Beleza Extraordinária

Guia da transição capilar: como voltar a ter cachos e lidar com as duas texturas no cabelo

  • Taís Araújo é uma das musas brasileiras dos cabelos cacheados e inspira muitas mulheres a passar pela transição
Tela cheia
Previous Next
Taís Araújo é uma das musas brasileiras dos cabelos cacheados e inspira muitas mulheres a passar pela transição

É bem provável que você já tenha notado que o número de pessoas com cabelo cacheado ao seu redor aumentou. A valorização dos cachos é uma realidade que está se espalhando entre mulheres do mundo todo e no Brasil parece que veio para ficar. O problema é que os anos de alisamentos e progressivas feitos para ficar igual às atrizes da TV não saem assim tão fácil. Nessa hora em que a vontade de voltar aos cachos se choca com o cabelo alisado irrecuperável chegou a hora de passar pela transição capilar.

Mas afinal, o que é transição capilar?

O nome transição já dá uma dica que esse processo é a mudança gradual do cabelo liso para o cacheado e isso acontece à base de muita paciência. Algumas mulheres recorrem ao big chop, aquele corte que tira toda a parte alisada de uma vez, mas a maioria prefere esperar os fios naturais crescerem enquanto vão cortando as pontas lisas aos poucos.

Quanto tempo leva a transição?

Essa resposta depende da vontade de cada nova cacheada. Se a intenção é renovar todo o comprimento e o cabelo da pessoa for longo, o processo pode levar anos, mas atenção: a definição de quando a transição deve acabar é uma decisão pessoal e não precisa seguir a nenhuma regra de tempo.

Principal dificuldade da transição é lidar com as duas texturas: saiba como driblar o problema

Os cabelos cacheados e crespos têm características completamente diferentes dos fios que são alisados e, quando a raiz começa a crescer, a briga entre as duas texturas costuma dar trabalho. Se nas pontas as madeixas são escorridas, na parte de cima ela começa a ganhar volume e o visual fica uma bagunça, mas até para essa hora existem soluções inteligentes. Há aquelas que preferem passar pela transição com o cabelo todo liso e usam a escova e chapinha para dar uma disfarçada na raiz nesse meio tempo: a solução resolve até resolve a diferença de texturas, mas também pode danificar os fios naturais que ainda estão nascendo. Quem optar por essa alternativa deve regular bem a temperatura do secador e caprichar no uso de protetores térmicos.

Outra ideia muito utilizada é se esforçar para cachear a parte alisada fazendo ela combinar com sua nova raiz. Vale usar babyliss, bobes ou apenas amassar o cabelo com a ajuda do creme para pentear. Quem escolher essa terceira opção pode usar o difusor como um aliado: a ferramenta ajuda a dar textura aos fios e consegue criar um aspecto espiralado nas pontas escorridas. Algumas mulheres também investem nas famosas texturizações, que nada mais são do que fazer coquinhos ou trancinhas que deixam o cabelo encaracolado quando são soltos. Outra ótima opção é recorrer às longas tranças sintéticas para passar pela transição sem ter que lidar com as duas texturas: essa alternativa é prática e garante o crescimento do cabelo sem que a pessoa nem perceba.

Rotina de tratamento é fundamental para o sucesso da transição capilar

Muitas mulheres caem no erro de pensar que, só porque aquele cabelo todo será cortado aos poucos, não é preciso tratar com tanto cuidado. A verdade é que acontece exatamente o contrário: a falta de química e a diferença entre a raiz crespa e os fios alisados costuma causar muita quebra. Capriche nas reconstruções capilares e não se esqueça de levar muita hidratação para aquela raiz que está crescendo: óleos naturais e máscaras de nutrição profunda costumam ser bons aliados nessa fase.

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Cortes de cabelo para cada formato de rosto: do redondo ao quadrado, descubra a melhor opção para você
    Cortes de cabelo para cada formato de rosto: do...
  2. 4 benefícios do óleo extraordinário que vão além da hidratação das pontas do cabelo
    4 benefícios do óleo extraordinário que vão...
  3. Tipos de tratamentos capilares: da umectação à reconstrução, descubra de qual deles o seu cabelo mais precisa!
    Tipos de tratamentos capilares: da umectação à...
  4. Você é louca por tratamentos para o cabelo? Confira 5 coisas que só quem é viciada em cronograma capilar vai entender!
    Você é louca por tratamentos para o cabelo?...
  5. Cabelo ondulado: confira truques para definir e realçar as ondas na hora da finalização!
    Cabelo ondulado: confira truques para definir e...
  6. Como cuidar das box braids: confira dicas para manter o aplique de tranças, da lavagem à hora de dormir!
    Como cuidar das box braids: confira dicas para...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais