Beleza Extraordinária

Flacidez do rosto: saiba como o colágeno pode ajudar a prevenir o envelhecimento da pele

  • O colágeno é o melhor amigo de uma pele bonita e tonificada. Saiba quais são os benefícios de estimular a produção dessa proteína para combater a flacidez do rosto (Foto: Shutterstock)
  • Você sabia que o tratamento anti-rugas é capaz de estimular a síntese de colágeno das células da pele? Vale a pena investir nesse produto na rotina de beleza diária (Foto: Shutterstock)
  • É muito importante aliar a proteção solar aos cuidados contra rugas e flacidez facial. Leia a matéria e entenda por quê! (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
O colágeno é o melhor amigo de uma pele bonita e tonificada. Saiba quais são os benefícios de estimular a produção dessa proteína para combater a flacidez do rosto (Foto: Shutterstock)
  • O colágeno é o melhor amigo de uma pele bonita e tonificada. Saiba quais são os benefícios de estimular a produção dessa proteína para combater a flacidez do rosto (Foto: Shutterstock)
  • Você sabia que o tratamento anti-rugas é capaz de estimular a síntese de colágeno das células da pele? Vale a pena investir nesse produto na rotina de beleza diária (Foto: Shutterstock)
  • É muito importante aliar a proteção solar aos cuidados contra rugas e flacidez facial. Leia a matéria e entenda por quê! (Foto: Shutterstock)

O envelhecimento da pele toca a todas, mas com os cuidados certos, há como retardar os primeiros sinais e atenuar os já instalados! Com o passar do tempo, fatores como genética, hormônios e até agentes externos agem comprometem as fibras de sustentação da pele e o tão temido aspecto de flacidez no rosto se torna inevitável. O processo é lento e constante mas, por sorte, pode ser adiado com o auxílio de um aliado natural: o colágeno. Famoso pelos benefícios que traz para a aparência e saúde, ele é muito importante quando o assunto é o tratamento anti-idade. Quer saber por quê? Descubra como essa substância age e de que forma ela é capaz de prevenir o envelhecimento e renovar a pele!

Flacidez é causada pela redução de produção natural de colágeno na pele

As fibras de colágeno, em conjunto com as de elastina, formam ligações que sustentam e dão firmeza à pele. Ainda que você não consiga ver, a velocidade de produção destas fibras vai diminuindo ao longo do tempo - geralmente a partir dos 25 ou 30 anos - causando alguns sinais da idade como as linhas de expressão e a temida papada. Essa redução genética, somada à exposição solar diária sem a proteção solar adequadaacaba prejudicando diretamente a firmeza e da pele do rosto, pela formação de radicais livres que destroem as moléculas de colágeno.

Inserir cuidados anti-idade na rotina é essencial para estimular o colágeno

 

Assim, se a maioria dos sintomas do envelhecimento cutâneo começa por causa da perda do colágeno, a solução é estimular a sua síntese na célula - e é exatamente isso que fazem os ativos rejuvenescedores dos cremes anti-idade, como o Pro-Xylane ou o Retinol. Isso ajuda não só as mulheres que estão começando agora a investir nos cuidados de prevenção, como também facilita a vida daquelas que já sofrem com rugas e procuram minimizar o problema. No fim das contas, o tratamento é indicado para todas, seja para retardar ou diminuir os sinais da flacidez facial. 

Unir o protetor solar com o creme de ação antioxidante pode ajudar na prevenção

Na busca por uma pele mais firme, é também essencial que a proteção solar não fique de fora. Para evitar que os radicais livres, formados pelos raios UV, não destruam as ligações de colágeno, é importante agir de duas formas: a primeira é a prevenção, e a segunda é o combate. Em primeiro lugar, é essencial usar protetor solar de FPS 30 ou superior todos os dias no rosto e outras áreas expostas da pele como o pescoço e o colo. Em segundo, vale complementar esse cuidado com cremes enriquecidos em antioxidantes - como a vitamina E -, que combatem a ação destrutiva dos radicais livres já formados. 

Começar cedo a investir nos cuidados com a pele do rosto é o ideal

Se o objetivo é manter o aspecto bonito e tonificado por mais tempo, o ideal é começar a inserir alguns cuidados rejuvenescedores na rotina de beleza antes que os problemas se agravem. Quanto mais cedo, melhor! Assim, ainda que existam muitos mitos sobre o momento ideal de iniciar um tratamento anti-idade, o conselho é investir na proteção solar - o que já ajuda e muito no processo - e inserir cremes para o combate de rugas assim que as primeiras aparecerem. Dessa maneira você vai estar estimulando a renovação da pele, aumentando sua imunidade e se prevenindo do envelhecimento precoce. 

vídeos Recomendados
Entenda a importância de aplicar o protetor solar também na pele do corpo (Foto: Shuttersock)
  1. Teste: você sabe o que precisa para fazer uma limpeza de pele caseira? Responda as perguntas e descubra
    Teste: você sabe o que precisa para fazer uma...
  2. 6 opções de tratamento da pele do rosto para fazer em casa, em clínicas de estética ou com o dermatologista
    6 opções de tratamento da pele do rosto para...
  3. Como tirar manchas do rosto causadas por espinhas: descubra como clarear a pele com as fórmulas ideais
    Como tirar manchas do rosto causadas por...
  4. Rejuvenescimento do rosto: 5 famosas antes e depois de apostar em um tratamento para a pele do rosto
    Rejuvenescimento do rosto: 5 famosas antes e...
  5. Cuidados após tratamento da pele como botox, peeling ou laser: saiba que produtos usar em casa
    Cuidados após tratamento da pele como botox,...
  6. Colágeno ajuda no emagrecimento, melhora da pele e proteção os ossos? Entenda mais sobre a substância
    Colágeno ajuda no emagrecimento, melhora da...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais