Beleza Extraordinária

Hidratar, nutrir e reconstruir os cabelos: a ordem certa para cuidar dos fios

  • Para obter bons resultados no cabelo, é necessário saber o tratamento certo para cada tipo de fio
Tela cheia
Previous Next
Para obter bons resultados no cabelo, é necessário saber o tratamento certo para cada tipo de fio

Hidratação, nutrição e reconstrução estão entre uma série de tratamentos necessários para cuidar dos cabelos . Muitas mulheres usam o método chamado "cronograma capilar" como forma de organizar os diferentes tratamentos de acordo a necessidade de cada cabelo. O método inclui três importantes tratamentos na seguinte ordem: hidratação, nutrição e reconstrução. São indicado para todos os tipos de cabelo e principalmente para quem faz uso de alguma química como coloração, descoloração, escovas progressivas, alisamentos ou relaxamentos. Apesar de não ser comprovado por especialistas, o fato é que a prática se tornou muito popular e já tem até página no Facebook, que conta com mais de 11 mil participantes. Veja abaixo quais as funções de cada procedimento.

Como montar um cronograma?

Na comunidade do Facebook, as moças debatem, trocam informações e recomendam produtos. As adeptas seguem uma tabela que indica quando os tratamentos devem ser feitos e a frequencia de cada um. O método não é reconhecido pelos médicos como eficaz e ainda pode saturar as fibras capilares pelos excessos.

1° Hidratação

De acordo com o tricologista e diretor da Associação Brasileira do Cabelo, Adriano Almeida, a hidratação é o ponto de partida para quem quer tratar os fios: "o cabelo danificado deve ser preparado para receber os nutrientes necessários. A hidratação é a melhor forma", ensina. Esse método nada mais é que a reposição de água que os fios perdem por conta da agressão sofrida por químicas, colorações e até mesmo shampoos e condicionadores. O cabelo perde sua resistência hídrica natural e fica ressecado e quebradiço. O cabelo humano é considerado um tecido morto, logo, a parte viva se encontra no bulbo na derme do couro cabeludo. Além disso, é suscetível a questões alimentares, ou seja, se a pessoa tiver uma boa alimentação ou consumir muita água, estará beneficiando as células do bulbo e obeterá cabelos mais fortes e saudáveis. Entretanto, isso não ocorre em todo o comprimento dos fios - e quanto maior for o cabelo, aumenta a dificuldade. Sendo assim, é preciso hidratar a "parte morta" com cremes e cosméticos que repõem a água perdida aos cabelos.

2° Nutrição

Já a nutrição - que é interligada à hidratação - trata-se da reposição de nutrientes. No caso dos cabelos, é utilizado para repor os lipídeos naturalmente presentes nos cabelos com a função de impermeabelizá-los, além de deixá-los macios, flexíveis e brilhantes. A produção das glândulas sebáceas somada à proteção das glândulas sudoríparas, e mais os resíduos da desintegração da epiderme, compõem o manto hidrolipídico - um fator de proteção a pele do couro cabeludo. A principal tarefa dos lipídeos é formar uma camada de proteção nos fios. Como os produtos nutricosméticos possuem efeito demorado, o tricologista indica usá-los antes da hidratação, para garantir que os resultados sejam eficazes durante os outros processos.

Em suma, a nutrição é uma forma de manter a hidratação nos cabelos e outros nutrientes presentes. Produtos que contém manteiga de karité, manteiga de cacau, óleo de argan, óleo de coco, entre outros, são ricos em lipídeos.

3° Reconstrução

A reconstrução nada mais é que a reposição de proteínas. Segundo Adriano Almeida, o cabelo só estará preparado para a reconstrução depois da hidratação correta. Apontada como a etapa principal, a queratina exerce função estrutural, isto é, fornece rigidez e consistência ao tecido que forma a estrutura do fio. A estrutura do cabelo pode ser danificada pelos processos químicos e uso frequente de escova e chapinha, resultando em pequenas fissuras no fio capilar. Para amenizar esse problemas, geralmente a reconstrução é recomendada após a hidratação e nutrição.

A queratina em excesso pode ser prejudicial se aplicada em grandes quantidades. Quando a pessoa faz uso da mesma sem necessidade, as madeixas tendem a ficar saturadas e quebradiças. A reconstrução pode ser realizada no cabelo com produtos que contenham ingredientes como queratina hidrolisada, proteína do trigo hidrolisada, proteína de soja hidrolisada e aminoácidos - que são os formadores das proteínas, como também a cisteína e arginina.

Inspire-se!
Temas relacionados
Cachos definidos

Saiba como ter um day after impecável