Beleza Extraordinária

Flacidez do rosto: perder muito peso pode deixar a pele mais enrugada?

  • Tem percebido a pele do rosto mais flácida após a perda de peso? Saiba como se prevenir das rugas com a ajuda de cremes e uma boa alimentação (Foto: Shutterstock)
  • É preciso investir em proteção solar para que a elasticidade do rosto volte ao normal após a perda de peso: os raios UV aceleram o envelhecimento cutâneo (Foto: Shutterstock)
  • Segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, investir em cremes a base de vitamina C e E podem ajudar a reparar os danos causados pela perda de sustentação da pele do rosto no emagrecimento
Tela cheia
Previous Next
Tem percebido a pele do rosto mais flácida após a perda de peso? Saiba como se prevenir das rugas com a ajuda de cremes e uma boa alimentação (Foto: Shutterstock)
  • Tem percebido a pele do rosto mais flácida após a perda de peso? Saiba como se prevenir das rugas com a ajuda de cremes e uma boa alimentação (Foto: Shutterstock)
  • É preciso investir em proteção solar para que a elasticidade do rosto volte ao normal após a perda de peso: os raios UV aceleram o envelhecimento cutâneo (Foto: Shutterstock)
  • Segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, investir em cremes a base de vitamina C e E podem ajudar a reparar os danos causados pela perda de sustentação da pele do rosto no emagrecimento

Durante o emagrecimento, por vezes a flacidez do rosto pode se tornar uma consequência bem desagradável do processo. Assim como o corpo, a face fica mais fina, e a pele ganha um aspecto mais abatido e envelhecido. A explicação para isso está na liberação de radicais livres que aumentam o consumo de gordura em tecidos profundos, mas segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, é possível combater esse problema. Saiba como contornar a situação com a ajuda de cremes rejuvenescedores e uma boa alimentação!

Aumento na produção de radicais livres durante o emagrecimento causa rugas na pele 

A sensação de rosto envelhecido depois de uma grande perda de peso não é coincidência e, de acordo com a dermatologista Gabriella, acontece porque a pele perde sustentação com a eliminação de gordura. Nos casos em que o emagrecimento é feito sem acompanhamento correto e de forma repentina, por exemplo, o organismo pode ser estimulado a liberar mais radicais livres do que o normal, colaborando ainda mais para o envelhecimento precoce.

Esses agentes produzidos em excesso começam a enfraquecer o colágeno da pele - deixando-a flácida e provocando o aspecto de rosto mais "fundo" e magro -, mas para neutralizar a situação, a especialista garante que o processo é feito de forma dupla. "O ideal é criarmos um suporte interno, com uma dieta equilibrada, mas sempre associando um suporte externo com cremes de ação antioxidante", explica.

Cremes anti-rugas à base de vitamina E e retinol podem ajudar a flacidez no rosto após a perda de peso

Assim, na hora de investir no tratamento da pele enrugada com o auxílio de cremes rejuvenescedores, é importante entender quais são as necessidades do caso e de que maneira os componentes devem agir para que o rosto volte a ter a firmeza de antes. Segundo Gabriella, é preciso que os produtos atuem em três aspectos.

Reparo: a urgência é corrigir a flacidez causada na pele e, para isso, as substâncias mais indicadas são os antioxidantes, como as vitaminas C, E, resveratrol. Elas agem neutralizando os radicais livres por meio da hidratação e proteção celular, retardando o envelhecimento da pele.

Reposição: segundo a especialista, é importante repor o colágeno perdido durante o processo de emagrecimento, por isso, investir em cremes que estimulem a produção dessa proteína é fundamental. 

Proteção: por fim, para que o resultado seja ainda mais efetivo, Gabriella também lembra que o uso de filtro solar com FPS acima de 30 é indispensável. "Os raios UV aceleram o processo de envelhecimento e liberam ainda mais radicais livres, por isso, é preciso ter cuidado com a exposição ao sol", reforça.

Uma boa alimentação também ajuda na recuperação do aspecto viçoso no rosto

Aliado ao tratamento com cremes e produtos que devolvam a elasticidade da pele, a especialista explica que também é preciso investir na reposição correta de nutrientes por meio de uma dieta equilibrada. Essa é uma maneira de intensificar o efeito de reparação do rosto flácido e, de quebra, melhorar o funcionamento do organismo.

Nesses casos específicos, no entanto, o acompanhamento profissional é fundamental - principalmente caso exista a vontade de manter o peso, por exemplo -, mas como regra geral, vale apostar na ingestão de alimentos ricos em vitaminas, verduras, legumes e, é claro, muita água!

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. 5 preocupações com a pele que surgem aos 20 e poucos anos: manchas, proteção solar e mais!
    5 preocupações com a pele que surgem aos 20 e...
  2. 3 coisas que podem acontecer com a sua pele ao esfregar o rosto na hora de limpar: confira os problemas que o atrito pode causar
    3 coisas que podem acontecer com a sua pele ao...
  3. Detox da pele: 4 dicas de como cuidar do rosto depois de shows ou festas
    Detox da pele: 4 dicas de como cuidar do rosto...
    Detox da pele: 4 dicas de como cuidar do rosto depois de shows ou festas

    Aproveitar um festival, show ou festa até o fim...

    Leia mais
  4. Posso usar ácido salicílico no sol? Saiba como usar a substância sem causar danos para a pele
    Posso usar ácido salicílico no sol? Saiba como...
  5. Como remover os cravos do nariz em poucos minutos: 3 dicas para tirar os pontinhos pretos da pele em casa
    Como remover os cravos do nariz em poucos...
  6. Da poluição ao estresse: conheça 5 inimigos da pele e descubra quais são os efeitos negativos!
    Da poluição ao estresse: conheça 5 inimigos da...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele