Beleza Extraordinária

Fiz luzes e meu cabelo ficou elástico: o que eu faço? Saiba como cuidar dos fios depois de químicas

  • Se você cuidar do cabelo antes e depois das luzes, dá para evitar o efeito elástico (Foto: Instagram @shannontayloor)
  • Dá para o cabelo ficar saudável depois de fazer luzes, sim! (Foto: Instagram @shanasaperas)
  • O ideal é esperar o cabelo se recuperar antes de fazer outra química (Foto: Instagram @ppfgirl)
Tela cheia
Previous Next
Se você cuidar do cabelo antes e depois das luzes, dá para evitar o efeito elástico (Foto: Instagram @shannontayloor)
  • Se você cuidar do cabelo antes e depois das luzes, dá para evitar o efeito elástico (Foto: Instagram @shannontayloor)
  • Dá para o cabelo ficar saudável depois de fazer luzes, sim! (Foto: Instagram @shanasaperas)
  • O ideal é esperar o cabelo se recuperar antes de fazer outra química (Foto: Instagram @ppfgirl)

Não é segredo que quando você faz qualquer procedimento químico no cabelo é importante tomar alguns cuidados antes e depois da química para garantir que os fios não fiquem muito danificados. Mesmo assim, algumas vezes o cabelo pode sofrer ao fazer luzes ou alisamentos e ficar elástico.

Se você decidiu ficar loira e depois das luzes ou coloração os fios ficaram emborrachados e quebradiços, não precisa se desesperar: dá pra recuperar a saúde do cabelo e deixá-lo lindo de novo. Vem aprender como cuidar dos fios para eles continuarem fortes e brilhosos depois das luzes.

Por que o cabelo fica elástico?

Na verdade, o que deixa o cabelo com o efeito elástico não é a coloração, e sim a descoloração. Ao retirar o pigmento natural do fio, o procedimento enfraquece seu cabelo e pode danificar a fibra capilar. Além de ficar emborrachado, ele também fica fraco e quebra com facilidade ao passar a mão ou pentear os fios.

Isso também pode acontecer se você fizer diferentes procedimentos químicos em seguida, sem respeitar o intervalo necessário para o cabelo voltar a ficar saudável. Se você faz uma escova progressiva e depois luzes, por exemplo, pode ser que o efeito seja um cabelo elástico.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Lauren Mazzei (@laurenmazzei) em

Aprenda a recuperar os fios danificados

Quando isso acontece, dá para recuperar o cabelo com os cuidados adequados. O primeiro passo é suspender qualquer procedimento químico até que os fios voltem a ficar saudáveis. Depois, invista em reconstruções a cada 15 dias para repor a massa capilar e devolver a força do fio.

Também é importante fazer hidratações semanais, que ajudam a repor a umidade do cabelo, além de nutrição com óleos capilares que devolvem o brilho e alinham as cutículas. O ideal é deixar o secador e a chapinha de lado. Mas se não for possível, aposte em finalizadores com proteção térmica para proteger os fios.

Como evitar que o efeito elástico volte a acontecer?

A boa notícia é que você não precisa começar a cuidar dos cabelos apenas quando eles ficarem elásticos: você pode prevenir o problema e mantê-los saudáveis mesmo depois de fazer luzes. Para isso, é importante manter uma rotina de cuidados, como o cronograma capilar - que alterna reconstrução, hidratação e nutrição.

O ideal é deixar um intervalo de pelo menos 3 meses entre as químicas, para aguardar o tempo necessário para o cabelo se recuperar. E quando for usar secador, chapinha ou babyliss, não se esqueça de usar um óleo ou leave-in com protetor térmico. Assim, você evita que o fio fique danificado e volte a ficar emborrachado.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Cachos definidos

Saiba como ter um day after impecável