Beleza Extraordinária

Hidratação, reconstrução, umectação ou nutrição? Saiba como escolher o melhor tratamento para cada tipo de cabelo

  • Qual tratamento capilar mais indicado para os seus cabelos? Hidratação, nutrição, reconstrução ou umectação? (Crédito: Pixelformula)
Tela cheia
Qual tratamento capilar mais indicado para os seus cabelos? Hidratação, nutrição, reconstrução ou umectação? (Crédito: Pixelformula)

Quem tem cabelo ressecado e quebradiço está sempre em busca de procedimentos que devolvam brilho, maciez e o caimento natural que as madeixas precisam. Com tantos produtos disponíveis nas lojas e opções de tratamento nos salões de beleza, é normal se confundir um pouco, mas nada que um guia completo não resolva! Hoje, os mais eficientes e acessíveis são a hidratação - que já é antiga queridinha das mulheres -, a nutrição, que repõe nutrientes ao fio inteiro, a reconstrução, que é ideal para cabelos elásticos e que sofreram com processos químicos, e a umectação, que ganhou força recentemente e é perfeita para cabelos muito secos. Ficou em dúvida sobre as diferenças entre elas? Confira os detalhes!

Hidratação é ideal para manter o brilho de cabelos poucos ressecados 

 

Antes de escolher um desses tratamentos capilares, é ideal avaliar o cabelo como um todo, da raiz as pontas. Se o fio apresenta um toque levemente áspero, com algumas pontas duplas ou ressecadas, e se as madeixas não costumam passar por químicas frequentes - mas sim por chapinhas ou secadores sempre - somente a hidratação já pode ajudar a devolver o aspecto saudável, macio e maleável aos fios. Feita com cremes de tratamento em qualquer textura de cabelo, desde os lisos, mistos, ondulados e cacheados, ela ajuda a repor a água que os fios precisam, ou seja, a hidratação é indicada para ajudar na manutenção do aspecto ressecado, formando uma película temporária para que esse fio não perca mais água.

Dá para fazê-la em casa mesmo, com máscaras que focam em benefícios diferentes para cada tipo de cabelo, desde os muito finos, passando por cabelos mistos até os cabelos com química. Além disso, a hidratação é um ponto de partida para quem quer começar a montar um cronograma capilar.

Nutrição é ideal para falta total de brilho aos cabelos

Quando o fio aparenta falta de brilho e maior aspereza ao tocar, é sinal de que ele necessita de tratamentos além da hidratação, ou seja, é preciso nutrir o cabelo de dentro da fibra capilar para fora. Na técnica da nutrição, que pode ser feita a cada 15 dias, os produtos capilares agem em conjunto: é preciso escolher um shampoo com óleos naturais, que devolvam os lipídeos que os cabelos precisam, além do condicionador, que precisa ter a mesma finalidade, já que vai selar a cutícula e proteger os fios dos danos externos. A máscara capilar também entra no tratamento da nutrição, minimizando ainda mais o ressecamento e a aspereza do cabelo. Nesse caso, vale usar um creme de tratamento já específico para nutrição ou adicionar algumas gotas de um óleo capilar na sua máscara. Por último, é preciso investir no finalizador: pode ser um creme para pentear ou um óleo, que vai blindar as madeixas contra o sol, vento e poluição.

Reconstrução capilar devolve elasticidade natural aos fios

Se o fio de cabelo está elástico e poroso demais, quebrando por qualquer coisa e afinando nas pontas, é sinal de que ele precisa de uma reconstrução, ou seja, de uma reposição mais intensa, feita com proteínas como a queratina. É ela que vai deixar o cabelo mais forte e devolver a consistência natural à fibra capilar, que provavelmente foi perdida e danificada por processos químicos e uso intenso do secador e chapinha.

Para apostar na reconstrução corretamente, é preciso reconhecer o nível dos danos capilares: quem usa muita chapinha, por exemplo, costuma ter cabelos danificados do meio para as pontas, e para deixá-las saudáveis, é preciso fazer uma reconstrução mensal. Já as donas de cabelos porosos, ásperos e opacos devido ao exagero de descolorações precisam de emoliência, e podem fazer a reconstrução a cada 15 dias. Já os danos extremos é quando o cabelo está elástico e quebra com facilidade: nesses casos, vale fazer o tratamento uma vez por semana. Em todos os casos é importante hidratar os cabelos antes de aplicar a máscara de reconstrução capilar. 

Umectação é solução para cabelos extremamente secos

A umectação vem ganhando força total na rotina das crespas e cacheadas, que convivem com cabelos naturalmente ressecados. No entanto, a técnica, que dá um banho de brilho aos fios e evita o aparecimento de frizz, pode ser feita em madeixas de qualquer textura, desde que elas necessitem de oleosidade da raiz as pontas para manter a maciez dos fios. Diferente de todos os outros tratamentos, que usam cremes hidratantes, a umectação é feita com óleo capilar. O produto é aplicado em todo o cabelo, desde a raiz até as pontas, e age de forma super profunda contra o ressecamento, já que o óleo é aplicado sozinho nas madeixas. Para quem não tem cabelo crespo ou cacheado e também quer apostar na técnica, a dica é ter atenção na hora de tirar o produto: é preciso enxaguar bastante para impedir o aspecto oleoso ou pesado nos cabelos. 

Quero esse Look!
vídeos Recomendados
Tutorial em vídeo mostra como criar cachos com secador de forma rápida!
  1. Ampola capilar realmente funciona? Descubra como usar o produto!
    Ampola capilar realmente funciona? Descubra...
    Ampola capilar realmente funciona? Descubra como usar o produto!

    Para quem tem uma rotina corrida, as ampolas de...

    Leia mais
  2. Vai tingir os cabelos pela primeira vez? Confira 5 coisas que você precisa saber antes da coloração!
    Vai tingir os cabelos pela primeira vez?...
  3. Loucas por Cabelo: conheça Bruna Araujo, a jovem modelo que é apaixonada por transformações capilares!
    Loucas por Cabelo: conheça Bruna Araujo, a...
  4. Método LOC: descubra o que é a técnica de finalização para cabelos cacheados e crespos
    Método LOC: descubra o que é a técnica de...
  5. Queratina: substância pode ser usada em todos os tipos de cabelo? Descubra!
    Queratina: substância pode ser usada em todos...
    Queratina: substância pode ser usada em todos os tipos de cabelo? Descubra!

    Cuidar dos cabelos é mais que fazer...

    Leia mais
  6. Manual dos primeiros cabelos brancos: descubra o que são, como cuidar e como disfarçar os fios grisalhos
    Manual dos primeiros cabelos brancos: descubra...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos