fio crescer e aparecer a raiz com outra cor. É uma técnica similar ao reflexo, exceto pelas mechas que são mais finas.

A balaiagem - do francês "balayage" – é uma técnica rápida que utiliza apenas uma prancha de tingir. As mechas são puxadas com um pente de dentes largos ou um pincel e recebem a tintura sem o uso de papel laminado ou toucas, de forma que a tintura seja espalhada por mechas distribuídas por toda a cabeça. É ideal para mulheres de base de cabelo mais claras, como o loiro escuro natural e para morenas que desejam apenas ter cabelos dourados.

É importante que antes de tomar qualquer decisão o cabelo e a pele sejam analisados para saber se resulta no mesmo conjunto. A pergunta básica que se deve fazer é "será que essa cor combina com o tom da minha pele?". Conversar com um profissional é fundamental na busca da harmonia do conjunto cabelo e tom de pele.

Para quem faz algum processo químico de alisamento frequentemente, os cuidados devem ser dobados: a tintura deve ser feita após o alisamento com intervalo de no mínimo uma semana e para manter a saúde dos fios, é necessário paciência e realmente desejar um bom resultado, caso contrário, não será uma boa opção clarear os cabelos. Cuidados básicos também são importante para os dias de sol forte, praia e piscina. É aconselhável o uso de creme capilar com filtro solar e para uma alternativa com estilo, os chapéus podem ser bons aliados para manter a cor viva e brilhante por mais tempo.

Para realçar a cor das luzes ou balaiagens, o corte repicado é ideal; valoriza as mechas mais claras e dá leveza nas pontas. O uso de xampu específico também ajuda a manter a cor dos fios, como as proteínas do cabelo que a balaiagem ou luzes tiram.

vídeos Recomendados
Vídeo explica como aplicar as tonalidades do momento em casa, sem complicações!

Ver mais

  1. Grazi, Madonna, Charlize Theron e mais! Confira as donas dos cabelos loiros mais poderosos do mundo
    Grazi, Madonna, Charlize Theron e mais! Confira...
  2. Juliana Paes, Kate Middleton, Sofia Vergara e mais! Confira os cabelos castanhos mais poderosos do mundo
    Juliana Paes, Kate Middleton, Sofia Vergara e...
  3. Qual o intervalo ideal entre os retoques da coloração do cabelo ruivo? Confira dicas do hairstylist Marcos Proença
    Qual o intervalo ideal entre os retoques da...
  4. Cabelo de noiva: saiba como garantir a coloração ideal para o dia do casamento
    Cabelo de noiva: saiba como garantir a...
  5. Quer escurecer o cabelo no inverno? Aposte nos tonalizantes e, se enjoar, recupere a cor anterior no final da estação
    Quer escurecer o cabelo no inverno? Aposte nos...
  6. Ruiva por mais tempo: confira cuidados para o cabelo vermelho não desbotar
    Ruiva por mais tempo: confira cuidados para o...
    Ruiva por mais tempo: confira cuidados para o cabelo vermelho não desbotar
    Colorir o cabelo de cores vibrantes, como o vermelho, é...
    Leia mais

Ver mais

Vídeos
Isabeli Fontana é a nova porta-voz internacional de L'Oréal Paris

Ver mais

COLORAÇÃO E QUÍMICA

SAIBA COMO TONALIZAR OS FIOS ALISADOS OU COM OUTROS TIPOS DE TRATAMENTO