Beleza Extraordinária

Escova progressiva: saiba como tratar os efeitos colaterais do procedimento

  • A escova progressiva pode prejudicar os fios e o couro cabeludo. Saiba combater os efeitos colaterias
Tela cheia
A escova progressiva pode prejudicar os fios e o couro cabeludo. Saiba combater os efeitos colaterias
A escova progressiva é uma excelente opção para quem quer manter os cabelos lisos sem precisar se tornar dependente do secador de cabelos no dia-a-dia. Mas, devido à química, o tratamento agride os fios e o couro cabeludo. Atualmente, os produtos deste tipo não levam mais a mesma quantidade de formol de quando foram lançados, e alguns tipos de escovas até mesmo o substituíram por elementos menos agressivos. Com isso, o enfraquecimento dos fios diminuiu, porém ainda há inconvenientes. "A perda de massa queratinosa provoca afinamento e rigidez dos fios, e, em alguns casos, nos cabelos descoloridos ocorre alteração da cor. Além de queda e aceleramento da produção das glândulas sebáceas, que provoca oleosidade excessiva no couro cabeludo", explica a terapeuta capilar Neide Pereirah, citando os efeitos colaterais da escova progressiva.

Raízes oleosas e pontas ressecadas: combatendo os efeitos da progressiva

Após a escova progressiva, é comum que a raiz do cabelo fique mais oleosa. Os fios lisos já têm maior tendência a serem oleosos que os cacheados, além disso, o produto usado para fazer a escova penetra na hipoderme e causa uma aceleração na produção das glândulas sebáceas. Para combater o problema, é recomendado usar shampoos específicos para esse tipo de cabelo, além de investir em um antirresíduos para ser utililzado uma vez por semana. Também é contraindicado lavar os cabelos com água quente, pois isso estimula a produção de gordura. O inconveniente é ainda maior para quem faz escovas com formol, pois a substância forma uma película que não deixa o sebo penetrar no fio, fazendo com que ele permança na superfície e provocando o aspecto de cabelo sujo.

Apesar da oleosidade no couro cabeludo, as pontas dos fios sofrem com o ressecamento. A química da escova altera a disposição da queratina nos fios, o que danifica os cabelos. Para ter pontas bonitas sem aumentar o problema na raiz, utilize o condicionador apenas no comprimento dos fios e aposte em produtos específicos para essa parte do cabelo, como óleos reparadores de pontas.

Reação alérgica pode provocar dermatite seborréica

A descamação do couro cabeludo não é, necessariamente, uma reação alérgica. "Essa descamação acontece pois o produto possui alto teor de acidez e quando em contato com o couro cabeludo provoca esse efeito. Caso aconteça uma reação alérgica, a pessoa pode ser surpreendida por um edema de glote, além de surgirem erupções na pele", afirma a terapeuta capilar. A alergia pode provocar dermatite seborréica, que costuma regredir com o tempo. Caso não haja melhora, é necessário recorrer a um dermatologista que recomendará um tratamento com loção capilar anti-inflamatória. É importante saber qual produto será usado no procedimento. Se houver qualquer tipo de problema, evite-o nas próximas vezes em que for fazer a escova.

Hidratações semanais para recuperar os fios

Como a progressiva muda a distribuição de queratina do cabelo, os fios elásticos são mais um efeito colateral decorrente do tratamento. Hidratação caseira semanal e tratamentos à base de queratina, como a selagem dos fios, podem amenizar o problema. "Para tratar os danos causados pela escova é necessário fazer a reposição dos aminoácidos e lipídeos retirados pelo processo. Os produtos devem conter alto poder de reconstruir internamente a fibra capilar", explica Neide, do salão Single Hair & Beauty.

A escova progressiva pode dar o efeito de fios bem lisos ou com algumas ondas, dependendo da forma que o produto é aplicado e da secagem realizada pelo profissional. Mas, às vezes, os cabelos ficam com o aspecto chapado, sem movimento algum. Isso acontece porque a progressiva deixa resíduos nos fios, que vão se acumulando e deixando os cabelos cada vez mais lisos. Se o efeito da escova não foi o desejado e a vontade for ter o ondulado de volta, procure um cabeleireiro para aplicar um reconstrutor de cachos. Mas, se a intenção é não deixar os fios com aspecto tão chapado, uma das soluções é apelar para truques como desfiar os fios com um pente fino.

vídeos Recomendados
Veja o vídeo e confira as dicas de Taís Araújo sobre o uso da água micelar!

Ver mais

  1. Como usar o frizz ao seu favor no outono: dicas para aproveitar o efeito 'messy'
    Como usar o frizz ao seu favor no outono: dicas...
    Como usar o frizz ao seu favor no outono: dicas para aproveitar o efeito 'messy'

    Com a chegada do tempo mais frio, vêm...

    Leia mais
  2. Os 10 mandamentos dos cabelos cacheados: confira os hábitos essenciais para cachos perfeitos
    Os 10 mandamentos dos cabelos cacheados:...
    Os 10 mandamentos dos cabelos cacheados: confira os hábitos essenciais para cachos perfeitos

    Quem tem cabelos cacheados sabe o quanto eles podem...

    Leia mais
  3. 5 segredos das famosas para sair bem em fotos: confira dicas profissionais para garantir cabelos impecáveis nas selfies
    5 segredos das famosas para sair bem em fotos:...
  4. Como ter o cabelo das francesas: veja 7 hábitos que elas evitam na hora de cuidar dos fios
    Como ter o cabelo das francesas: veja 7 hábitos...
  5. Como deixar os fios finos e quimicamente tratados mais encorpados: saiba como recuperar a massa capilar
    Como deixar os fios finos e quimicamente...
  6. 7 dúvidas sobre transição capilar: confira e aprenda a melhor maneira de lidar com os cabelos durante o período!
    7 dúvidas sobre transição capilar: confira e...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Cortes de cabelo feminino

60 estilos do pixie ao repicado para se inspirar

últimas matérias

Ver mais