Beleza Extraordinária

Guia dos pentes e escovas: confira dicas de cabeleireiras para descobrir o ideal para cada textura de cabelo!

  • Para pentear os fios corretamente é preciso escolher também a melhor escova ou pente. Descobra qual o ideal apra você (Foto: Shutterstock)
  • Quem tem cabelos ondulados ou crespos deve preferir pentear com pentes de dentes largos (Foto: Pixelformula)
  • O cabelo liso pode ser desembaraçado com quase todos os tipos de pentes, mas os finos devem ser evitados por deixarem os fios arrepiados e estáticos (Foto: Pixelformula)
  • As escovas próprias para desembaraçar cabelo são ótimas para modelar os fios ondulados (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Para pentear os fios corretamente é preciso escolher também a melhor escova ou pente. Descobra qual o ideal apra você (Foto: Shutterstock)
  • Para pentear os fios corretamente é preciso escolher também a melhor escova ou pente. Descobra qual o ideal apra você (Foto: Shutterstock)
  • Quem tem cabelos ondulados ou crespos deve preferir pentear com pentes de dentes largos (Foto: Pixelformula)
  • O cabelo liso pode ser desembaraçado com quase todos os tipos de pentes, mas os finos devem ser evitados por deixarem os fios arrepiados e estáticos (Foto: Pixelformula)
  • As escovas próprias para desembaraçar cabelo são ótimas para modelar os fios ondulados (Foto: Pixelformula)

Para exibir um cabelo bonito e com aparência saudável, além de não descuidar das hidratações e descobrir como pentear os fio também é importante descobrir qual a melhor escova e pente para as madeixas. Por isso, para não correr o risco de errar a escolha, o segredo é aprender a identificar qual versão é a mais correta para cada textura e efeito desejado. Confira a matéria com as dicas das cabeleireiras Brunna Fabrício e Viviane Siqueira!

Pentes de dentes largos e escova de cerâmica são ideais para cabelos cacheados e crespos

Como os cabelos cacheados e crespos embaraçam e criam nós com mais facilidade, é preciso ter um cuidado ainda maior na hora de escolher a escova e o pente. Por causa disso, para impedir que as madeixas acabem se quebrando na hora de desembaraçá-los, o ideal é fazer essa etapa com pentes de dentes largos:  "Pente largo é o ideal para não quebrar o fio e não tirar a definição dos cachos", explica a cabeleireira Viviane Siqueira. Além disso, também vale preferir as versões feitas com madeira, já que os que são feitos com plástico ou outro material sintético podem criar eletricidade estática com o fio e, consequentemente, gerar o aumento do frizz.  

Mas escolher o pente certo não é a única recomendação para evitar quebra e perda de definição: de acordo com a hairstylist Brunna Fabrício, também é importante tomar o cuidado de sempre deixar para desembaraçar os fios com pente no banho e, depois dele, pentear as madeixas usando apenas os próprios dedos. "Minha dica é passar o shampoo, uma máscara ou condicionador e, depois, desembaraçar o cabelo com um pente largo. Isso vai fazer com que o produto sele a cutícula do fio para ele ficar mais brilhoso e sedoso quando estiver seco", recomenda a profissional. 

Já para quem quer encontrar a versão ideal para variar o look com uma escova nos fios, Brunna recomenda as de madeira com cerâmica para melhores resultados: "para cabelos crespos e cacheados, o melhor tipo de escova são aquelas de madeira com cerâmica para se ter bastante firmeza na hora de alisar as madeixas", afirma. 

Escovas de mão e arredondada desembaraçam melhor os cabelos ondulados 

Como os cabelos ondulados estão no meio do caminho entre o liso e o cacheado, também precisam de uma atenção especial na hora da finalização para que ganhem forma e não fiquem com ondas indefinidas e excesso de frizz. Assim como os fios cacheados e crespos, os eles também devem ser desembaraçados com pentes de madeira e de dentes largos; mas, além dele, Viviane Siqueira afirma que as mini-escovas arredondadas e de mão, específicas para pentear os cabelos sem quebrar, também são perfeitas para finalizar as madeixas com leves ondas

Brunna Fabrício ressalta ainda que quem tem esse tipo de madeixa também deve tomar o cuidado de não penteá-lo seco para evitar o aspecto ressecado. Por isso, sempre que for preciso retocar o look ao longo do dia, a dica é aplicar também produtos que com capacidade de umidecer: "Não é ideal pentear o cabelo seco, sem o auxílio de um óleo ou leave-in, por exemplo", esclarece. 

Quem tem cabelos lisos deve evitar pentes finos demais

Para quem tem cabelo liso, Brunna Fabrício explica que não há grandes restrições na hora de escolher o melhor equipamento, no entanto, os pentes finos devem ser evitados para não comprometer a aparência das madeixas após a finalização: "O cabelo liso consegue ser alinhado com quase todo tipo de pente ou escova, mas é importante tomar o cuidado de evitar o pente fino, já que ele pode deixar os fios arrepiados e com forma estática. Para mim, nos três casos - cacheado, ondulado ou liso -, o dente largo é sempre a melhor opção", aponta a cabeleireira.

Segundo Viviane Siqueira, outra opção para as donas de madeixas lisas é a conhecida escova raquete - que tem formato quadrado e bolinhas nas pontas: "Esse tipo de escova é ideal para os lisos por deslizar com facilidade e ter bolinhas nas pontas para amaciar o couro cabeludo", explica. Na hora de fazer uma escova nos fios, no entanto, Brunna afirma que a versão mais indicada são as escovas redondas de cerâmica ou madeira:"São ideais para quem quer apenas modelar e dar mais volume aos fios", explica. 

Penteados presos pedem escovas específicas independentemente da textura 

Embora cada textura de cabelo peça um pente ou escova específico, as duas cabeleireiras ressaltam a importância do uso da escova específica para fazer penteados presos. De cabo de madeira, largura estreita e cerdas mistas, Viviane Siqueira afirma que ela é a mais recomendada por ter sido formulada especificamente para essa função.

Brunna Fabrício compartilha da mesma opinião e ainda acrescenta outras vantagens: "Essa escova não arrepia os fios. Por ser mais delicada, também alinha o cabelo sem amassar demais", destaca.

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. É melhor lavar o cabelo de manhã ou à noite? Descubra o momento mais indicado para limpar e cuidar dos fios!
    É melhor lavar o cabelo de manhã ou à noite?...
  2. Leave-in: 4 formas de finalizar o cabelo com o produto que modela e protege os fios
    Leave-in: 4 formas de finalizar o cabelo com o...
    Leave-in: 4 formas de finalizar o cabelo com o produto que modela e protege os fios

    O leave-in é um produto indispensável na...

    Leia mais
  3. Loucas por cabelo: fios superlisos e hidratados são a paixão da administradora Nathalia Montez. Saiba como é a sua rotina de cuidados!
    Loucas por cabelo: fios superlisos e hidratados...
  4. Cachos com aparência natural com o babyliss? Blogueira Sarah Angius ensina, em vídeo, truque para deixar os cabelos cacheados e volumosos
    Cachos com aparência natural com o babyliss?...
  5. 5 dicas para o cabelo secar mais rápido sem secador e difusor!
    5 dicas para o cabelo secar mais rápido sem...
    5 dicas para o cabelo secar mais rápido sem secador e difusor!

    O secador e o difusor são aliados de...

    Leia mais
  6. Tratamento noturno: confira dicas de cuidados e estilização para fazer nos cabelos na hora de dormir!
    Tratamento noturno: confira dicas de cuidados e...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais