Beleza Extraordinária

Limpar a pele do rosto de manhã e à noite: confira as diferenças e a importância de cada momento da rotina de beleza

  • Descubra o jeito certo de limpar o rosto de manhã e à noite (Foto: Shutterstock)
  • Pela manhã, limpar o rosto vai acabar com a oleosidade da pele e deixar outros produtos de beleza absorverem melhor (Foto: Shutterstock)
  •  À noite, o demaquilante, a água micelar e o sabonete ajudam a retirar as impurezas e a oleosidade acumulada na pele do rosto ao longo do dia (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Descubra o jeito certo de limpar o rosto de manhã e à noite (Foto: Shutterstock)
  • Descubra o jeito certo de limpar o rosto de manhã e à noite (Foto: Shutterstock)
  • Pela manhã, limpar o rosto vai acabar com a oleosidade da pele e deixar outros produtos de beleza absorverem melhor (Foto: Shutterstock)
  •  À noite, o demaquilante, a água micelar e o sabonete ajudam a retirar as impurezas e a oleosidade acumulada na pele do rosto ao longo do dia (Foto: Shutterstock)

Limpar a pele do rosto todos os dias é o passo mais importante da rotina de beleza. Com a cútis higienizada pela manhã, ela absorve mais rápido os outros produtos, além de evitar oleosidade, acnes e cravos, enquanto à noite, a pele consegue se renovar com mais facilidade, ajudando no rejuvenescimento da pele. Por isso, limpar o rosto em momentos diferentes do dia, ou seja, de manhã e à noite, envolve um objetivo e um resultado diferente para a pele. Confira as diferenças e a importância de cada um deles!

Limpar o rosto de manhã ajuda a controlar a oleosidade da pele durante o dia

Mesmo que nenhum produto tenha sido aplicado no rosto antes de dormir, é importante limpá-lo com sabonete logo ao acordar. Durante o sono, a derme se regenera e as glândulas podem produzir mais sebo, fazendo com que a face fique oleosa logo pela manhã. Ou seja, o sabonete facial específico - que pode ser para a pele normal, mista, oleosa ou seca - vai acabar com o excesso de óleo, desobstruindo os poros e deixando a cútis pronta para receber os outros produtos de beleza, como creme hidratante, protetor solar e maquiagem. Se a pele não for limpa de manhã, os poros podem ficar entupidos, levando ao aparecimento de acnes e cravos, além de acumular impurezas que podem se misturar à maquiagem, fazendo com que a base ou o BB Cream craquelem. 

Lavar o rosto antes de dormir evita envelhecimento da pele

Dormir com o rosto cheio de maquiagem ou protetor solar é um hábito que deve ser abolido. Mas além dos resquícios desses produtos, a poluição, o vento e o suor acumulados ao longo do dia também entopem os poros, podendo causar diversas inflamações, como cravos e espinhas, sem contar o aspecto envelhecido da pele. Dessa maneira, ela precisa ser limpa com um produto que vai retirar todas as impurezas, permitindo que haja uma renovação completa durante o sono. Para quem usa make durante o dia, um demaquilante é essencial para retirar os produtos com facilidade, mas o item também pode ser substituído pela água micelar, que também retira a maquiagem sem precisar de enxágue. Por fim, para garantir que a cútis fique totalmente limpa, o mesmo sabonete facial usado pela manhã pode ser aplicado antes de dormir. 

Movimentos circulares são ideais para limpeza da pele

Tanto pela manhã quanto à noite, a maneira de limpar o rosto pode determinar como a pele vai ficar no restante do dia. Primeiro, é preciso escolher os produtos certos, que precisam ter a textura e os benefícios ideais para cada pessoa. A textura em gel dos sabonetes, por exemplo, é perfeita para quem sofre com oleosidade, pois costumam conter agentes hidratantes em sua fórmula - além de entregar uma sensação refrescante à pele. Na hora de limpar, a dica é massagear o rosto fazendo movimentos circulares de forma suave, tomando cuidado com a área dos olhos, que costuma ser mais sensível. Para enxaguar, use água fria, que ajuda a fechar os poros e a segurar um pouco da oleosidade, e por fim, escolha uma toalha de algodão limpa para secar o rosto, sem esfregar: o jeito mais indicado é apenas pressionar a toalha sobre a pele, retirando toda a água. 

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Pés de galinha: conheça 4 tratamentos e cuidados para suavizar as rugas ao redor dos olhos
    Pés de galinha: conheça 4 tratamentos e...
  2. Como descobrir o subtom da pele? Confira 3 truques para saber se sua pele é quente ou fria
    Como descobrir o subtom da pele? Confira 3...
    Como descobrir o subtom da pele? Confira 3 truques para saber se sua pele é quente ou fria

    Você sabia que descobrir o tom da sua pele pode...

    Leia mais
  3. Teste: qual é o seu tipo de olheira? Descubra e saiba como cuidar de cada uma
    Teste: qual é o seu tipo de olheira? Descubra e...
    Teste: qual é o seu tipo de olheira? Descubra e saiba como cuidar de cada uma

    Olheiras são verdadeiros desconfortos para a...

    Leia mais
  4. Acne depois dos 20 anos: descubra as causas mais comuns para o aparecimento de cravos e espinhas na fase adulta!
    Acne depois dos 20 anos: descubra as causas...
  5. 10 dúvidas sobre espinhas respondidas! Saiba tudo sobre a acne e aprenda a lidar com o problema
    10 dúvidas sobre espinhas respondidas! Saiba...
  6. 5 coisas que você precisa pensar antes de mudar a cor ou o corte de cabelo
    5 coisas que você precisa pensar antes de mudar...
    5 coisas que você precisa pensar antes de mudar a cor ou o corte de cabelo

    Já reparou como tentar um novo corte de cabelo...

    Leia mais

Ver mais

Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos

últimas matérias

Ver mais