Beleza Extraordinária

Falsa caspa: entenda o que é e como evitar

  • Saiba o que é a falsa caspa e descubra como evitar (Foto: Instagram @tolaniav)
  • A falsa caspa pode surgir na hora da finalização (Foto: Instagram @kassalaholdsclaw)
  • A quantidade do creme de pentear pode influenciar no aparecimento da falsa caspa (Foto: Instagram @globalcoutureblog)
Tela cheia
Previous Next
Saiba o que é a falsa caspa e descubra como evitar (Foto: Instagram @tolaniav)
  • Saiba o que é a falsa caspa e descubra como evitar (Foto: Instagram @tolaniav)
  • A falsa caspa pode surgir na hora da finalização (Foto: Instagram @kassalaholdsclaw)
  • A quantidade do creme de pentear pode influenciar no aparecimento da falsa caspa (Foto: Instagram @globalcoutureblog)

A caspa é um problema bem comum, mas que a gente sabe que pode causar muito incômodo em quem tem. Mas você sabia que nem sempre os floquinhos brancos são realmente caspas? Muitas pessoas - principalmente as cacheadas e crespas - sofrem com a falsa caspa.

Mas a boa notícia é que a caspa falsa é muito mais simples de evitar - e você nem precisa marcar uma consulta com o seu dermatologista. Quer aprender a identificar a falsa caspa e o que fazer para acabar com o problema? A gente separou algumas dicas para tirar todas as suas dúvidas. Vem conferir!

Afinal, o que é a falsa caspa?

Ao contrário da caspa comum, que acontece quando o couro cabeludo descama - e deixa aqueles pedacinhos de pele soltos pelo cabelo -, a falsa caspa nada mais é do que o acúmulo de cremes de pentear nos fios. Pode ser que você esteja usando creme demais ou da forma errada e o excesso deixa as madeixas esbranquiçadas.

Depois que o creme seca nos fios, o excesso começa a se soltar e cria uma falsa aparência de que você está com caspa. Se isso acontece com você, não precisa se preocupar. Tem três formas muito simples de acabar com o problema e deixar seu cabelo lindo de novo.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Jade Kendle (@lipstickncurls) em

Saiba a melhor forma de usar o creme de pentear 

As mulheres com cabelos cacheados ou crespos sabem que, para deixar os fios lindos e do jeito que você gosta às vezes é necessário usar vários produtos, sejam cremes, óleos ou gelatinas. Para não criar a falsa caspa, você precisa tomar dois cuidados:

Em primeiro lugar, tenha em mente que não adianta exagerar na quantidade. É muito melhor procurar qual produto funciona melhor com você do que encher os fios de creme para tentar deixá-los hidratados. Também é preciso tomar cuidado com a proporção entre o creme e a gelatina - misture um pouco na mão antes de passar no cabelo, assim você evita que a misturinha esfarele.

Aposte na hidratação dos fios para evitar a falsa caspa

Outro motivo comum para a falsa caspa é o ressecamento das madeixas. Se o seu cabelo não está bem hidratado, a chance dos produtos se acumularem nos fios é muito maior. Por isso, se você quer acabar com o problema, é importante investir em uma hidratação poderosa.

Uma boa ideia é montar um cronograma capilar, que é uma ótima escolha para manter os cabelos cacheados e crespos bem saudáveis. Assim, os fios ficam muito mais sedosos e menos propensos a terem falsa caspa.

Adicione um pouco de óleo nos cremes de finalização

Se você quer acabar com a falsa caspa, também é uma boa ideia adicionar um pouco de óleo capilar nos seus cremes de finalização. É só misturar um pouquinho de óleo no seu produto favorito na hora de finalizar as madeixas. Os óleos selam o cabelo, o que diminui a chance de que o creme fique acumulado e deixe aquele aspecto esbranquiçado.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Tem o dia corrido?

Essa rotina de cuidados é perfeita pra você!