Beleza Extraordinária

Guia do bronzeado perfeito: como tomar sol sem detonar a pele

  • Saiba como conseguir um bronzeado perfeito neste verão sem prejudicar a pele
Tela cheia
Previous Next
Saiba como conseguir um bronzeado perfeito neste verão sem prejudicar a pele

O sol é um dos maiores inimigos de uma pele bonita e saudável, mas aquela cor dourada continua a ser uma prioridade de beleza das mulheres no verão. Não há dúvidas de que um bronzeado bonito incrementa a beleza de qualquer uma, e para o conquistar, muitas preferem os métodos artificiais, que, com exceção das câmaras de bronzeamento, são mais seguros. No entanto, para quem gosta de desfrutar dos dias de calor à beira do mar ou da piscina, há algumas dicas para conquistar a cor morena perfeita sem colocar a sua cútis em risco. Confira o guia do bronzeado perfeito com truques de duas dermatologistas do Rio de Janeiro para tomar sol sem detonar a pele!

Proteção solar sempre – prevenir nunca é demais

Embora seja uma regra básica, nunca é demais lembrar que a pele necessita estar sempre protegida com um protetor solar com FPS igual ou superior a 30 durante toda a exposição. Isto significa reaplicar o produto no corpo inteiro a cada uma hora e meia a duas horas, e intensificar a quantidade nas extremidades como nariz, testa e colo. Os lábios também são extremamente sensíveis ao sol, por isso não esqueça o hidratante labial com fator de proteção. Além disso, evite se expor nas horas de maior calor, “A primeira regra é evitar o sol muito forte, já que este vai fazer a pele descascar” entrega a dermatologista carioca Dra. Apolonia Sales. “O ideal é expor-se em pequenos períodos fora destas horas, de 15 a 30 minutos de cada vez”.

Hidratação é chave para conquistar um bronzeado bonito e duradouro

Para um bronzeado que dura por várias e várias semanas, a hidratação é fundamental. Segundo a Dra. Gabriella Corrêa de Albuquerque, dermatologista renomada do Rio de Janeiro, esta é uma das grandes chaves para uma cor bonita. “Para que a pele não descasque e tome melhor a cor morena, é muito importante manter a pele hidratada tanto antes quanto após a exposição solar”, aconselha. A Dra. Apolonia indica ainda algumas dicas para evitar o ressecamento: “Usar um bom hidratante sempre depois do banho, usar água morna e não demorar tanto debaixo do chuveiro são dicas para não ressecar tanto a pele nesta época” entrega.

Ingerir alimentos ricos em vitaminas e betacaroteno são fundamentais para uma pele dourada

Se a intenção é arrasar com um bronzeado bem bonito, além de cuidar da pele por fora, há que ter alguns cuidados internos. A Dra. Apolonia indica que alimentos ricos em betacaroteno são sempre uma ótima pedida, como cenouras, abóboras, caqui e mamão. “A velha história de que suco de laranja com cenoura ajudam no bronzeado é verdade” afirma ainda a Dra Gabriella Corrêa. “Além dos carotenoides presentes na cenoura, o suco da laranja, se for consumido em até 30 minutos após esta ter sido espremida, é rico em vitamina C, que também é excelente para o bronze de verão”. Outros alimentos também ajudam na fotoproteção. “O leucopeno, presente no tomate, é altamente promissor em termos de proteção solar por via oral” entrega a Dra. Gabriella.

Opte por cosméticos ricos em vitamina E e C para incrementar a proteção

A pele absorve parte de todos os produtos que aplicamos na sua superfície, pelo que, mesmo fora da praia, podemos ter alguns cuidados extra para um bronzeado bonito. “Escolha produtos com princípios ativos como vitamina C e E, tanto nos cremes de dia e anti-idade, quanto nos filtros” é o conselho da Dra. Gabriella Corrêa de Albuquerque. “Ambas estas vitaminas aumentam a proteção contra os raios solares.

Loções autobronzeadoras ajudam a prolongar o bronzeado

Uma outra excelente dica da Dra. Apolonia Sales é a de apostar nos cremes e loções autobronzeadores, não só para prolongar o bronzeado, como para torná-lo mais dourado e bonito. “A dihidroxiacetona, substância presente nas fórmulas autobronzeadoras, reage com a queratina da pele para criar aquela corzinha que todas gostamos” ensina a profissional. “Além disso, ela é uma excelente forma de conseguir uma pele bronzeada sem riscos de insolação ou câncer”.

vídeos Recomendados
Entenda a importância de aplicar o protetor solar também na pele do corpo (Foto: Shuttersock)
  1. 5 preocupações com a pele que surgem aos 20 e poucos anos: manchas, proteção solar e mais!
    5 preocupações com a pele que surgem aos 20 e...
  2. 3 coisas que podem acontecer com a sua pele ao esfregar o rosto na hora de limpar: confira os problemas que o atrito pode causar
    3 coisas que podem acontecer com a sua pele ao...
  3. Detox da pele: 4 dicas de como cuidar do rosto depois de shows ou festas
    Detox da pele: 4 dicas de como cuidar do rosto...
    Detox da pele: 4 dicas de como cuidar do rosto depois de shows ou festas

    Aproveitar um festival, show ou festa até o fim...

    Leia mais
  4. Posso usar ácido salicílico no sol? Saiba como usar a substância sem causar danos para a pele
    Posso usar ácido salicílico no sol? Saiba como...
  5. Coceira no couro cabeludo: 7 coisas que podem causar o problema
    Coceira no couro cabeludo: 7 coisas que podem...
    Coceira no couro cabeludo: 7 coisas que podem causar o problema

    Poucas coisas são tão incômodas...

    Leia mais
  6. Como remover os cravos do nariz em poucos minutos: 3 dicas para tirar os pontinhos pretos da pele em casa
    Como remover os cravos do nariz em poucos...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais