Beleza Extraordinária

Filtro solar causa espinha nas costas? Saiba como combater o problema comum da pele oleosa

  • O protetor solar pode causar espinhas? O Beleza Extraordinária conversou com duas dermatologistas para descobrir (Foto: Shutterstock)
  • Fórmulas mais oleosas podem causar espinhas nas costas, mas é mais comum em que já tem uma predisposição para acne na região (Foto: Shutterstock)
  • A dica é apostar em protetor solar com fórmual em gel-creme e com compostas anti-acne (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
O protetor solar pode causar espinhas? O Beleza Extraordinária conversou com duas dermatologistas para descobrir (Foto: Shutterstock)
  • O protetor solar pode causar espinhas? O Beleza Extraordinária conversou com duas dermatologistas para descobrir (Foto: Shutterstock)
  • Fórmulas mais oleosas podem causar espinhas nas costas, mas é mais comum em que já tem uma predisposição para acne na região (Foto: Shutterstock)
  • A dica é apostar em protetor solar com fórmual em gel-creme e com compostas anti-acne (Foto: Shutterstock)

Espinhas nas costas podem ser tão incômodas e dolorosas quanto os pontinhos do rosto. E logo que elas ameaçam aparecer, muita gente já corta alguns produtos indispensáveis da rotina de beleza, como o protetor solar - essencial para se proteger dos danos do Sol - nessa região do corpo por medo das tão temidas inflamações. Para descobrir se o filtro pode causar espinhas, o Beleza Extraordinária conversou com as dermatologistas Flávia Addor e Tatiana Matos para tirar de vez essa dúvida. Confira!

Filtro solar pode causar espinhas dependendo da oleosidade da fórmula

Segundo a dermatologista Flávia Addor, alguns protetores solares podem aumentar a oleosidade da pele e até mesmo causar espinhas nas costas, sim. “Existem protetores solares com uma carga oleosa maior, e que tem um maior potencial de irritar o folículo pilossebáceo e promover uma dermatite irritativa”, explica. “Mas isso é muito mais comum em quem tem pele já predisposta a acne no local.” A especialista Tatiana Matos acrescenta: “O que devemos fazer sempre é indicar para nossos pacientes filtros solares para as costas com veículo gel, spray ou mousse, de secagem rápida.” Além disso, uma dica é preferir os filtros solares que já venham acompanhados de ácido salicílico - famoso no combate à acne - em sua fórmula. 

Predisposição genética e suplementos alimentares ou hormonais podem causar espinhas nas costas

Um fator que pode desencadear a acne nas costas, de acordo com dermatologista Flávia, é o uso de outros produtos para a pele de carga oleosa maior. O tipo de pele e uma predisposição para a acne nesse local também podem influenciar o aparecimento dos pontinhos. De acordo com a dermatologista Tatiana, “o surgimento de espinhas nas costas pode ocorrer em pessoas que usam suplementos alimentares, hormônios ou até algumas medicações que favorecem o surgimento de espinhas inflamadas e cravos.”

Acne solar também pode ser aparecer nas costas

A exposição ao Sol também pode causar acne nas costas. Chamada de acne solar, os pontinhos aparecem por causa das queimaduras solares e podem aparecer também no rosto, ombros e tórax. Os raios ultravioleta inflamam os poros, impedindo que o sebo seja liberado e causando espinhas. A doença é muito comum nos meses de verão, quando suamos mais e nos descuidamos da proteção solar. O sol também estimula a produção de oleosidade e diminui as células de defesa, o que piora a acne.

Veja o que fazer para tratar das inflamações nas costas

Se há suspeitas de que o protetor solar possa estar causando acne nas costas, é importante consultar um dermatologista para avaliar o problema. “O tratamento é muito parecido com o de acne do rosto, e deve ser investigado pelo especialista para avaliar as possíveis causas e até que ponto o produto é responsável e até que ponto seria simplesmente acne”, diz Flávia Addor. O especialista também pode prescrever produtos de uso tópico para tratamento de acne e até mesmo antibiótico ou isotretinoína oral. “A acne das costas tende a ser mais extensa e de controle mais difícil do que a da face”, conclui a dermatologista Tatiana Matos.

Redação: Giovanna Pego

Temas relacionados
Cicatri Renov de Elseve

Conheça o leave-in de tratamento queridinho da Grazi