Esfoliação quimica ou fisica? Entenda qual é a diferença entre os processos esfoliantes no rosto e saiba como fazer

A esfoliação é um passo pra lá de importante quando se fala nos cuidados com a pele perfeita e no no tratamento antissinais - mas você sabia que existe mais de um jeito de fazer esse procedimento?

As duas alternativas mais comuns são a esfoliação química e a física - e cada uma delas é voltada para necessidades bem específicas de cada tipo de pele.

Quer saber como elas funcionam e qual é a mais adequada para você? Continue lendo a matéria e anote as dicas!

O que é esfoliar a pele? Saiba por que é importante apostar nesse cuidado

O que é: a esfoliação do corpo ou do rosto nada mais é do que um processo de limpeza mais profunda feita para descamar e renovar a camada superficial da pele.

Para que serve: o objetivo da esfoliação é remover as células mortas, desobstruir os poros do rosto, estimular a produção de cólageno e também a renovação das células na pele. 

Por que fazer? Uma vez que o procedimento renova as células do rosto, ele também ajuda a deixar a aparência mais lisinha, viçosa e jovem, com menos rugas e linhas de expressão.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/esfoliacao-quimica-ou-fisica-entenda-qual-e-a-diferenca-entre-os-processos-esfoliantes-no-rosto-e-saiba-como-fazer" }

O que é esfoliação química?

O que é: uma das maneiras de esfoliar a pele usando ativos químicos que tenham ação esfoliante.

Como é feita: nesse tipo de procedimento, o normal é que sejam aplicados cremes com ácidos, como o salicílico e o retinoico, para uma esfoliação ainda mais intensa na pele.

Para quem é indicada: apesar de ser mais potente, a esfoliação química é feita apenas pelo contato do creme com o rosto, sem a necessidade de esfregar o produto e friccionar a pele, por isso é mais indicada para peles sensíveis e acneicas.

Vale reforçar que a esfoliação química deve ser sempre indicada pelo médico dermatologista, justamente por ser mais intensa. É preciso manter cuidados com a hidratação, recuperação e proteção da área tratada.

O que é esfoliação física?

O que é: uma das formas mais conhecidas de esfoliação, feita de forma mecânica e que se propõe a retirar as células mortas a partir do atrito físico.

Como é feita: geralmente são usados cremes ou receitas caseiras com pequenos grânulos. A ideia é que esses grãos, em contato com a pele, estimulem a saída das sujeirinhas e pele morta das células.

Para quem é indicada: todos os tipos de pele podem se beneficiar desse tipo de esfoliação, mas é válido lembrar que é preciso ter cuidado para não agredir a pele usando mais força do que o necessário, viu?

Assim como na esfoliação química, é preciso procurar a ajuda de um dermatologista e entender qual é a frequência ideal, além de receber indicações de produtos para usar no dia a dia e manter a hidratação e proteção da pele.

Matéria publicada em 29 de março de 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/esfoliacao-quimica-ou-fisica-entenda-qual-e-a-diferenca-entre-os-processos-esfoliantes-no-rosto-e-saiba-como-fazer" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/pele-ressecada-no-inverno-saiba-como-corrigir-o-efeito-craquelado-causado-pelo-frio-usando-bb-cream", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"pele-ressecada-no-inverno-saiba-como-corrigir-o-efeito-craquelado-causado-pelo-frio-usando-bb-cream", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/tayna/imagens-grupo/1037-pele-ressecada-no-inverno.jpg?rev=47fe2c6b23a74d2ea3e3306e08c20b59", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2021-03-15T19:42:19+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:19:37+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/e-possivel-combater-linhas-finas-de-expressao-da-pele-do-rosto-sem-botox-confira-a-opiniao-de-uma-dermatologista", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"e-possivel-combater-linhas-finas-de-expressao-da-pele-do-rosto-sem-botox-confira-a-opiniao-de-uma-dermatologista", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/tayna/imagens-grupo/1353-e-possivel-combater-linhas-finas-de-expressao-da-pele-do-rosto-sem-botox.jpg?rev=dbc1ca72cfc6481d906de5b9857df343", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-03-06T16:45:19+00:00", "dateModified": "2024-03-06T16:51:43+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/esfoliacao-quimica-ou-fisica-entenda-qual-e-a-diferenca-entre-os-processos-esfoliantes-no-rosto-e-saiba-como-fazer", "name": "esfoliacao-quimica-ou-fisica-entenda-qual-e-a-diferenca-entre-os-processos-esfoliantes-no-rosto-e-saiba-como-fazer" } } ] }