Beleza Extraordinária

Escova à prova de frizz: como secar os cabelos e não ficar com fios arrepiados

  • Dicas ajudam a manter a escova livre de frizz e com aspecto sedoso por mais tempo
Tela cheia
Previous Next
Dicas ajudam a manter a escova livre de frizz e com aspecto sedoso por mais tempo

Quem gosta de usar os cabelos escovados conhece a dificuldade para manter o efeito liso longe do temido frizz com o passar dos dias. O que muita gente não sabe é que, para conseguir um bom resultado, não basta apenas contar com a ajuda do secador - a escolha dos produtos de finalização e a maneira de secar são fundamentais para controlar os fios arrepiados e deixar as madeixas macias e com aspecto bonito. Saiba mais:

Leave-in e posição do secador influenciam no resultado final da escova 

Para garantir que a escova dure por mais tempo, além do protetor térmico, um passo que não pode faltar no processo de preparação dos cabelos é a aplicação de um finalizador por toda a extensão dos cabelos para garantir o aspecto de hidratado. Para um controle maior do frizz, a dica é apostar no spray de brilho após o leave-in - que, além de criar uma película protetora contra a umidade, acalma os fios arrepiados sem deixar um aspecto pesado. Feito isso, basta investir em alguns truques na hora da secagem. Siga o passo a passo: 

1) Separe a parte da franja e, com o auxílio de uma escova redonda, seque essa seção puxando os fios para cima, longe da testa. Na hora de secar, o segredo para um bom resultado é não colocar o secador diretamente sobre o cabelo, mas, sim, um pouco acima - o que garantirá uma aparência mais natural e elegante. Feito isso, enrole essa parte em um coque apertado, prenda e passe para as seções laterais;

2) Mantendo o secador com a distância necessária, pegue a mesma escova redonda e seque o restante do cabelo puxando-o para a direção do rosto. Isso ajudará a criar o volume necessário para que os fios não fiquem colados na cabeça, com uma aparência mais chapada e artificial;

3) Na hora de passar para a parte de trás da cabeça, crie duas seções horizontais. Começando pela parte inferior, crie subseções verticais para garantir que os fios fiquem bem lisos. Na hora de secar, enrole as madeixas na escova e repita a técnica de secagem de puxar os fios para fora, na direção do rosto. Repita o mesmo procedimento na parte superior.

4) Depois de alisar todas as seções, sopre ar frio do secador na parte superior da cabeça para controlar os arrepiadinhos. Na hora da finalização, a temperatura fria é a mais indicada por formar uma camada de proteção nos fios, dar brilho, maciez e aumentar o efeito liso. Enquanto faz essa última secagem, passe os dedos entre os cabelos para pentear os cabelinhos curtinhos e mais rebeldes - os chamados 'baby hair', fios novos que ficam no contorno do rosto e são mais difíceis de arrumar.

5) Solte aquela primeira seção, que foi enrolada em um coque no início da secagem, e arrume do jeito desejado - com risca central, lateral ou sem divisão marcada.

Spray e óleo no final da escova garantem maior durabilidade

Além do leave-in antes de todo o procedimento e o segredo de secagem para que os fios fiquem com um aspecto mais natural, para garantir que o liso dure por mais tempo, é necessário um toque final com os produtos certos. Aplicar mais um pouco de spray de brilho garantirá que o frizz não apareça e que o visual elegante tenha uma duração maior. Para quem prefere o spray fixador, nessa etapa final, ele também é uma opção; mas, por ser mais pesado que o outro spray, é preciso tomar alguns cuidados para que o resultado não seja negativo: escolha a versão 'suave' e respeite a distância mínima de 15 centímetros do comprimento dos fios para evitar o aspecto esbranquiçado e enrijecido. Para conseguir um liso ainda mais perfeito, invista nos óleos capilares, aplicando do meio dos cabelos até às pontas. 

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. 10 coisas que você precisa começar a fazer depois que passa dos 35 anos
    10 coisas que você precisa começar a fazer...
    10 coisas que você precisa começar a fazer depois que passa dos 35 anos

    Depois dos 35 anos, a rotina de beleza precisa ser...

    Leia mais
  2. 6 mitos e verdades sobre óleo de coco: pode ser usado para fazer umectação? Aumenta a oleosidade? Descubra!
    6 mitos e verdades sobre óleo de coco: pode ser...
  3. SOS cabelos danificados: cronograma capilar de 5 dias para recuperar os fios
    SOS cabelos danificados: cronograma capilar de...
    SOS cabelos danificados: cronograma capilar de 5 dias para recuperar os fios

    Seu cabelo está ressecado, quebradiço,...

    Leia mais
  4. Cabelo branco: saiba como evitar o ressecamento das madeixas e prolongar o intervalo entre colorações!
    Cabelo branco: saiba como evitar o ressecamento...
  5. 8 prazeres de quem ama cabelos: vídeos virais de corte, gifs de penteados, aplicativos para experimentar coloração... Confira!
    8 prazeres de quem ama cabelos: vídeos virais...
  6. Como fazer cauterização no cabelo: passo a passo do tratamento para reconstruir e fortalecer os fios
    Como fazer cauterização no cabelo: passo a...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais