Beleza Extraordinária

Hidratação para cabelo ressecado: passo a passo caseiro + dicas de substâncias para recuperar o fio danificado. Confira!

  • Já sabe como recuperar pontas do cabelo ressecadas? Confira o passo a passo de hidratação na matéria (Foto: Instagram @beccatilley)
  • Aprenda os truques caseiros para uma hidratação capilar certeira nos fios ressecados (Foto: Instagram @aminamarie)
  • Os cabelos tingidos ou com química precisam de ajuda da queratina para recuperar os fios ressecados (Foto: Instagram @inesmendes9)
Tela cheia
Previous Next
Já sabe como recuperar pontas do cabelo ressecadas? Confira o passo a passo de hidratação na matéria (Foto: Instagram @beccatilley)
  • Já sabe como recuperar pontas do cabelo ressecadas? Confira o passo a passo de hidratação na matéria (Foto: Instagram @beccatilley)
  • Aprenda os truques caseiros para uma hidratação capilar certeira nos fios ressecados (Foto: Instagram @aminamarie)
  • Os cabelos tingidos ou com química precisam de ajuda da queratina para recuperar os fios ressecados (Foto: Instagram @inesmendes9)

Sol, secador, chapinha, babyliss, cloro... o que não faltam são vilões dos cabelos saudáveis no nosso dia a dia! Mas quem disse que o cabelo ressecado não tem jeito? Para recuperar os fios danificados pela rotina, o segredo é apostar nas hidratações capilares - mas, claro, sempre usando cremes com substâncias específicas para tratar e potencializar ainda mais o efeito do cabelo brilhoso e cheio de movimento.

Quer saber quais são? Então confira dicas da matéria e veja um passo a passo caseiro para cuidar dos cabelos da maneira certa!

Queratina e ceramidas são ativos indispensáveis para recuperar os fios ressecados

Logo de início, o primeiro passo de uma hidratação capilar - ou qualquer outro passo do cronograma capilar - caseira e potente começa pela escolha do creme de tratamento perfeito. O segredo aqui é ir lá nas letrinhas pequenas dos rótulos e procurar por fórmulas que contenham queratina e/ou ceramidas na composição, e o motivo é simples.

As queratina ajuda e muito os fios ressecados porque atua reconstruindo a fibra capilar. Ela é especialmente eficaz para quem danificou os cabelos por excesso de química ou uso de chapinha e secador.

Já as ceramidas, por outro lado, conseguem garantir brilho e força extra às pontinhas, recuperando o fio que se ressecou pelo contato com cloro, vento, e exposição solar excessiva.

Passo a passo de hidratação caseira. Saiba como recuperar o cabelo danificado:

1- Lave os fios com o shampoo da mesma linha de tratamento que o creme escolhido - ou use algum shampoo do tipo reequilibrante;

2- Depois disso, tire o excesso de água dos fios com uma toalha e divida o cabelo em seções;

Truque com misturinha caseira: aqui, antes de colocar o creme nos cabelos, a dica é separar a quantidade de creme que será usada e aplicar de 5 a 10 gotas de óleo capilar na máscara. Misture até ficar bem homogêneo e prontinho!

3- Aplique o creme de tratamento escolhido enluvando cada mecha de todas as seções;

4- Em seguida, deixe o creme agindo nos cabelos durante o tempo indicado no modo de usar da embalagem;

5- Passado o tempo, é hora de enxaguar o creme dos fios usando água fria (ou morna para fria);

Dica extra: para selar completamente os produtos no cabelo, outro truque é aplicar o condicionador nas pontinhas, logo após enxaguar o creme dos cabelos. Isso ajudará a fechar as cutículas e manter a hidratação por mais tempo.

Cronograma capilar é o melhor caminho para recuperar completamente os fios ressecados

Ainda que a hidratação caseira seja o tratamento mais conhecido entre as mulheres, é importante lembrar que ela é apenas uma das 3 etapas necessárias para recuperar os danos nos cabelos ressecados, viu? Se a ideia é ter fios plenamente saudáveis e protegidos, o processo pede mais aliados.

Na prática, é preciso alternar os cuidados de hidratação fazendo também restaurações e nutrições na frequência certa - que vai variar conforme a necessidade e tipo de cabelo de cada mulher. Quer saber qual é o cronograma capilar mais adequado para você? Então responda esse teste aqui e descubra todas as dicas!

Redação: Raquel Carletto

Inspire-se!
Temas relacionados
Cicatri Renov de Elseve

Conheça o leave-in de tratamento queridinho da Grazi